Nitro AN515-54: Não consigo entrar na BIOS após instalar Manjaro

Opções
eduardocampi
eduardocampi Member Posts: 5

Tinkerer

editado junho 2023 em Arquivo de 2020
Olá.
Instalei Windows 10 no Acer Nitro AN515-54 e, depois, o Manjaro, no mesmo SSD. Ambos estão funcionando (consigo escolher usando F12), mas minha BIOS está inacessível, de forma que não consigo mudar a ordem do boot (além de indicar que algo está errado). 
O problema é o mesmo desse https://community.acer.com/en/discussion/551843/trying-to-access-bios-result-in-black-screen-and-still-white-underscore?breakffcache=953b2, mas o meu firmware está na versão 1.30, a mais recente.
Outra coisa: usando o EasyUEFI consigo ver a ordem de boot e modificá-la, mas ao reniciar a ordem volta à anterior (com Windows na frente) 
Mais uma coisa: Existem duas entradas de "Windows Boot Manager", "Manjaro" e outra com o nome do SSD, que tem o mesmo efeito que a do Manjaro.

@egydiocoelho pode me ajudar?

[Título editado para adicionar o modelo do produto.]

Melhor resposta

  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 97,762 Trailblazer
    Responder ✓
    Opções
    Veja se um reset da bateria resolve o problema. Para fazer isso, desligue o notebook, desconecte o carregador e pressione o power por 12 segundos.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 

Respostas

  • Commodore_1995#
    Opções
    Você consegue acessar o bios através do windows 10? Quando você remove o ssd, consegue acessar o bios?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • eduardocampi
    eduardocampi Member Posts: 5

    Tinkerer

    editado junho 2020
    Opções
    Tentei acessar usando um caminho nas configurações que reinicia na BIOS e tive o mesmo resultado. Não removi o SSD pra testar, já que teria que abrir o PC pra testar e as partições EFI estão todas nele.

    Uma atualização: Tentei mudar a ordem do boot usando o EFIBOOTMGR (https://askubuntu.com/questions/995559/change-hard-disk-boot-order-without-using-bios-settings), através do manjaro, e aconteceu o mesmo que com o EasyUEFI no windows.
  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 97,762 Trailblazer
    Responder ✓
    Opções
    Veja se um reset da bateria resolve o problema. Para fazer isso, desligue o notebook, desconecte o carregador e pressione o power por 12 segundos.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    editado junho 2020
    Opções
    Boa noite eduardocampi !

    Ocorre porque o arquivo EFI é reescrito pelo kernel e as vezes pelo grub.
    Nesse caso, deve acessar pelo terminal e altera-lo.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • eduardocampi
    eduardocampi Member Posts: 5

    Tinkerer

    editado junho 2020
    Opções
    Veja se um reset da bateria resolve o problema. Para fazer isso, desligue o notebook, desconecte o carregador e pressione o power por 12 segundos.
    Fiquei cabreiro com esse reset da bateria sem saber as consequências disso. Fiz mesmo assim e a BIOS voltou! =) 
    Para registro, caso alguém mais precise, tive que, após o reset:
    - Mudar a config do RST pra AHCI de novo (ctrl+s na aba "Main" mostra essa opção)
    - Desabilitar o "Secure boot" de novo
    - Desabilitar o "fast boot" de novo
    - Mudar a ordem de boot

    Se não for pedir demais, vocês sabem explicar sobre essa questão do RST / AHCI? Eu vi que tinha que mexer, mas não sei pra que serve quais as vantagens ou desvantagens de cada um e pq tem que mudar. 
    Se não for pedir demais ainda, o que o reset da bateria acarreta?

    Obrigado @egydiocoelho !
    E obrigado pela atenção @MaClane !

  • Commodore_1995#
    Opções
    O seu modelo suporta a memória optane. É por isso que há a opção rst (rapid storage) with optane no bios. Teoricamente, o rst with optane trabalha em raid e caso você tenha duas unidades nvme em raid, poderá ter algum ganho de desempenho. O problema, é que o linux, apesar de alguns usuários terem conseguido habilitar no linux, ele não é totalmente compatível com esse recurso. É por isso, que o ideal é que quando for utilizar o dual boot, ativar o modo ahci mesmo.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :)