Posso usar o notebook ligado a rede elétrica constantemente sem perigo para a bateria?

Opções
WAGNERCAMPOS
WAGNERCAMPOS Member Posts: 2 New User
editado maio 2023 em Arquivo de 2018

Olá, Prezados!

Recentemente adquiri um notebook Acer Aspire 5 A515-51-56k6 e estou com uma pequena dúvida. Trabalho constantemente com ele e mantenho ele ligado à rede elétrica initerruptamente durante meu turno de serviço. O antigo equipamento que eu tinha, vinha com um programa de gerenciamento da bateria e permitia carregar apenas 50% da bateria, quando conectado a tomada. Não sei se é verdade, mas o programa dizia que isso preservava a bateria aumentando sua vida útil. Verdade ou não fiquei com o antigo notebook por 5 anos. Vendi ele e a bateria ainda segurava 1hora de carga aproximadamente. Nessa nova máquina da Acer, não achei nada similar e estou preocupado, pois não posso tirar a bateria, ela é fixa no equipamento. Pergunta simples e direta. Isso prejudica a bateria do notebook ou posso ficar despreocupado? Pesquisei na internet e varias pessoas falam coisas diferentes. Seria bom uma posição mais profissional.

Obrigado a todos!

Respostas

  • Karp-Acer_Retired
    Karp-Acer_Retired Member Posts: 2,599 Guru
    Opções
    Não é necessário remover a bateria quando estiver utilizando alimentação AC pois o computador fornece uma "carga lenta" para a bateria enquanto está ligado na corrente AC. No entanto, se não pretende usar o computador por vários dias, não é uma má idéia remover a bateria. Basta manter a bateria em local fresco e seco. A "carga lenta" significa carregar uma bateria a uma taxa semelhante à sua taxa de auto-descarga, mantendo assim uma bateria de capacidade total. A maioria das baterias recarregáveis ??têm um baixo índice de auto-descarga, o que significa que perdem gradualmente sua carga, mesmo quando não estão sendo usadas em um dispositivo.

    Bateria interna:

    Se precisar resetar a bateria interna, veja instruções no link abaixo:


    minimizar para MAXIMIZAR.

    Descubra a mais recente e inovadora tecnologia que chegará no mercado, next@acer.
  • WAGNERCAMPOS
    WAGNERCAMPOS Member Posts: 2 New User
    Opções
    Obrigado, por responder! Mas poderia me esclarecer se manter a bateria utilizando alimentação AC constantemente, diminuirá a vida útil da mesma. O que é melhor usar o notebook ligado utilizando alimentação AC ou desligar quando completamente carregado e esperar quase acabar a bateria para conecta-lo novamente?
  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 97,767 Trailblazer
    editado maio 2018
    Opções
    Bom, vou tentar lhe explicar com base em um estudo que eu vi há alguns anos!
    Primeiro você tem que entender o que é um ciclo: 1 ciclo completo, equivale há uma carga e descarga de 100%, ou seja, se você se usar 25%, da bateria e desligar, e carregar 25, e fazer isso quatro vezes, foi-se 1 ciclo! Se você usar 50% e carregar 50% duas vezes, foi-se 1 ciclo!
    Toda bateria com o tempo vai se desgastando, mesmo que você não a utilize! No entanto existem alguns procedimentos que fazem com a vida útil dela seja prolongada: quando for carregá-la, sempre faça com o notebook desligado, pois, quando se carrega a bateria com ele ligado, além de elevar a temperatura dela (o que é prejudicial), ocorre o que se chama de auto-descarga, ou seja, você está usando a energia da bateria e não do carregador! Essa auto-descarga, é um processo de descarga e carga, ou seja, a sua bateria está sendo descarregada e carregada ao mesmo tempo!; outro fator importante, é não deixar ocorrer uma descarga profunda, ou seja, você não deve deixar a bateria descarregar completamente! Programe o windows para avisar que a carga está baixa quando atingir 30%, pois, abaixo disso, como 10%, é considerado descarga profunda!; Outro fator importante é também evitar deixar sempre carregar até 100%, pois, até 80%, ocorre uma carga rápida, os outros 20% é carregado de forma lenta e com isso aumenta a temperatura da bateria!
    Obs: Quando perceber que a bateria não está mais fornecendo a mesma capacidade, faça de vez em quando, um ciclo de carga e descarga completo, ou seja, carregue-a com o computador desligado até 100%, e depois descarregue-a quase até 0%, com o computador ligado continuamente!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :)