Aspire 5742 - Como ativar virtualização?

lucasmatb
lucasmatb Member Posts: 4 New User
editado maio 2023 em Arquivo de 2020

Boa noite, meu notebook está na versão Windows 10 Pro e me deparei com um problema que venho tentando resolver exaustamente. Como ativar a tecnologia de virtualização (VT-x)? Pesquisei por diversos sites e vídeos e acabei teorizando o problema. Primeiro a bios do meu note aparentemente está "bloqueada" para esta opção de ativar a VT-x já que não aparece nas abas dela a opção "advanced", minha Bios está atualizada na ultima versão disponivel pela Acer. Outra característica que é confusa é a opção que em diversos programas os quais explicam se o CPU aguenta a virtualização, pelo menos no meu note, todos eles marcam a opção "Virtualization - Supported, Disable", ou seja, ela é possível porém está desabilitada. Gostaria de saber como ativa-lá, pois não manjo muito de computação (pretendo um dia) de algum modo, pois em diversos lugares li a respeito de hackear a bios para habilitar a opção (coisa que não quero fazer e condeno) e pessoas que conseguiram, então é possível, só queria saber como.

Obrigado, fico no aguardo de respostas.

Obs.: (1) Já verifiquei este fórum e todas as possíveis soluções não deram certo aqui.

Obs.: (2) Estou atrás de ativar a virtualização, sei que existe a opção de ativar o Hyper-V e já ativei ele e desativei, porém para o uso dos programas que estou tentando usar ele não faz nada.

Respostas

  • Lucas2014
    Lucas2014 ACE Posts: 567 Pioneer
    No gerenciador de Tarefas Ele mostra se a opção está ativada ou não , Dependendo do processador mesmo indicando que aguente virtualização Pode ser que os componentes que está na máquina não aguente e assim a virtualização e desativada , Normalmente todos os dispositivo da Acer que suporta Virtualização è HABILITADA , Para habilitar a Virtualização e necessário que tenha seguintes requisitos
    Ele exige um sistema de 64 bits com SLAT (Conversão de Endereços de Segundo Nível). O SLAT é um recurso presente na geração atual de processadores de 64 bits Intel e AMD. Você também precisará de uma versão de 64 bits do Windows.
    Dito isso, o Hyper-V oferece suporte a sistemas operacionais de 32 e 64 bits dentro das máquinas virtuais.

    Você pode executar 3 ou 4 máquinas virtuais básicas em um host que tenha 4 GB de RAM, embora precisará de mais recursos para mais máquinas virtuais. Na outra ponta do espectro, você também pode criar máquinas virtuais grandes com até 32 processadores e 512 GB de RAM, dependendo de seu hardware físico e Windows 10 Pro

    Caso tenha alguma dúvida estou aqui a disposição para ajudar a sanar as dúvidas
    Atenciosamente
    Lucas S. Mendes
  • Lucas2014
    Lucas2014 ACE Posts: 567 Pioneer
    Para habilitar o Hyper V no WINDOWS 10 .
    Painel de controle
    Programas
    Adicionar ou desativar recursos de sistema
    Procure por
    Gerenciador Hyper-V
    E marca a caixinha e clique OK aguarde e reinicia a Máquina
    Pronto Gerenciador de Hiper V está habilitado em sua máquina Mais verifique que sua máquina e capaz de rodar e se tem componentes acima dentro de seu requisitos pedidos ☺
  • lucasmatb
    lucasmatb Member Posts: 4 New User

    Primeiramente agradeço a resposta rápida mas creio que não fui claro com meu problema.

    Aparece no gerenciador de tarefas "Virtualização: Habilitado";

    A ferramenta Hyper-V, eu consigo executá-lo, é simples e funciona (já havia utilizado antes e até comentei no post), mas não é ela que estou tentando fazer funcionar e sim a VT-x (Virtualização), meu sistema é 64 bits, todo tipo de requerimento da máquina para o funcionamento do VT-x está perfeito, ele apenas parece ter sido "ocultado" da bios, porque é por lá que se ativa e então meu dilema continua.

    Obs.: No notebook de um amigo que é i3 e com diversas configurações inferiores a minha aparece na bios a VT-x para habilitar ou desabilitar, ou seja, meu note é facilmente capaz utlizar essa ferramenta.

  • Lucas2014
    Lucas2014 ACE Posts: 567 Pioneer
    Vt-x è conhecida como Intel Virtualization Tecnology , Tecnologia Intel Virtualização , essa opção e HABILITADA já na BIOS , A Acer não dá acesso avançados por motivos de segurança pois se você altera alguma opção Advanced como expansão de memória dedicada da placa de vídeo , velocidade de Rotação da Fan e entre outros pode inutilizar a placa mãe . Existe possibilidade de ativar essa opção pela BIOS MOD que adiciona a opção Advanced na Bios mais a chance de ser algum problema E maior .
  • lucasmatb
    lucasmatb Member Posts: 4 New User

    Entendo a Acer não disponibilizar tal opção "Advanced" e não querendo entrar em méritos de "quem entra na bios, entra porque quer..." eu realmente estou precisando dessa função VT-x e não está habilitada (eu vi em diversos outros fórums relacionados outros notes com esse mesmo problema e gente fazendo muita besteira, como você mesmo disse, como alterar certas configurações e inutilizar a placa mãe)."Existe possibilidade de ativar essa opção pela BIOS MOD que adiciona a opção Advanced na Bios mais a chance de ser algum problema E maior ." Como posso ter esse BIOS MOD para efetuar a mudança?

  • Lucas2014
    Lucas2014 ACE Posts: 567 Pioneer

    Bom eu não recomendaria você modificar a sua BIOS Não pois pode fazer que ela fica inutilizada , eu vou pesquisar aqui se acho e te dou uma resposta para você ta bom

  • lucasmatb
    lucasmatb Member Posts: 4 New User

    Ok, fico no aguardo. Obrigado.

  • lucaslima
    lucaslima Member Posts: 5 New User

    Tambem estou enfrentando o mesmo problema. como ativar virtualização no aspire v3-571?

    Bios com o menu advance para o v3-571.

  • Lucas2014
    Lucas2014 ACE Posts: 567 Pioneer
    Ok vou procurar por seu também
  • marciobrandao
    marciobrandao Member Posts: 1 New User
    oi ! boa noite eu tembem estou com o mesmo problema, quero ativa esta opção e já tentei de tudo e ate agora nada !
  • Qual o modelo do seu notebook? Procure o site biosmode e veja se há alguma bios modificada para o seu modelo!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • peixão
    peixão Member Posts: 1 New User
    olá, estou com o mesmo problema - Meu note é F5-573G-75A3. Se puderem me ajudar, eu agradeço.Obrigado
  • Olá @peixão! Você pode verificar se ele está ativado no gerenciador de tarefas aqui:

    Se ele estiver habilitado, então você deverá verificar se a versão do windows possui suporte aqui:

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Insano
    Insano Member Posts: 1 New User
    Esse post seu me ajudou e muito, fui descobrir que eu preciso trocar meus 4GB de RAM por 8GB de RAM, muito bom esse seu post... valeu
  • Ótimo! Ainda bem que lhe ajudou @Insano!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • RodriguesETI
    RodriguesETI Member Posts: 2 New User
    SOLUÇÃO PARA QUEM TEM O NOTEBOOK QUE NÃO A POSSIBILIDADE DE ATIVAÇÃO DA VIRTUALIZAÇÃO PELA BIOS, E NECESSÁRIO FAZER UMA ALTERAÇÃO NO ARQUIVO VARS DA BIOS, SEGUE O VÍDEO TUTORIAL https://www.youtube.com/watch?v=nEb_gEUMTjY&index=22&list=PLmUomgNqWhZLMx_B8ksELz1qEHvHfgXfL&t=0s 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    RodriguesETI , antes de compartilhar algo no fórum, sugiro que de uma lida no acordo e regras:

    https://community.acer.com/pt/discussion/480163/acordo-para-os-usuarios-da-comunidade-acer#latest


    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Jnilton
    Jnilton Member Posts: 8

    Tinkerer

    lucasmatb disse:

    Boa noite, meu notebook está na versão Windows 10 Pro e me deparei com um problema que venho tentando resolver exaustamente. Como ativar a tecnologia de virtualização (VT-x)? Pesquisei por diversos sites e vídeos e acabei teorizando o problema. Primeiro a bios do meu note aparentemente está "bloqueada" para esta opção de ativar a VT-x já que não aparece nas abas dela a opção "advanced", minha Bios está atualizada na ultima versão disponivel pela Acer. Outra característica que é confusa é a opção que em diversos programas os quais explicam se o CPU aguenta a virtualização, pelo menos no meu note, todos eles marcam a opção "Virtualization - Supported, Disable", ou seja, ela é possível porém está desabilitada. Gostaria de saber como ativa-lá, pois não manjo muito de computação (pretendo um dia) de algum modo, pois em diversos lugares li a respeito de hackear a bios para habilitar a opção (coisa que não quero fazer e condeno) e pessoas que conseguiram, então é possível, só queria saber como.

    Obrigado, fico no aguardo de respostas.

    Obs.: (1) Já verifiquei este fórum e todas as possíveis soluções não deram certo aqui.

    Obs.: (2) Estou atrás de ativar a virtualização, sei que existe a opção de ativar o Hyper-V e já ativei ele e desativei, porém para o uso dos programas que estou tentando usar ele não faz nada.

    eu tenho um Acer nitro 5 e mesmo com a virtualização por hardware habilitada na bios, não funciona só depois que vi esse vídeo resolveu meu problemas
    https://youtu.be/FRIwJULIyys
  • Ingrid-Acer
    Ingrid-Acer Administrator Posts: 3,294 Community Administrator

    Olá, 

    Devido ao tempo de criação, este tópico será encerrado, obrigada pela contribuição de todos, caso tenham dúvida, favor abrir nova publicação.

    Atenciosamente, 

    Acer-Ingrid


Esta discussão está fechada.