Falha ao tentar instalar outro sistema no notebook

ewertonfe
ewertonfe Member Posts: 1 New User
editado maio 2021 em Laptops
VOU SER O MAIS CLARO E OBJETIVO pra ver se alguém consegue me ajudar.
Tenho um notebook ES1-533 e ele veio da loja com o windows 10 SL. O que quero é utilizar o linux nele, porém, não consigo instalar. Ele vem por padrão em modo UEFI e NÃO EXISTE MANEIRAS DE ALTERAR PARA LEGACY (já tentei de tudo, combinações de teclas e etc, mas nada, ABSOLUTAMENTE NADA faz com que libere e eu possa alternar entre uma ou outra opção). O secure boot está desativado, consegui fazer isso colocando uma senha na BIOS, e essa é a ÚNICA CONFIGURAÇÃO QUE CONSEGUI ALTERAR. Já assisti e li a váaaaaaaaarios tutoriais sobre como instalar uma distro linux em modo UEFI e nunca deu certo. Também já contatei a ACER e eles simplesmente se recusaram a oferecer ajuda com a desculpa de que o único produto oficial é o windows. Já tentei instalar particionando manualmente, criando pendrives com programas A ou B com partições em não sei o quê e nada nada naaaaaaaaaaaaaaadaaaaa funciona. Sou 100% obrigado a utilizar essa ** de wondows 10. Ah! E uma informação adicional... Durante a instalação do ubunto (independente da versão) ele sempre sempre sempre trava na hora que chega no "GRUB 2", e com outros sistemas (Debian, fedora, Mint) ele trava quando chega na parte "configurando o boot" e a partir daí tenho que reiniciar e voltar a instalar o windows porque o pc está totalmente sem sistema... E nem sequer dual boot (coisa que odeio) eu consigo. Alguém EM NOME DE CRISTO sabe como resolvo isso ou só jogando essa **de computador fora?

Ah, e não me respondam com links para tutoriais ou vídeos que eu não aguento mais ver essas coisas e nada funcionar...


Obrigado para quem responder... de coração!     Um jovem desesperado

Comentários

  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 97,695 Trailblazer
    editado janeiro 2019
    Olá! É possível sim instalar o linux nesse modelo, veja: https://askubuntu.com/questions/862946/unable-to-install-ubuntu-on-acer-aspire-es1-533
    Por favor, entenda que esse problema é apenas de configuração e não da máquina em si!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    editado fevereiro 2020
    ewertonfe disse:
    VOU SER O MAIS CLARO E OBJETIVO pra ver se alguém consegue me ajudar.
    Tenho um notebook ES1-533 e ele veio da loja com o windows 10 SL. O que quero é utilizar o linux nele, porém, não consigo instalar. Ele vem por padrão em modo UEFI e NÃO EXISTE MANEIRAS DE ALTERAR PARA LEGACY (já tentei de tudo, combinações de teclas e etc, mas nada, ABSOLUTAMENTE NADA faz com que libere e eu possa alternar entre uma ou outra opção). O secure boot está desativado, consegui fazer isso colocando uma senha na BIOS, e essa é a ÚNICA CONFIGURAÇÃO QUE CONSEGUI ALTERAR. Já assisti e li a váaaaaaaaarios tutoriais sobre como instalar uma distro linux em modo UEFI e nunca deu certo. Também já contatei a ACER e eles simplesmente se recusaram a oferecer ajuda com a desculpa de que o único produto oficial é o windows. Já tentei instalar particionando manualmente, criando pendrives com programas A ou B com partições em não sei o quê e nada nada naaaaaaaaaaaaaaadaaaaa funciona. Sou 100% obrigado a utilizar essa droga de wondows 10. Ah! E uma informação adicional... Durante a instalação do ubunto (independente da versão) ele sempre sempre sempre trava na hora que chega no "GRUB 2", e com outros sistemas (Debian, fedora, Mint) ele trava quando chega na parte "configurando o boot" e a partir daí tenho que reiniciar e voltar a instalar o windows porque o pc está totalmente sem sistema... E nem sequer dual boot (coisa que odeio) eu consigo. Alguém EM NOME DE CRISTO sabe como resolvo isso ou só jogando essa droga de computador fora?

    Ah, e não me respondam com links para tutoriais ou vídeos que eu não aguento mais ver essas coisas e nada funcionar...


    Obrigado para quem responder... de coração!     Um jovem desesperado
    Já existem vários usuários que realizaram o procedimento de instalação de alguma distro Linux nessa máquina. 
    Qualquer distro Linux atual é perfeitamente possível instalar em modo Uefi.
    Você não é 100% obrigado a nada.
    Todo equipamento é livre para se instalar o SO que preferir.
    ...
    ...aconselho que leve o aparelho para alguém que tenha especialização e possa instalar para você. 
    Do contrário, é necessário ler e aprender para que a inalação seja realizada com sucesso. 
    O "problema" NÃO é no aparelho, na Bios, com a Acer, etc... 
    O "problema" é com o pacote do bootloader que não foi totalmente atualizado pelos mantenedores e apresenta incompatibilidade com vários equipamentos, dentre eles Dell, Asus e HP.

    Leia, entenda, é realize os procedimentos citados pelo colega Egydio e aqui também: 

    https://ubuntuforums.org/showthread.php?t=2386500
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • mendesdeaguiar
    mendesdeaguiar Member Posts: 1 New User
    O seu caso é o seguinte: Tem que desativar a inicialização rápida, tenho um Acer e também tive dificuldade para saber disso. Provavelmente você já resolveu o problema, mas vou responder a fim de ajudar os outros usuários que também tenha esta dúvida.
    Resposta:

    Desative a opção Fast Startup (Inicialização Rápida).

    1. Digite Opções de energia na caixa de pesquisa e pressione Enter;
    2. Selecione Escolher a função dos botões de energia;
    3. Clique em Alterar configurações não disponíveis no momento;
    4. Role para baixo para Configurações de desligamento, e desmarque a opção Ligar inicialização rápida, para desativar a função;
    5. Clique em Salvar alterações.

  • Adriano21
    Adriano21 Member Posts: 9

    Tinkerer

    Segue o passo a passo
    https://youtu.be/EO5TNq-3E7s