Wifi com performance ruim e caindo de tempos em tempos no Ubuntu 20.04

FEFITOW
FEFITOW Member Posts: 7

Tinkerer

editado junho 2023 em Arquivo de 2020
Pessoal, Possuo um Nitro AN515-54. Instalei o Ubuntu 20.04 removendo o Endeless OS que vinha de fábrica. Noto algumas coisas no Notebook após a instalação:
1 - Wifi lenta (o notebook antigo um Asus I5 com 8GB e o Ubuntu 18.04 tem conexão melhor que ele), já vi este assunto aqui: https://askubuntu.com/questions/1230525/ubuntu-20-04-network-performance-extremely-slow
2 - De tempos em tempo a Wifi cai, impedindo downloads grandes, parece ser um tempo randômico, alguém já passou por isso? Tem a ver com a placa NVIDIA?;
3 - O Cooler que fica atrás parece que fica sempre no máximo, gerando um barulhão, e acho que não era para ficar o tempo todo no máximo. Alguém já passou por isso?

Respostas

  • 1 e 2) Você pode informar o modelo exato da placa de rede sem fio. Essas placas de redes sem fio mais recentes, estão tendo alguns problemas de compatibilidades com roteadores mais antigos. Eu sugiro que você desative o WMMW ou QoS no roteador, o WPS e deixe a senha apenas em WPA2.
    3) Alguns usuários estão contornado esse "problema", até que a acer lance um novo bios, configurando os fans manualmente no predator sense.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • FEFITOW
    FEFITOW Member Posts: 7

    Tinkerer

    1 e 2) Você pode informar o modelo exato da placa de rede sem fio. Essas placas de redes sem fio mais recentes, estão tendo alguns problemas de compatibilidades com roteadores mais antigos. Eu sugiro que você desative o WMMW ou QoS no roteador, o WPS e deixe a senha apenas em WPA2.
    3) Alguns usuários estão contornado esse "problema", até que a acer lance um novo bios, configurando os fans manualmente no predator sense.
    Obrigado pela ajuda... to quase tentando descer para o 18.04 para ver se ele é mais amigável, o 20.04 tá osso...
    Olha a placa aí abaixo.
      *-network                 
           descrição: Ethernet interface
           produto: RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet Controller
           fabricante: Realtek Semiconductor Co., Ltd.
           ID físico: 0
           informações do barramento: pci@0000:07:00.0
           nome lógico: enp7s0
           versão: 25
           serial: 7c:8a:e1:d9:31:f3
           capacidade: 1Gbit/s
           largura: 64 bits
           clock: 33MHz
           capacidades: pm msi pciexpress msix bus_master cap_list ethernet physical tp mii 10bt 10bt-fd 100bt 100bt-fd 1000bt-fd autonegotiation
           configuração: autonegotiation=on broadcast=yes driver=r8169 firmware=rtl8168h-2_0.0.2 02/26/15 latency=0 link=no multicast=yes port=MII
           recursos: irq:17 porta de E/S:3000(tamanho=256) memória:a4304000-a4304fff memória:a4300000-a4303fff
      *-network
           descrição: Interface sem fio
           produto: Wi-Fi 6 AX200
           fabricante: Intel Corporation
           ID físico: 0
           informações do barramento: pci@0000:08:00.0
           nome lógico: wlp8s0
           versão: 1a
           serial: ac:67:5d:a8:51:c9
           largura: 64 bits
           clock: 33MHz
           capacidades: pm msi pciexpress msix bus_master cap_list ethernet physical wireless
           configuração: broadcast=yes driver=iwlwifi driverversion=5.4.0-40-generic firmware=48.4fa0041f.0 ip=192.168.15.6 latency=0 link=yes multicast=yes wireless=IEEE 802.11
           recursos: irq:18 memória:a4200000-a4203fff

  • FEFITOW
    FEFITOW Member Posts: 7

    Tinkerer

    Ah sim, vi no site da Intel o driver wifi (https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/support/articles/000005511/network-and-i-o/wireless-networking.html). 
    Só não sei como instalá-lo.
    Lá quando vou nos Drivers adicionais não acho os de WIfi da Intel.
  • Eu sugiro que você desative o WMMW ou QoS no roteador, o WPS e deixe a senha apenas em WPA2.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • FEFITOW
    FEFITOW Member Posts: 7

    Tinkerer

    Eu sugiro que você desative o WMMW ou QoS no roteador, o WPS e deixe a senha apenas em WPA2.
    Fiz um teste aqui, coloquei o Ubuntu 18.04 num pendrive e o sistema está suave na nave. O Cooler não fica disparando e nem o Wifi oscilando. Será que tentar instalar o driver da Intel ajudaria em algo?
  • Se você estiver utilizando um dual boot com o windows 10, eu sugiro que você atualize o driver no windows e faça as modificações no roteador.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • FEFITOW
    FEFITOW Member Posts: 7

    Tinkerer

    Não tenho Windows, comprei com o Endless OS já para não ter mesmo  =)
  • Desative o WMM ou QoS, o WPS e coloque apenas a senha WPA 2 no roteador.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • FEFITOW
    FEFITOW Member Posts: 7

    Tinkerer

    Bom, pra ser feliz tiver que fazer downgrade para o 18.04. É a vida...
  • Então essa foi a única solução? Você já procurado alguma solução na comunidade do linux?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • FEFITOW
    FEFITOW Member Posts: 7

    Tinkerer

    Então essa foi a única solução? Você já procurado alguma solução na comunidade do linux?
    Procurei bastante, parece ser uma issue real, que ainda será corrigido com atualizações futuras.
    https://askubuntu.com/questions/1230525/ubuntu-20-04-network-performance-extremely-slow