Variações na iluminação da tela do notebook

Opções
IvyOMSantos
IvyOMSantos Member Posts: 4 New User
editado maio 2023 em Arquivo de 2015

Comprei um notebook Acer E5-571-52ZK, Windows 8.1 e, logo que comecei a usá-lo, percebi que o brilho da tela fica variando da seguinte maneira: quando a imagem na tela é escura (programas com tela preta, papel de parede escuro, etc.), o brilho diminui um pouco; quando a imagem é clara, o brilho retorna ao normal. Isso só acontece quando o notebook não está conectado ao carregador. E o problema não é no ajuste de brilho: mesmo quando eu diminuo totalmente o brilho da tela, essa variação ainda ocorre.

Além disso, às vezes, quando eu movo o mouse, aparece uma listra no canto superior esquerdo da tela.

Gostaria de saber se isso é alguma configuração do notebook ou se é um problema físico. Obrigada.

Melhor resposta

  • IvyOMSantos
    IvyOMSantos Member Posts: 4 New User
    Responder ✓
    Opções

    Quando você falou no Windows 8, eu fui dar uma pesquisada. Parece que essa versão do Windows 8.1 possui problemas de compatibilidade com alguns drivers de vídeo, tem gente sem conseguir ajustar o brilho, etc.

    Dá pra atualizar o driver indo no painel de controle, selecionando o gerenciador de dispositivos e atualizando o driver para "adaptador de vídeo básico da Microsoft". Eu tentei no meu note e funcionou; em compensação, não conseguia mais ajustar o brilho da tela, então tive que voltar pro driver antigo.

    Aqui tem um link que ensina como fazer, se quiser tentar no seu: http://www.oficinadanet.com.br/post/13446-como-arrumar-o-problema-do-brilho-depois-de-atualizar-para-o-winows-81

Respostas

  • Vi_Campos
    Vi_Campos Member Posts: 11

    Tinkerer

    Opções

    O meu também acontece isso, tentei resolver mas não consegui.

     

    Parece que é brilho automático, coisa de windows 8, mas esses modelos não possuem sensor de luz portanto acredito que não dá para mudar.

     

    Quanto a janela no canto superior é normal, o melhor é voltar para o Windows 7, não tem nada dessas frescuras do Windows 8.1

     

    Para sumir basta ir até o canto superior esqurdo e clicar com botão direito do mouse e ir fechando o que estiver la.

  • IvyOMSantos
    IvyOMSantos Member Posts: 4 New User
    Opções

    O que aparece no canto superior da tela é uma listrinha, tipo aquelas que aparecem quando dá um problema na tela, sabe? Só que no meu caso ela é bem pequenininha, e só aparece algumas vezes, quando eu movo o mouse.

  • IvyOMSantos
    IvyOMSantos Member Posts: 4 New User
    Responder ✓
    Opções

    Quando você falou no Windows 8, eu fui dar uma pesquisada. Parece que essa versão do Windows 8.1 possui problemas de compatibilidade com alguns drivers de vídeo, tem gente sem conseguir ajustar o brilho, etc.

    Dá pra atualizar o driver indo no painel de controle, selecionando o gerenciador de dispositivos e atualizando o driver para "adaptador de vídeo básico da Microsoft". Eu tentei no meu note e funcionou; em compensação, não conseguia mais ajustar o brilho da tela, então tive que voltar pro driver antigo.

    Aqui tem um link que ensina como fazer, se quiser tentar no seu: http://www.oficinadanet.com.br/post/13446-como-arrumar-o-problema-do-brilho-depois-de-atualizar-para-o-winows-81

  • Vi_Campos
    Vi_Campos Member Posts: 11

    Tinkerer

    Opções

    Entendi.

     

    O que está acontecendo aqui no meu mas acho que é normal, é o ruído alto de funcionamento.

     

    Quando se está em silencio é possível ouvir esse ruído de funcionamento, as vezes até incomoda.

     

    Preciso ligar o rádio para não ouvir, esse já é o segundo notebook, acionei assistencia na garantia pelo mesmo problema, e me enviaram outro notebook novo, com o mesmo ruído chato de funcionamento, acho que vou ter que me adaptar.

  • IvyOMSantos
    IvyOMSantos Member Posts: 4 New User
    Opções

    Ruído eu acho que é normal, eu tinha um notebook da Positivo que também fazia muito barulho. Era o cooler do processador.

  • Vi_Campos
    Vi_Campos Member Posts: 11

    Tinkerer

    Opções

    Eu acredito que seja normal, uma caracteristica negativa desse modelo.

     

    O meu antigo era um HP, ele só fazia barulho quando esquentava, esse é um ruido constante de funcionamento.

     

    Porém ele não esquenta tanto quanto o HP o cooler chegava a cantar de tão alto.

     

     

  • Vi_Campos
    Vi_Campos Member Posts: 11

    Tinkerer

    Opções

    Amigo, instale o Windows 7 que o problema do brilho acaba, depois que coloquei o Windows 7 o brilho não fica mais variando de escuro e claro.

     

    E aquele ruido que disse no meu também diminui um pouco.

     

    Acho que o Windows 8.1 está mesmo com bug ou incompatibilidade no driver de video.

  • FabioR
    FabioR Member Posts: 3 New User
    Opções

    O meu Aspire E1-572-6_BR648 também muda o brilho sozinho, pesquisando descobri que tem a ver com as configurações do driver de vídeo da Intel HD 4400, quando a tela fica escura, na steam por exemplo que tem o fundo preto, o brilho abaixa, e quando vou para uma janela clara, tipo a página do Google ele aumenta, e isso me deixa nervoso porque não consigo desativá-lo.

     

    Pesquisando como resolver, visto que sou profissional de TI (mas não da área de suporte), encontrei 4 maneiras:

     

    1: Vou em: Painel de Controle > Hardware e Sons > Opções de Energia > Editar Configurações do Plano (isso no plano que estou usando "Equilibrado") e depois Alterar configurações de energia avançadas na janela que aparece vou em: Vídeo > Habilitar brilho adaptável e seleciono Desligado, mas isso não resolveu.

     

    2: Seguro as teclas "Windows" + "R" e digito services.msc lá desativo o seguinte serviço: "Serviço de Monitoramento de Sensor" e marco a inicialização para desativado, sem sucesso também.

     

    3: Fui nas Propriedades Gráficas da Intel, a procura de uma opção que desativasse isso, na internet diziam para ir em Energia que encontraria lá, mas nada de resolver.

     

    4: Navegar no regedit do Windows até HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\ControlSet001\Control\Class\{4d36e968-e325-11ce-bfc1-08002be10318}\0000 e criar um valor DWORD com o nome de PP_VariBrightFeatureEnable e definir como 0, estranhamente funcionou apenas 1 vez, mas alguns dias depois voltou como estava.

     

    Colocar o Windows 7 é completamente inviável para mim (e qualquer um na verdade), pois preciso de recursos que ele não tem (como virtualização).

    Remover os drivers também é inviável porque perderia desempenho para jogar e outros programas de vídeo.

     

    Como desativo isso!?