Acer Aspire A15-54G-53GP - Sem gerenciador de áudio, não consigo usar o microfone do fone de ouvido

Lara2806
Lara2806 Member Posts: 12

Tinkerer

editado junho 2023 em Arquivo de 2020
[IMPORTANTE] Olá, pessoal! Estou enfrentando mais problemas com meu Aspire A15-54G. Desta vez, não consigo usar NENHUM microfone que não seja o do próprio notebook, seja o microfone do fone de ouvido ou um microfone externo. Meu computador não veio com o Gerenciador de Áudio HD Realtek: 



Não consigo fazer NENHUM tipo de configuração, e já tentei baixar o driver do Realtek pelo site da própria Acer e também pelo Driver Booster, instalei, o computador reinicia e não acontece mais nada. O ícone do Gerenciador de Áudio continua não aparecendo em lugar algum do meu computador. O único driver que funcionou, foi o Realtek Audio Console, mas por lá não consigo ativar meu microfone externo com nenhuma configuração. 

Como corrigir esse problema? Há alguma forma de baixar esse gerenciador de forma que ele funcione? É possível ativar meu microfone externo pelo Realtek Audio Console? Existe algum outro gerenciador de áudio que seja possível baixar no lugar desse Realtek?

Desde já, agradeço pela ajuda e fico no aguardo de uma resolução. Em épocas festivas e diante do cenário que estamos vivendo, o contato à distância é fundamental e preciso do meu microfone funcionando para eventuais videoconferências e afins...

Respostas

  • felipeolliveira
    felipeolliveira Member Posts: 3 New User
    editado dezembro 2020
    @Lara2806
    Estou com o mesmo problema. Porém, no meu caso, quando eu instalo o driver Realtek e o Áudio Console pelo site da Acer, o áudio simplesmente não funciona. A única forma de fazer funcionar pelo menos o áudio do headset é desinstalando o driver fornecido pela Acer e deixando o Windows gerenciar com um driver genérico. Entretanto, esse driver genérico identifica o meu headset como um headphone (sem microfone).

    Faço as mesmas indagações que a Lara, pois tenho eventuais reuniões de trabalho e não consigo usar o microfone do meu headset, o que dificulta bastante a conversa. Gostaria de uma solução o mais breve possível!

    Obrigado.
  • Lara2806
    Lara2806 Member Posts: 12

    Tinkerer

    @egydiocoelho @MaClane Olá, pessoal! 
    Será que conseguem nos ajudar, pls?

    Muito obrigada! 
  • Você já verificou no programa realtek audio console? Além disso, conecte o fone de ouvido e depois clique no ícone NOTIFICAÇÕES ao lado do relógio e veja se aparece algo.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • felipeolliveira
    felipeolliveira Member Posts: 3 New User
    editado dezembro 2020
    @egydiocoelho
    Sim!

    Vou explicar de forma mais detalhada o que está acontecendo no meu caso, quando instalo o driver fornecidos pela Acer e quando desinstalo e deixo o Windows resolver automaticamente, ok?

    ======================================

    1. Com o driver e softwares fornecidos pela Acer:

    - Basicamente, o retorno que eu tenho é que tudo está funcionando: driver e Realtek Audio Console, porém não está. E quando realizo um teste, sou informado que há um problema. Sempre que desconecto o fone e retorno, há aquela notificação que você citou, então seleciono a opção "headset".

    - Os drivers que baixei no site da Acer:


    - O Realtek Audio Console (ao fundo você vê "...dset", pois havia selecionado o "headet" antes de tirar a screenshot):


    - Mostrando que o driver está instalado e há falha na reprodução de áudio:


    ======================================

    2. Sem o driver e o Realtek Audio Console fornecido pela Acer. Deixei o Windows instalar automaticamente um driver genérico:

    - Desse modo, eu consigo pelo menos ter o áudio do laptop e consigo selecionar entre a caixa de som e o headphone. Porém, ele não identificou que o meu fone é um headset (com microfone) e sim um headphone (apenas fone). Sendo assim, o única entrada de microfone que tenho é a do laptop, tornando o meu problema semelhante ao da @Lara2806 .

    - Mostrando que o driver é fornecido pela Microsoft, acredito eu que pela instalação automática de um driver genérico. Logo abaixo estou mostrando que não tenho mais o driver da Acer, por isso o Realtek Audio Console não funciona.


    ======================================

    Conclusão:

    - Usando o driver da Acer, fico sem entrada e saída de áudio.
    - Removendo o driver da Acer, tenho saída de áudio (headphone e speakers) e apenas uma entrada de áudio (microfone do laptop)

    Só pra informar, meu laptop é um Nitro 5-AN515-54
  • felipeolliveira
    felipeolliveira Member Posts: 3 New User
    editado dezembro 2020
    (estou escrevendo novamente, pois de alguma forma meu comentário sumiu das respostas)

    @egydiocoelho
    Sim!

    Tentarei ser o mais detalhista possível. Vou descrever o que acontece quando instalo o driver fornecido pela Acer e quando deixo o driver ser instalado automaticamente pelo Windows, ok?

    ==========================================

    1. Driver e softwares fornecidos pela Acer: 

    - Basicamente, tenho o retorno de que está funcionando perfeitamente, porém não está. Fico completamente sem áudio, tanto de entrada quanto de saída.
    Ao tentar realizar um teste nas dispositivo, sou informado que há um problema.

    - Esses são o driver e os softwares que baixei e instalei à partir da área de suporte da Acer:


    - Realtek Audio Console funcionando (ao fundo, você pode ver que selecionei a opção "headset"). Inclusive, toda a parte de notificação que você mencionou aparece aqui.


    - O driver da Realtek instalado e o problema de falha no teste, mostrando que estou sem áudio.

    ==========================================

    2. Sem o driver da Acer. Deixando o Windows instalar o driver automaticamente:

    - É a única maneira de eu ter pelo menos o áudio de saída. Desse modo, eu tenho tanto o áudio do alto-falante como o do headset, porém nesse caso ele identifica que o meu dispositivo é um headphone (apenas com fone) e não um headset (com microfone), então a única entrada de áudio é a do laptop. Nesse ponto, meu problema se assemelha com o da @Lara2806 .

    - Abaixo, está o driver que o Windows instalou automaticamente (dá pra observar que o fornecedor é Microsoft). Inclusive, nesse caso, já que não há mais um driver da Realtek, o Audio Console não funciona corretamente.


    ==========================================

    Concluindo:

    - Com o driver da Acer, fico sem entrada e saída de áudio;
    - Sem o driver da Acer, deixando o Windows resolver o problema do driver, tenho saída de áudio (speakers e headphone), porém só tenho uma entrada de áudio que é a do laptop.

    Por enquanto, deixei sem o driver da Acer pra que possa, pelo menos, usar a saída de áudio normalmente.
    Só pra informar, o modelo do meu laptop é o Nitro 5 - AN515-54.

    Obrigado! 
  • Lara2806
    Lara2806 Member Posts: 12

    Tinkerer

    Você já verificou no programa realtek audio console? Além disso, conecte o fone de ouvido e depois clique no ícone NOTIFICAÇÕES ao lado do relógio e veja se aparece algo.
    Oi! Verificar exatamente em qual parte do Realtek Audio Console? Quando conecto o fone de ouvido, aparece uma notificação (sem nenhuma sinalização, preciso entrar manualmente no ícone), para aprovar o uso do microfone. Há alguma forma de conectar o fone automaticamente sem que eu precise dar esse "ok''? 

    Além disso, não consigo selecionar o meu microfone externo em nenhum tipo de conferência ou algo do tipo, como em outros computadores com a mesma versão de sistema operacional. Aparece apenas a opção de utilizar o microfone interno do Notebook, conforme imagem abaixo: 

     

    Na imagem, meu fone já está conectado e não é identificado no programa Zoom, como exemplo. Mas o mesmo problema acontece em outros programas também, como Teams, Discord, Google Meet, etc.

  • Em atualizações opcionais, há algum driver para o waves e para o realtek?

    As vezes, a notificação pode aparecer aqui:

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :)