Acer Nitro 5 (AN515-52) tendo quedas frequentes de FPS.

Henrique_
Henrique_ Member Posts: 30 Troubleshooter
editado junho 2023 em Arquivo de 2020
Comprei um Acer Nitro 5 (AN515-52) Intel Core i5-8300H CPU @ 2.3GHz, 16gb de ram, GTX 1500 (4GB) e intel(R) UHD Graphics 630. Windows 10, em janeiro, infelizmente, tive muitos problemas com esse produto.
O primeiro notebook veio com um problema na placa de vídeo Nvidia, mandei para a assistência da Acer que identificaram o problema e realizaram a troca da placa Mãe.
Esse processo demorou cerca de um mês e meio.
Quando devolveram meu notebook, ele chegou com um problema no mouse pad, o mesmo estava com problema no clique do lado direito. Então la fui eu novamente enviar o notebook para Acer.
Dessa segunda vez o reparo demorou cerca de duas semanas.
Agora com um tempinho, um mês apos esse longo caminho de enviar o notebook para assistência, estou tendo problemas constantes de queda de FPS durante os jogos.
Vocês também tem esse problema de quedas frequentes no FPS durante suas jogatinas?
Infelizmente estou muito descontente com este produto da Acer.
As quedas de FPS ocorrem em varios jogos como League Of Legends (LOL), Call of Duty Warzone, GTA V.
GTA V e COD Warzone eu jogo com configurações de video baixas, por sererm jogos mais pesados, LOL ja jogo com configurações medias e altas.

Gostaria de alguma ajuda e sugestões para acabar com este problema.
É muito frustante quando essas quedas acontecem em momentos de lutas e/ou tiroteios.
Obrigado.

Melhores respostas

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Responder ✓
    Boa noite Henrique_ !

    As temperaturas que relatou nos testes que solicitei estão atingindo os limites seguros de TDP para esse aparelho.
    Eu recomendo que comece por realizar um teste:
    Acesse o plano de energia e sets o limite máximo de energia do processador me 99%.
    Depois deve reiniciar e fazer um tese.

    Possui base resfriadora e kit de mouse + teclado externos?
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Responder ✓
    Boa noite Henrique_ !

    Nesse caso, eu recomendo que tente uma reinstalação completa o sistema OEM e faça um teste após isso.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Henrique_
    Henrique_ Member Posts: 30 Troubleshooter
    Responder ✓
    MaClane disse:
    Boa noite Henrique_ !

    Nesse caso, eu recomendo que tente uma reinstalação completa o sistema OEM e faça um teste após isso.
    Estou fazendo a reinstalação completa de fabrica.
    Não sei qual a versão original desse notebook pois comprei ele em janeiro e pode ser que já venha uma versão mais nova.
    De qualquer forma amanhã quando terminar a reinstalação do sistema eu volto para atualizar.
    Obrigado pela ajuda até agora.
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Responder ✓
    Então a versão será a 1903 ou 1909.
    Assim que reinstalar, bloqueie o Windows Update para que ele não atualize os pacotes mais recentes.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
«13

Respostas

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa tarde Henrique_ !

    Acesse o MSCONFIG e desabilite TODAS as aplicações que iniciam com o sistema e todos os serviços que não sejam Microsoft.
    Desinstale qualquer antivírus.
    Realize uma limpeza de temporários do sistema e do disco como Administrador.
    Atualize a release do Windows para a 1909.

    Verifique todas essas questões também:

    1- todos os drivers e o Windows devem estar devidamente atualizados
    2- o aparelho deve estar setado para usar o plano de energia de alto desempenho do Windows
    3- sete o desempenho mínimo e máximo do processador em 100% em ambos modos (tanto na bateria quanto conectado na tomada de energia)
    4- a bateria deve ser carregada a 100% antes de jogar
    5- a bateria deve estar setada nas opções avançadas de energia para máximo desempenho
    6- as aplicações dos jogos devem estar setadas no Painel da GPU dedicada (Nvidia) para ser a principal
    7- o aparelho deve estar conectado diretamente a uma tomada de energia exclusiva, devidamente aterrada sem nenhum adaptador
    8- o batterybooster deve estar desativado
    9- desative o FPS limit
    10- sete a Intel HD Graphics para desempenho máximo
    11- desinstale todas as aplicações X-Box da Microsoft
    12- desative o gravador DVR
    13- habilite a opção maxframerate no painel de controle nvidia
    13- todos os jogos devem estar instalados na mesma unidade de disco e partição que o sistema operacional

    Depois reinicie e faça um teste.


    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Eu sugiro que você veja a dica desse usuário também: https://community.acer.com/pt/discussion/comment/859158/#Comment_859158
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Essa questão é referente ao um jogo especifico e não se adequa as configurações universais para outros jogos.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Henrique_
    Henrique_ Member Posts: 30 Troubleshooter
    MaClane disse:
    Boa tarde Henrique_ !

    Acesse o MSCONFIG e desabilite TODAS as aplicações que iniciam com o sistema e todos os serviços que não sejam Microsoft.
    Desinstale qualquer antivírus.
    Realize uma limpeza de temporários do sistema e do disco como Administrador.
    Atualize a release do Windows para a 1909.

    Verifique todas essas questões também:

    1- todos os drivers e o Windows devem estar devidamente atualizados
    2- o aparelho deve estar setado para usar o plano de energia de alto desempenho do Windows
    3- sete o desempenho mínimo e máximo do processador em 100% em ambos modos (tanto na bateria quanto conectado na tomada de energia)
    4- a bateria deve ser carregada a 100% antes de jogar
    5- a bateria deve estar setada nas opções avançadas de energia para máximo desempenho
    6- as aplicações dos jogos devem estar setadas no Painel da GPU dedicada (Nvidia) para ser a principal
    7- o aparelho deve estar conectado diretamente a uma tomada de energia exclusiva, devidamente aterrada sem nenhum adaptador
    8- o batterybooster deve estar desativado
    9- desative o FPS limit
    10- sete a Intel HD Graphics para desempenho máximo
    11- desinstale todas as aplicações X-Box da Microsoft
    12- desative o gravador DVR
    13- habilite a opção maxframerate no painel de controle nvidia
    13- todos os jogos devem estar instalados na mesma unidade de disco e partição que o sistema operacional

    Depois reinicie e faça um teste.


    Já havia feito todas essas configurações mas nada mudou, o jogo roda entre 60 e 70 FPS e do nada cai para 15 por alguns segundos.
    A unica dica que é impossível de se realizar é colocar os jogos na mesma unidade que o Windows pois o SSD hd que vem no notebook tem apenas 128GB sendo que cerca de 26GB são utilizados pelo windows, jogos como GTA V e COD Warzone possuem mais de 100GB, assim sendo não tem como instalar na mesma unidade.
    Também andei lendo aqui pela comunidade inúmeros relatos de problemas parecidos, estou começando a pensar que este problema é cronico dos Acer nitro 5, an515-52.
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    editado junho 2020
    A unica dica que é impossível de se realizar é colocar os jogos na mesma unidade que o Windows pois o SSD hd que vem no notebook tem apenas 128GB sendo que cerca de 26GB são utilizados pelo windows, jogos como GTA V e COD Warzone possuem mais de 100GB, assim sendo não tem como instalar na mesma unidade.

    R: muitas opções requerem conhecimento correto para ser aplicadas.
    É OBRIGATÓRIO que TODOS os jogos estejam na unidade SSD.
    Instalar no HDD irá gerar erros de performance  lags.
    Principalmente jogos com mapas grandes.
    Não há outra solução se não adquirir outro SSD.

    Também andei lendo aqui pela comunidade inúmeros relatos de problemas parecidos, estou começando a pensar que este problema é cronico dos Acer nitro 5, an515-52.

    R: absolutamente nada de "crônico".
    Os relatos são de usuario que não tem conhecimento adequado para configurar e otimizar um sistema para jogos.
    Lhe afirmo com prosperidade com base em todo meu conhecimento e que possui um modelo EXATAMENTE dessa serie: An515-52-5188 e jogo TODOS os jogos atuais (inclusive GTA 5 e COD: WZ sem nenhum problema de desempenho em em configurações Ultra.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Você pode informar também se está conectando o notebook diretamente em uma tomada com aterramento ou se está utilizando algum tipo de extensão ou algo assim? Quando você conecta um monitor externo, também há queda de fps?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Henrique_
    Henrique_ Member Posts: 30 Troubleshooter
    Você pode informar também se está conectando o notebook diretamente em uma tomada com aterramento ou se está utilizando algum tipo de extensão ou algo assim? Quando você conecta um monitor externo, também há queda de fps?
    Direto na tomada, com aterramento, e bateria carregada 100%.
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa noite Henrique_ !

    Assim que verificar tudo, me informe aqui!

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Henrique_
    Henrique_ Member Posts: 30 Troubleshooter
    Boa noite.
    MaClane disse:
    Boa noite Henrique_ !

    Assim que verificar tudo, me informe aqui!

    Realizei todas as dicas, inclusive instalei o League of legends no ssd e infelizmente o problema persistiu.
    Alguma outra ideia?


    É sempre a mesma coisa, o jogo funciona normal até alguma hora que ele da essas travadas.

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Se o jogo esta no HDD ao invés do SSD, não há como solucionar de forma permanente.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Henrique_
    Henrique_ Member Posts: 30 Troubleshooter
    MaClane disse:
    Se o jogo esta no HDD ao invés do SSD, não há como solucionar de forma permanente.
    Eu instalei o jogo no SSD e não no HDD.
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Utilize o HWMonitor e post aqui um print das temperaturas.
    Qual sua banda de internet?
    Utiliza conexão wireless?
    Já testou via cabo?
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Henrique_
    Henrique_ Member Posts: 30 Troubleshooter
    MaClane disse:
    Utilize o HWMonitor e post aqui um print das temperaturas.
    Qual sua banda de internet?
    Utiliza conexão wireless?
    Já testou via cabo?
    Vou baixar o HWMonitor e posto as temperaturas, mas olhando pelo MSI Afterburner as temperatura durante os jogos pesados chegam a 90 - 97 ºC

    Tenho internet da VIVO fibra 100 Mega e utilizo cabo.
    As portas também ja estão abertas.
  • Henrique_
    Henrique_ Member Posts: 30 Troubleshooter
    MaClane disse:
    Utilize o HWMonitor e post aqui um print das temperaturas.
    Qual sua banda de internet?
    Utiliza conexão wireless?
    Já testou via cabo?
    Estes são os resultados após uma unica partida de Warzone. 

  • Essas temperaturas estão altas. O seu notebook está na garantia? Se estiver, vá nas opções de energia e limite o processador em 99%. Se não estiver, faça o undervolting: Red-Sand ThrottleStop Undervolt Profiles Pre-Made — Acer Community
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • WillDoNitro5
    WillDoNitro5 Member Posts: 344 Seasoned Practitioner WiFi Icon
    É sempre bom relatar que o uso de Gravadores de tela junto com o jogos a tendencia de uso da cpu e gpu serão maiores. Já testou sem utilizar o gravador?
    Estarei sempre disposto a ajudar no que for possível e compartilhar conhecimentos que adquiri por aqui.
    Sempre utilize o fórum para qualquer tipos de dúvidas, e mantenha moderação e respeito com todos!😉

    ===============================================



  • Henrique_
    Henrique_ Member Posts: 30 Troubleshooter
    editado junho 2020
    Essas temperaturas estão altas. O seu notebook está na garantia? Se estiver, vá nas opções de energia e limite o processador em 99%. Se não estiver, faça o undervolting: Red-Sand ThrottleStop Undervolt Profiles Pre-Made — Acer Community
    Esta na garantia sim, foi comprado em janeiro na própria loja da Acer.
    Ele foi para a assistência técnica da Acer 2 vezes.
    1ª - Vicio na placa de vídeo. O notebook ficava apresentando telas azuis o tempo todo.
    Dessa vez eles realizaram a troca da placa Mãe.
    2ª - Mousepad voltou da assistência com problema no lado direito.
    Dessa realizaram o reparo do mousepad, mas não me informaram se foi trocado.

    Hoje faz +- 2 meses que o notebook voltou da assistência Acer.
  • Henrique_
    Henrique_ Member Posts: 30 Troubleshooter
    É sempre bom relatar que o uso de Gravadores de tela junto com o jogos a tendencia de uso da cpu e gpu serão maiores. Já testou sem utilizar o gravador?
    Sim mas não muda em nada.
  • WillDoNitro5
    WillDoNitro5 Member Posts: 344 Seasoned Practitioner WiFi Icon
    Já fez uma otimização do seu sistema? quantos gigas tem livre em seu hd?
    Estarei sempre disposto a ajudar no que for possível e compartilhar conhecimentos que adquiri por aqui.
    Sempre utilize o fórum para qualquer tipos de dúvidas, e mantenha moderação e respeito com todos!😉

    ===============================================



  • Ok! Mas você já limitou o processador em 99% para verificar se as temperatuas diminuem?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :)