USO DE 100% DO DISCO F5-573G-50KS

g_pericles
g_pericles Member Posts: 1 New User
editado maio 2023 em Arquivo de 2017

Meu notebook maior parte das vezes fica com uso 100% do disco,causando uma grande lentidão e dificultando fazer tarefas simpples como inicializar e abrir o navegador ou windows explorer. Já mandei pro suporte tecnico da acer onde passou quase 1 mês onde eles diziam que o aparelho estava em teste, e ao receber tinha um papel com a inoformações do reparo que foi somente "reinstalação do SO". O que devo fazer para solucionar o problema? Já que a própria Acer não fez muito por mim e necessito demais da minha maquina, não posso ficar mais outro mes sem ela por está em um suporte tecnico novamente pra voltar com o mesmo defeito!!!!

 

PS: Já fiz todos os metodos possiveis que eles me recomendaram como: limpar o disco, desfragmentar, alguns comandos e não solucionou! Estou decepcionado com a empresa! 

Respostas

  • MárcioTI
    MárcioTI Member Posts: 1 New User

    Olá, 

     

    Comprei um F5-573G-75A3, e também tenho o mesmo problema, porém não é um problema somente do Note e sim do windows. 

    O que me encomoda bastanto é o barulho que o HD faz. Em uma noite de estudos, fica complicado concentrar com o barulho. Existem algumas soluções, a melhor seria comprar o SSD M.2 e deixá-lo como principal e o HD ficar somente como disco para armazenamento, o famoso "D:". Certeza que irá melhorar bastante, porém o custo é bem alto. Outra opção por exemplo seria desabilitar a paginação do windows. Para você entender melhor essas otmizações procure por "otmização do windows" ou "HD 100% windows 10". Não fiz estas otmizações pois irei comprar o ssd m.2, que acabará com esse gargalo no disco.

  • Julioti
    Julioti Member Posts: 1 New User
    Boa tarde g_pericles!
    Estou tendo o mesmo problema também. Cheguei a formatar meu note e o mesmo continua com esse problema, engasgando para abrir uma simples pasta, navegador e etc...
    Pelos testes que fiz e ajuda de amigos que entendem melhor sobre o assunto, estou chegando a conclusão que o problema é o HD que vem no note que é muito ruim. O jeito vai ser trocar por um SSD mesmo. 
    E pelo que vi, tem que ser SSD M.2 SATA,  pois o PCIe é incompatível com este modelo.

    Espero ter ajudado.
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa tarde g_pericles!

    Bom... estando o disco rígido em perfeito estado estado de funcionamento, o problema passa a ser de software.
    Para verificar a saude do HD, utilize um software como o CrystalDiskInfo: https://crystalmark.info/en/software/crystaldiskinfo/
    Os motivos podem ser variados, desde um update do Windows corrompido e não terminado, algum software ou driver em conflito, entre outros.
    Aqui no fórum mesmo, um usuário resolveu simplesmente desinstalando o WARSAW (plugin de segurança [duvidosa] utilizado por alguns bancos) que ele mesmo havia instalado.
    Outro usuário afirma ter resolvido realizando uma formatação limpa, apagando TODAS as partições do HD (voce iria perder a partição de recuperação do SO instalado de fábrica) e reinstalando o Windows do zero.
    Mais alguns resolveram esse problema usando o freshstart do Windows defender.
    Enfim, sem ter um diagnóstico real da causa, comece por tentar resolver com as dicas a seguir:

    Nesse link, o Baboo realizou um post em vídeo excelente que desmistifica muita coisa e traz soluções excelentes para esse problema:

    https://www.youtube.com/watch?v=qWESrvP_uU8

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    MárcioTI disse:

    Olá, 

     

    Comprei um F5-573G-75A3, e também tenho o mesmo problema, porém não é um problema somente do Note e sim do windows. 

    O que me encomoda bastanto é o barulho que o HD faz. Em uma noite de estudos, fica complicado concentrar com o barulho. Existem algumas soluções, a melhor seria comprar o SSD M.2 e deixá-lo como principal e o HD ficar somente como disco para armazenamento, o famoso "D:". Certeza que irá melhorar bastante, porém o custo é bem alto. Outra opção por exemplo seria desabilitar a paginação do windows. Para você entender melhor essas otmizações procure por "otmização do windows" ou "HD 100% windows 10". Não fiz estas otmizações pois irei comprar o ssd m.2, que acabará com esse gargalo no disco.

    Boa tarde MárcioTI!

    Quanto ao som produzido pelo HD, algumas marcas e modelos com sistema de braços físicos podem gerar esse tipo de "problema".
    Um HD SSD iria sanar seu problema apenas se você retirasse o outro, uma vez que qualquer acesso a ele iria desencadear o som mecânico.
    Quanto a opção de desabilitar a paginação do Windows, saiba que não apenas trata-se de um mito criado por técnicos especializados em coisa nenhuma.
    O sistema de paginação do Windows trabalha em conjunto com a API do sistema fornecendo suporte a várias bibliotecas e processos internos que estão diretamente ligados a paginação.
    Se realizar um teste REAL, em um laboratório, com ambiente controlado, tendo conhecimento aprofundado nas estrutura do Windows, verá que desabilitar essa opção causará instabilidades gerais na máquina.
    De qualquer forma, saiba que um HD SSD "apenas" otimiza e melhora qualquer "loading" ou carregamento de arquivos locais em sua máquina.
    Não existe nenhum outro tipo de ganho milagroso e teórico.


    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Julioti disse:
    Boa tarde g_pericles!
    Estou tendo o mesmo problema também. Cheguei a formatar meu note e o mesmo continua com esse problema, engasgando para abrir uma simples pasta, navegador e etc...
    Pelos testes que fiz e ajuda de amigos que entendem melhor sobre o assunto, estou chegando a conclusão que o problema é o HD que vem no note que é muito ruim. O jeito vai ser trocar por um SSD mesmo. 
    E pelo que vi, tem que ser SSD M.2 SATA,  pois o PCIe é incompatível com este modelo.

    Espero ter ajudado.
    Boa tarde Julioti !

    Se o HD que veio com aparelho não apresenta nenhum problema físico (que pode ser atestado com algum software como CrystalDiskInfo), o problema é de ordem de software.
    Ao contrário do que lhe disseram ou infamaram, existem milhares de pessoas com esse mesmo problema que utilizam HDs SSDs.
    Tente corrigir o problema antes de adquiri um HD que irá lhe onerar e pode simplesmente continuar ou até mesmo piorar essa situação.

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!