UPGRADE NOTEBOOK ACER VX5-591G-54PG - DUVIDA

Action
Action Member Posts: 8

Tinkerer

editado junho 2023 em Arquivo de 2017
Boa noite,

Gostaria de obter duas informações a respeito do meu NOTEBOOK ACER VX5-591G-54PG. Recentemente adquiri o modelo e estou passando por problemas de "gargalo", o Hard Disk torna o conjunto impotente e logo o desempenho é afetado. 
Estou pensando em fazer um upgrade com as memorias Intel Optane, que utilizam no caso o slot M.2 do produto, busquei por informações na Intel e me disseram que a geração do processador e a entrada(slot) são compatíveis, porém não sabem se a BIOS e a propria placa mãe permite o uso do Optane(está é uma das duvidas).
A outra pergunta, se eu realizar upgrade's em meu hardware, eu perco a garantia? Ou só a DELL que é revolucionária? 

Melhor resposta

  • gxmc2
    gxmc2 Member Posts: 9

    Tinkerer

    Responder ✓
    Bem, na falta de confirmação do pessoal da Acer decidi assumir o risco de comprar o Optane às escuras. Chegou hoje, instalei fisicamente e ao tentar instalar o driver recebo a informação de que minha BIOS não é compatível com o sistema Optane. Atualizo a BIOS (estava na v1.05 e coloquei a v1.06) e continuou não funcionando. O chipset do nosso sistema não é compatível com Intel Optane, fica o aviso aos navegantes e o agradecimento ao suporte da Acer pelo belo trabalho sendo realizado nos seus fóruns.

Respostas

  • phropelato
    phropelato ACE Posts: 1,045 Pioneer
    Pelo que entendi isso que você quer instalar é um SSD correto?
    Eu instalei um SSD M.2 Samsung Pm961 256gb Mzvlw256hehp PCI-e e não tive problema algum, meu notebook é exatamente o mesmo modelo que o seu.
    Mais no guia de serviço desse aparelho diz o seguinte:
    Para SSD M.2 interface SATA 3.0 é compatível com as capacidades 96Gb, 128Gb, 256Gb e 512Gb
    Para SSD M.2 interface PCI-e  é compatível com as capacidades 256Gb e 512Gb

    Porém eu acho que foram os produtos que a Acer testou nesse aparelho e comprovaram o funcionamento, então no meu ponto de vista pessoal acredito que indiferente da marca com a interface SATA 3.0 ele irá funcionar até 512Gb de capacidade.

    Se foi útil deixe um curtir e marque como solucionado por gentileza, e qualquer coisa mande o link do produto para que eu possa estar dando uma ajuda melhor se possível.

    Se minha resposta lhe ajudou, deixe um "Curtir" e marque minha resposta como "Solução" clicando em "Promover" , caso contrario fico a disposição para tentar sanar e resolver seus problemas, obrigado.
    Atenciosamente
    Pedro Henrique 
  • Action
    Action Member Posts: 8

    Tinkerer

    Beleza mano. Mas por exemplo, quero por o INTEL OPTANE(que utiliza o slot M.2). Dai eu queria saber se é compatível, e se, perde a garantia do produto.
  • TioDavid
    TioDavid Member Posts: 1 New User
    phropelato disse:
    Pelo que entendi isso que você quer instalar é um SSD correto?
    Eu instalei um SSD M.2 Samsung Pm961 256gb Mzvlw256hehp PCI-e e não tive problema algum, meu notebook é exatamente o mesmo modelo que o seu.
    Mais no guia de serviço desse aparelho diz o seguinte:
    Para SSD M.2 interface SATA 3.0 é compatível com as capacidades 96Gb, 128Gb, 256Gb e 512Gb
    Para SSD M.2 interface PCI-e  é compatível com as capacidades 256Gb e 512Gb

    Porém eu acho que foram os produtos que a Acer testou nesse aparelho e comprovaram o funcionamento, então no meu ponto de vista pessoal acredito que indiferente da marca com a interface SATA 3.0 ele irá funcionar até 512Gb de capacidade.

    Se foi útil deixe um curtir e marque como solucionado por gentileza, e qualquer coisa mande o link do produto para que eu possa estar dando uma ajuda melhor se possível.

    Vc conseguiu transformar em híbrido ou só substitui seu HD pelo SSD?
    Mais uma coisa, se vc precisou instalar o SO, onde vc conseguiu os drivers do Aspire VX5?
  • phropelato
    phropelato ACE Posts: 1,045 Pioneer
    No SSD eu instalei o Windows e no HDD 1Tb eu deixei apenas com uma Partição D: , mais se você não quiser perder o Windows original instalado no HDD você pode apenas diminuir a partição para uns 30Gb (se tiver 200Gb já alocado você vai perder tudo então cuidado) não sei quantos GB você já tem alocado no HDD e criar uma nova partição para salvar seus arquivos.
    Você deixa como híbrido, utiliza o SSD para iniciar o Windows e os programas que mais utiliza apenas e utiliza o HDD para salvar seus Downloads, seus arquivos, fotos, videos, etc... assim que eu fiz. Entrei nos navegadores de internet e coloquei para que os Downloads fossem realizados na unidade que eu queria no casso HDD.
    Todo SSD precisa ser feito umas configurações após instalado o Windows nele existe tutoriais que ensinam isso na internet, se não for feito ele pode ficar lento igual um HDD convencional, outra coisa você vai ter que entrar na BIOS e mudar para que o BOOT principal seja no seu SSD se não ele vai continuar abrindo o Windows pelo HDD.
    Quanto passar a licença original do Windows para o SSD é possível, (crie um pendrive com uma unidade de recuperação do seu Windows pelo Acer Care Center olha que dica preciosa) mais quebrei muito a cabeça aqui pois nunca achei ninguém ensinando isso na internet, e se eu ensinar você acho que eu estaria incentivando a pirataria segundos normas microsoft apesar que não tenho certeza, eu penso se eu paguei pela licença do Windows OEM porque não posso transferir para um novo hardware se vou usar para uso próprio e não comercializar a mesma.
    Procure saber na internet sobre Licença de Windows Full Package e Licença OEM que é a que todos os fabricantes estão vendendo junto ao produto.
    Os drivers você consegue por aqui https://www.acer.com/ac/pt/BR/content/drivers



    Se minha resposta lhe ajudou, deixe um "Curtir" e marque minha resposta como "Solução" clicando em "Promover" , caso contrario fico a disposição para tentar sanar e resolver seus problemas, obrigado.
    Atenciosamente
    Pedro Henrique 
  • phropelato
    phropelato ACE Posts: 1,045 Pioneer
    Action disse:
    Beleza mano. Mas por exemplo, quero por o INTEL OPTANE(que utiliza o slot M.2). Dai eu queria saber se é compatível, e se, perde a garantia do produto.
    Action boa tarde, adicionar SSD não perde garantia, desde que você não danifique nada, para não apresentar mau uso, eu acredito que esse SSD INTEL OPTANE será sim compatível com seu aparelho, mais qualquer coisa deixe o link do produto que você esta interessado em comprar para eu ter uma ideia melhor.
    Se minha resposta lhe ajudou, deixe um "Curtir" e marque minha resposta como "Solução" clicando em "Promover" , caso contrario fico a disposição para tentar sanar e resolver seus problemas, obrigado.
    Atenciosamente
    Pedro Henrique 
  • gxmc2
    gxmc2 Member Posts: 9

    Tinkerer

    Estou com a mesma dúvida do criador do tópico. Os cartões Optane são SSD sim mas eles não são StandAlone, eles precisam de outro compartimento de armazenamento instalado no pc. O Optane funciona como uma memória cache, que deixa armazenado nela os arquivos mais comumente utilizados pelo computador (como os arquivos do OS), e isso faz, por exemplo, um sistema com HDDs funcionar quase tão rápido quanto um SDD SATA em termos de boot time e coisas frequentemente acessadas, com a vantagem de ser bem mais barato que um SSD do mesmo tamanho do seu HDD.

    A questão principal é que essa tecnologia só é compatível com os hardwares mais recentes da intel, vc tem que ter um processador de sétima geração (que nossos notebooks têm), e um chipset compatível na placa mãe. Quando o hardware é compatível, no máximo vc vai ter que fazer um update na BIOS. A questão é saber se esse chipset dos nossos notebooks são compatíveis. A Intel não sabe dizer, já vi nos foruns dela perguntas sobre esse modelo. Então precisamos de ou a confirmação da Acer de que é compatível ou dados sobre o chipset utilizado pela placamãe.
  • gxmc2
    gxmc2 Member Posts: 9

    Tinkerer

    O chipset que os notebooks da série ASPIRE VX usam é o Intel® HM175. Achei várias referências em sites especializados falando que a Intel anunciou que esse modelo embora não fosse da série 200, suportariam o Optane. Alguns deles inclusive citavam nota do site da Intel relatando isso:

    -------------------
    2Intel® Optane™ Memory and its logo denote a platform feature made up of individual components and not solely a single small factor solid state drive or a memory media.  A system that is Intel® Optane™ memory ready includes: an 7th Gen Intel® Core™ or Xeon® E3 v6 processor1, an Intel® 200 series2 or 100/C230 series3 (HM175, QM175, or CM238) chipset, M.2 type 2280-S1-B-M or 2242-S1-B-M connector on a PCH Remapped PCIe* Controller and Lanes in a x2 or x4 configuration with B-M keys that meet NVMe Spec 1.1 and System BIOS that supports the RST 15.5 driver.
    1. Support limited to Intel® S-, H-, and U-series processors.
    2. Only supported on 7th Gen Intel® Core™ or Xeon® E3 v6  S-series processors.
    3. Only supported on 7th Gen Intel® Core™ or Xeon® E3 v6  H-series processors
    www.tomshardware.com/news/better-switch-more-delays-wooting-one,33402.html
    -------------------

    Quando procurei a página da Intel pra me certificar, só tinha isso aqui:
    -------------------

    Intel Optane™ memory and its logo denote a platform feature made up of individual components and not solely a single small factor solid state drive or a memory media. A system that is Intel Optane™ memory ready includes: a 7th Gen or later Intel Core™ processor, an Intel® 200 series or later chipset, M.2 type 2280-S3-B-M connector on a PCH Remapped PCIe* Controller and Lanes in a x2 or x4 configuration with B-M keys that meet NVMe* Spec 1.1 and System BIOS that supports the Intel® Rapid Storage Technology (Intel® RST) 15.5 or later driver.

    www.intel.com/content/www/us/en/architecture-and-technology/optane-memory.html
    -------------------

    Outras reportagens de sites especializados também confirmaram o que o "tomshardware" disse, e as reportagens são todas da mesma época.

    Bem, fica aí as informações, e continuo no aguardo do pessoal da Acer pra esclarecer essa questão.

  • gxmc2
    gxmc2 Member Posts: 9

    Tinkerer

    Responder ✓
    Bem, na falta de confirmação do pessoal da Acer decidi assumir o risco de comprar o Optane às escuras. Chegou hoje, instalei fisicamente e ao tentar instalar o driver recebo a informação de que minha BIOS não é compatível com o sistema Optane. Atualizo a BIOS (estava na v1.05 e coloquei a v1.06) e continuou não funcionando. O chipset do nosso sistema não é compatível com Intel Optane, fica o aviso aos navegantes e o agradecimento ao suporte da Acer pelo belo trabalho sendo realizado nos seus fóruns.
  • Action
    Action Member Posts: 8

    Tinkerer

    Muito Obrigado, o pessoal da acer é muito enrolado pra responder.
  • Danilo737
    Danilo737 Member Posts: 7

    Tinkerer

    uma maneira que encontrei foi ir na loja acer no mercado livre e fazer a pergunta por la, responderam rapidinho.
  • Danilo737
    Danilo737 Member Posts: 7

    Tinkerer

    Danilo737 disse:
    uma maneira que encontrei foi ir na loja acer no mercado livre e fazer a pergunta por la, responderam rapidinho.
    verifiquei agora as respostas que me deram la a respeito disso e vi que não perde a garantia, é compativel com a M.2 nos tamanhos  2280, 2260 ou 2242 tipo de encaixe M.

  • DaleStriker
    DaleStriker Member Posts: 12

    Tinkerer

    sera que é compativel?:Ssd M.2 250gb Western Digital Blue 3d Nand Wds250g2b0b M2 ?
  • Kauê
    Kauê Member Posts: 7 New User
    phropelato disse:
    Pelo que entendi isso que você quer instalar é um SSD correto?
    Eu instalei um SSD M.2 Samsung Pm961 256gb Mzvlw256hehp PCI-e e não tive problema algum, meu notebook é exatamente o mesmo modelo que o seu.
    Mais no guia de serviço desse aparelho diz o seguinte:
    Para SSD M.2 interface SATA 3.0 é compatível com as capacidades 96Gb, 128Gb, 256Gb e 512Gb
    Para SSD M.2 interface PCI-e  é compatível com as capacidades 256Gb e 512Gb

    Porém eu acho que foram os produtos que a Acer testou nesse aparelho e comprovaram o funcionamento, então no meu ponto de vista pessoal acredito que indiferente da marca com a interface SATA 3.0 ele irá funcionar até 512Gb de capacidade.

    Se foi útil deixe um curtir e marque como solucionado por gentileza, e qualquer coisa mande o link do produto para que eu possa estar dando uma ajuda melhor se possível.

    Amigo, teria como confirmar se um ssd pcie nvme de 960gb nao funcionaria no VX5!???
  • phropelato
    phropelato ACE Posts: 1,045 Pioneer
    No manual de serviço, fala que é no máximo 512GB para SSD, então acho que vai gastar grana se comprar, pois não deve ser compatível.
    Se minha resposta lhe ajudou, deixe um "Curtir" e marque minha resposta como "Solução" clicando em "Promover" , caso contrario fico a disposição para tentar sanar e resolver seus problemas, obrigado.
    Atenciosamente
    Pedro Henrique 
  • Kauê
    Kauê Member Posts: 7 New User
    editado dezembro 2019
    phropelato disse:
    No manual de serviço, fala que é no máximo 512GB para SSD, então acho que vai gastar grana se comprar, pois não deve ser compatível.
    Onde vc conseguiu esse manual de serviço!? Consegue enviar pra mim ou me mandar o link de onde encontrou? 


    [Informação pessoal editada pela moderadora- Acer-Karp]

  • Kauê
    Kauê Member Posts: 7 New User
    Testado e aprovado! O VX5 aceita SSD M.2 Nvme de 960gb!

    Instalei no meu e está funcionando normalmente