Problema para utilizar SSD Adata XPG SX6000 Lite no Acer Aspire A315-42G - windows não reconhece

CaioGGui
CaioGGui Member Posts: 19 Troubleshooter
Boa tarde, estou escrevendo aqui pela primeira vez pois não sei mais a quem recorrer e estou realmente precisando de ajuda em um ponto:

Estou tendo problemas na instalação de um SSD M.2 nvme em um Aspire 3 A315-42G-R5Z7. O SSD é um Adata SX6000 LITE M.2 2280 PCIe Gen3x4

Aconteceram os seguintes problemas:

1- SSD não reconheceu corretamente no gerenciador de dispositivos, fica com um nome que parece ser só a controladora do ssd (Realtek alguma coisa).

2- No gerenciador de disco do windows quando abre reconhece o ssd com apenas 252MB e pede para criar a partição, selecionei normalmente GPT mas aparece "Erro nos dados (verificação ciclica de redundância) e não cria a partição.

Pesquisei bem antes e pelo que entendi é esse SSD é compatível com a placa mãe do meu notebook, ou estou errado? 

Vi no site do fabricante e só existe uma atualização de FIRMWARE para o SSD SX6000 PRO, e não o lite, então não sei dizer se se trata de um problema de firmware ou não.

No meu notebook tenho duas partições do meu HDD, unidades C e D, além isso, um drive virtualizado (Virtual Clone Drive), unidade E. 

Alguém sabe me ajudar nesse ponto, se existe alguma configuração a mais que devo fazer para conseguir fazer o SSD funcionar ou isso é defeito do SSD de fato?

OBS: Nesse caso específico já acionei a loja onde comprei e devolvi o produto, estou esperando enviarem o outro para fazer os testes novamente, mas de qualquer forma, gostaria de saber se há algum procedimento a mais a ser feito para instalar esse tipo de SSD?

Utilizei os seguintes vídeos para me auxiliar no processo de instalação, fiz tudo conforme mostrado nos vídeos, mas não obtive sucesso:

Acer Aspire 3 (A315-42) - disassembly and upgrade options:
https://youtu.be/HrDRDkunfD0

Aspire E15 Como instalar uma unidade M.2 SSD:
https://youtu.be/cCmAOwRYNwY

Como instalar SSD M.2 NVMe no Acer Aspire 3 sem precisar formatar! :
https://youtu.be/GWvo40Eygfk


Agradeço desde já e espero que alguém consiga me ajudar! 
Valeu!

Melhor resposta

  • CaioGGui
    CaioGGui Member Posts: 19 Troubleshooter
    Responder ✓
    Só para confirmar aqui e poder fechar esse tópico, o ssd realmente estava com defeito, realizei a troca pelo site onde comprei e me enviaram um novo que funcionou normalmente! 

Respostas

  • Eu comprei um ssd sx6000lnp e tive um problema similar ao seu. Mas isso ocorreu quando eu tentei atualizar o firmware pelo ssd tool box da adata. Se o seu apresentou esse problema após tentar atualizar o firmware do ssd, desative a inicialização rapida nas opções de energia e comece a atualização novamente. Quando o computador desligar na primeira vez, você tem que desconectar a fonte da tomada. Depois, conecte a fonte na tomada novamente, ligue o computador e a atualização do firmware irá para a segunda parte. Quando pedir para desligar novamente, desconecte a fonte da tomada novamente. Depois, conecte a fonte na tomada novamente e ligue novamente o noteboook para que a atualização do firmware seja concluída. Eu resolvi o problema fazendo isso. 
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • CaioGGui
    CaioGGui Member Posts: 19 Troubleshooter
    Eu comprei um ssd sx6000lnp e tive um problema similar ao seu. Mas isso ocorreu quando eu tentei atualizar o firmware pelo ssd tool box da adata. Se o seu apresentou esse problema após tentar atualizar o firmware do ssd, desative a inicialização rapida nas opções de energia e comece a atualização novamente. Quando o computador desligar na primeira vez, você tem que desconectar a fonte da tomada. Depois, conecte a fonte na tomada novamente, ligue o computador e a atualização do firmware irá para a segunda parte. Quando pedir para desligar novamente, desconecte a fonte da tomada novamente. Depois, conecte a fonte na tomada novamente e ligue novamente o noteboook para que a atualização do firmware seja concluída. Eu resolvi o problema fazendo isso. 
    Obrigado pela resposta.

    Não tenho certeza se entendi como fazer esse procedimento aí hehe... '^^
    Mas não, não teve a ver com atualização de firmware, eu literalmente conectei o ssd na placa mãe, liguei o notebook e quando fui ver lá no gerenciador de discos já estava desse jeito que falei, e não consegui formatar nem fazer nada... 
  • Você pode enviar uma foto como o disco aparece na guia information do bios, no gerenciador de dispositivos e no gerenciamento de discos? Além disso, eu realmente aconselho fazer o que eu disse antes. Baixe o ssd tool box aqui: https://www.adata.com/downloadfile1.php?file=ADATA_SSDToolBoxSetup.4.0.2.zip
    Mas é necessário que o sata mode esteja em ahci no bios. Primeiro pressione windows+r e digite msconfig. Vá em inicialização do sistema e ative a inicialização segura. Reinicie o windows. Você irá entrar no modo de segurança. Depois, reinicie o windows, pressione f2 antes do logo da Acer para entrar no bios. Vá na guia main, pressione ctrl+s e altere o sata mode para ahci. Pressione f10 para e salvar e sair e depois desative a inicialização segura e reinicie o windows, para entrar no modo normal do windows. 

    Depois, instale o ssd tool box, vá em firmware, clique em atualizar o firmware. O programa irá baixar um arquivo zipado. Extraia o arquivo e comece a atualização do windows. Depois, irá aparecer uma mensagem em inglês, que você pode traduzir no google e pelo o que eu me lembro, ele pede para desligar o notebook. Quando você desligar o notebook, desconecte a fonte da tomada. Depois conecte a fonte da tomada, ligue o computador e a atualização do firmware irá para a segunda parte.

    Eu acho que algum outro usuário retornou esse ssd para a loja, por que deve ter tentado atualizado e acabou apresentando esse "problema", pois isso também aconteceu comigo e consertei o problema, executando a minha dica acima.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • CaioGGui
    CaioGGui Member Posts: 19 Troubleshooter
    editado fevereiro 2021
    Você pode enviar uma foto como o disco aparece na guia information do bios, no gerenciador de dispositivos e no gerenciamento de discos? Além disso, eu realmente aconselho fazer o que eu disse antes. Baixe o ssd tool box aqui: https://www.adata.com/downloadfile1.php?file=ADATA_SSDToolBoxSetup.4.0.2.zip
    Mas é necessário que o sata mode esteja em ahci no bios. Primeiro pressione windows+r e digite msconfig. Vá em inicialização do sistema e ative a inicialização segura. Reinicie o windows. Você irá entrar no modo de segurança. Depois, reinicie o windows, pressione f2 antes do logo da Acer para entrar no bios. Vá na guia main, pressione ctrl+s e altere o sata mode para ahci. Pressione f10 para e salvar e sair e depois desative a inicialização segura e reinicie o windows, para entrar no modo normal do windows. 

    Depois, instale o ssd tool box, vá em firmware, clique em atualizar o firmware. O programa irá baixar um arquivo zipado. Extraia o arquivo e comece a atualização do windows. Depois, irá aparecer uma mensagem em inglês, que você pode traduzir no google e pelo o que eu me lembro, ele pede para desligar o notebook. Quando você desligar o notebook, desconecte a fonte da tomada. Depois conecte a fonte da tomada, ligue o computador e a atualização do firmware irá para a segunda parte.

    Eu acho que algum outro usuário retornou esse ssd para a loja, por que deve ter tentado atualizado e acabou apresentando esse "problema", pois isso também aconteceu comigo e consertei o problema, executando a minha dica acima.
    Ah, beleza, acho que entendi,  essa é a foto da bios, o HDD0 é o hdd original do notebook, e o HDD1 é o SSD.

    Eu realmente devolvi o SSD, e estou esperando agora a loja mandar outro ou me devolver o dinheiro pra eu tentar novamente. Mas vou guardar essa sua dica pra tentar fazer sim assim que possível e daí dou um retorno aqui sobre se funcionou ou não! Valeu desde já, cara!


    [Comentário editado para excluir informação sensível ou pessoal ]
  • Sim, isso é exatamente o que estava aparecendo no meu também. Cara, eu realmente tentaria atualizar o firmware e verificar se resolve o problema. O manual que enviei mostra como atualizar o firmware. Mas como eu disse antes, quando aparecer essa mensagem, você tem que desligar o computador e desconectar a fonte da tomada:

    Eu realmente acho que atualizando o firmware da forma correta, você irá conseguir resolver o problema.

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Parece que o último usuário desse tópico conseguiu resolver o problema, como havia acontecido comigo também, atualizando o firmware: https://linustechtips.com/topic/1027847-nvme-drive-not-working/?tab=comments#comment-14000057
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • CaioGGui
    CaioGGui Member Posts: 19 Troubleshooter
    Parece que o último usuário desse tópico conseguiu resolver o problema, como havia acontecido comigo também, atualizando o firmware: https://linustechtips.com/topic/1027847-nvme-drive-not-working/?tab=comments#comment-14000057
    Exato, no meu caso acontece exatamente como nesse tópico aí. Porém no caso do cara aí ele disse que o ssd ainda chegou a funcionar um tempo e depois deu pau né, no meu eu nem consegui usar nenhum dia! :P 

    E também, pelo que entendi, aparentemente na verdade o carinha aí do tópico não conseguiu resolver né:
    "Hi, unfortunately I did not fix the issue and had to chuck the drive. If you have warranty though I would suggest RMA the drive if you can."

    Se a loja mandar outro e eu fizer esse processo todo de firmware e não der certo, aí eu vou tentar acionar a ADATA mesmo, sei lá, tô quase me arrependendo já... 
    :/:anguished:
  • Cara, tá nas suas mãos querer tentar ou não atualizar o firmware. Mas como eu lhe disse antes, eu também tenho um sx6000lnp de 512gb que apresentou exatamente o mesmo problema. Inclusive, o que estava aparecendo na guia information do bios, também era o controlador do ssd e não o modelo. Me parece que alguém tentou atualizar o firmware do ssd, mas não completou com sucesso. Mas se o ssd está aparecendo no bios, significa que o firmware não está totalmente corrompido. Eu realmente que vale apena seguir a dica desse manual: https://us.v-cdn.net/6029997/uploads/editor/el/lh7896hldn23.pdf

    Você pode ao menos verificar se há realmente uma atualização do firmware desse ssd e me enviar uma foto? Quando você clicar em update, ele não irá atualizar o firmware imediatamente. Ele irá baixar um arquivo .zip:

    Se puder, me envie uma foto da versão do firmware.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • CaioGGui
    CaioGGui Member Posts: 19 Troubleshooter
    Como disse, eu não estou com o SSD nesse momento, devolvi pra loja e estou esperando chegar o outro, então creio que não consigo fazer essa verificação aí do firmware, né?
    Mas assim que chegar vou pegar esse manual aí e tentar fazer de acordo com essas instruções que você mandou! Daí posso postar mais informações em relação à essa coisa da versão do firmware e etc.
    Mas obrigado desde já pelas dicas e pela força, cara, de verdade! :+1:
  • Ah, ok! eu pensava que você ainda estava com ssds em mãos. É uma pena. Estava curioso para saber se a minha dica resolveria o problema daquele ssd. Eu sempre gosto de ir até o fundo do poço para tentar resolver o problema. Quando o meu sx6000lnp deu esse problema, eu passei o dia inteiro caçando uma solução, sendo que o problema era muito simples de resolver e até hoje, o ssd funciona sem problemas. Quando o novo ssd chegar, avisa aqui.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • CaioGGui
    CaioGGui Member Posts: 19 Troubleshooter
    Responder ✓
    Só para confirmar aqui e poder fechar esse tópico, o ssd realmente estava com defeito, realizei a troca pelo site onde comprei e me enviaram um novo que funcionou normalmente!