A315-53: NOVO muito lento

100Sentido
100Sentido Member Posts: 4 New User
Comprei o Aspire 3 A315-53-C6CS. Faz 3 dias que chegou...
De início já achei lento para iniciar (cerca de 3 minutos) atualizei o Windows para versão mais recente 1903.
Os drives todos atualizados.
No entanto o PC é muito lento, onde acredito que pelos componentes não deveria ser assim, ainda mais por se tratar de um notebook novo.
O disco não fica constante em 100%, isso já foi verificado.
Mas a memória sempre tá acima de 60% (mesmo sem abrir nada)
Já acho lento pra abrir alguns aplicativos, até pra acessar as pastas do computador acho o delay alto mesmo sem ter nada executando.
E se tentar abrir outro aplicativo e alternar entre eles chega até a travar.

A cpu sempre tá livre, a memória acima de 60% e o disco chega a fica em 100% mas não é constante.

Reinstalei o sistema usando a reparação do Windows e mantendo os arquivos (mesmo n tendo nada, pois só instalei alguns aplicativos: lol, eclipse, java jdk, packet tracer, wireshark)

Tentei usar o Windows no modo de melhor desempenho (diminuindo as opções gráficas).
Aumentei o desempenho no gerenciamento de energia. 
Problema persiste...
Tentei jogar lol, o jogo travou durante o carregamento, o PC travou, não aceitava nenhum comando nem o ctrl+alt+del.
Não dava pra alternar para área de trabalho, fiquei + de 5 minutos esperando retorno um pouco dps consegui alternar para área de trabalho e fechar o jogo manualmente.

O que vocês recomendam? 
Formatar o notebook ou trocar? 
Acredito que não seja problema no hardware e sim no sistema, mas tenho receio de estar errado quanto a isso e passar do prazo de troca e ficar com esse problema.

I5-8250u 1.6 com turbo 3.4 GHz
UHD graphics 620
4Gb DDR 4
1TB HDD


[Título editado para incluir modelo do produto]

Respostas

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa noite 100Sentido !

    Esse modelo é de segmento básico.
    Não oferece suporte a jogos.
    O HDD é básico de 5400RPM somente.
    O processador é da série "u" que é desenvolvido com base de clock baixa (apenas 1.6Ghz) e voltado para economia de energia.
    E com somente 4Gb de RAM apenas para desempenhar tarefas simples como acesso a internet, edição de textos, visualização de videos, etc.
    Como um todo o aparelho não é de alto desempenho.

    Quanto a lentidão no Boot, deve verificar quais aplicações estão inicializando juntamente com o sistema.
    Verifique também quanto ao antivírus, qual tem instalado.

    Essa "lentidão" é somente na bateria ou conectado direto na tomada de energia também?


    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • 100Sentido
    100Sentido Member Posts: 4 New User
    Mesmo não sendo um aparelho de alto desempenho, tenho problemas para realizar atividades básicas.
    Embora o clock seja baixo, ele trabalha com 8 núcleos, como falei antes a cpu não parece ser um problema.
    4gb de ram não é "ruim"... O notebook é novo e não tem nada inciando junto com ele.

    E o jogo citado é bem leve.
    Um i5 de 8°geracao com 8 núcleos e 6 cache perde em desempenho pra um i3 4160?
    Pois meu computador é bem mais rápido que esse notebook. 
    E meu PC só tem o i3 4160, 4gb de ram e o HDD bem básico de 500gb.

    Peguei esse notebook por 2400 reais só pelo processador, com a intenção de por um SSD e aumentar a memória futuramente. TENHO a opção de trocar de notebook pagando a diferença se for preciso.


  • 100Sentido
    100Sentido Member Posts: 4 New User
    Com ele na energia ou fora, o problema persiste
  • Sobre a memória ram, desative serviços e programas desnecessários e reinicie:

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    100Sentido disse:
    Mesmo não sendo um aparelho de alto desempenho, tenho problemas para realizar atividades básicas.
    Embora o clock seja baixo, ele trabalha com 8 núcleos, como falei antes a cpu não parece ser um problema.
    4gb de ram não é "ruim"... O notebook é novo e não tem nada inciando junto com ele.

    E o jogo citado é bem leve.
    Um i5 de 8°geracao com 8 núcleos e 6 cache perde em desempenho pra um i3 4160?
    Pois meu computador é bem mais rápido que esse notebook. 
    E meu PC só tem o i3 4160, 4gb de ram e o HDD bem básico de 500gb.

    Peguei esse notebook por 2400 reais só pelo processador, com a intenção de por um SSD e aumentar a memória futuramente. TENHO a opção de trocar de notebook pagando a diferença se for preciso.


    8 núcleo emulados, não físicos.
    4Gb de RAM é baixíssimo pros padrões atuais.
    Desses 4Gb, parte é dedicada ao sistema operacional, parte é utilizada pelo GPU integrada e o restante fica para tarefas.
    Mesmo sendo "leve", nenhum dos componentes tem suporte adequado a jogos.
    Quanto a comparação entre o i5 e i3 que sugeriu, em tecnologias embargadas o i5 é superior mas em resposta final bruta de desempenho o i3 é sim superior.
    Se realmente adquiriu o modelo "apenas" pelo processador deveria ter se informado um pouco melhor antes.
    A geração dos processadores não pode ser o principal fator para aquisição.
    Existem diversos outros.
    Esse modelo de processador é básico e dedicado a tarefas simples de baixo consumo.
    Existe sim várias opções para melhorar o sistema, mas sempre irá esbarrar nesse ponto de ser um aparelho básico.
    Se tem como adquirir outro modelo, informe qual principal utilização irá dar a ele, quais aplicações pretende rodar e qual tipo de desempenho final que lhe oriento em um modelo mais adequado.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • 100Sentido
    100Sentido Member Posts: 4 New User
    O objetivo principal será pra estudo acadêmico, programação, virtualização de ambientes etc.
    E nas horas vagas jogar...

    Restaurei o sistema(solicitado pelo suporte Acer) e desativei o serviço de telemetria.

    Consegui rodar o jogo citado e o fps do mesmo aumentou de maneira exponencial.
    Antes tava a 30/40 e passou a 140fps nas mesmas configurações.
    No entanto o notebook apagou enquanto estive jogando, como se tivesse cortado energia da bateria e do carregador e só ligou depois que tirei a tomada do carregador, com ela conectada n respondia aos comandos de ligar e desligar do botão.
  • Se o notebook desligou de forma repentina, deve por causa deste botão:

    Eu sugiro que você coloque algumas camadas de fita isolante para pressioná-lo melhor:

    Eu também sugiro que você verifique se há superaquecimento!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Possivelmente energia estática acumulada.
    Realize o procedimento de reset da bateria.
    Se realmente existe a possibilidade de troca, pela sua descrição, modelo A515-51G-72DB lhe atenderia de forma bem superior.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Jeffmart
    Jeffmart Member Posts: 1 New User
    Eu acredito que o autor deste tópico já pode até ter trocado de note... Mas vou dar uma dica... Os HDs dessa linha Aspire 3 A315 (e Lenovo e Samsung similares, com i3 7020 e AMD equivalente, pelo que andei lendo em outros fórums) devem ser os grande vilões. Eu peguei o meu com Windows no mês passado. No primeiro dia e testei sem nada... Dava desespero usar... Sem nada instalado!!!... Apesar de ser o básico, não é um Celerom de geração passada, caramba. Não deveria ser assim. É um i3 de geração relativamente recente... No dia seguinte coloquei um M2 SSD de 120Gb no slot (mantive o HD 1T  para dados). Coloquei o sistema e os programas no M2... Sem brincadeira, parece outra máquina, completamente diferente. Não trava. Abre tudo quase instantâneo... Abro várias janelas simultâneas... E olha só... Daí precisei usar um linux... Coloquei no HD em dual boot... Na boa, roda milhões de vezes mais rápido e liso, abre mais programas (mesmo consumindo mais RAM) se eu INICIÁ-LO PELO PENDRIVE... O HD é simplesmente uma carroça!
  • que o ssd m2 é mais rápido que um hdd, não há dúvidas. no entanto, mesmo que o hdd seja muito lento que o ssd, lembre-se que há um problema de disco em 100% que também pode ocorrer em ssds e deixa o computador muito lento.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Jeffmart disse:
    Eu acredito que o autor deste tópico já pode até ter trocado de note... Mas vou dar uma dica... Os HDs dessa linha Aspire 3 A315 (e Lenovo e Samsung similares, com i3 7020 e AMD equivalente, pelo que andei lendo em outros fórums) devem ser os grande vilões. Eu peguei o meu com Windows no mês passado. No primeiro dia e testei sem nada... Dava desespero usar... Sem nada instalado!!!... Apesar de ser o básico, não é um Celerom de geração passada, caramba. Não deveria ser assim. É um i3 de geração relativamente recente... No dia seguinte coloquei um M2 SSD de 120Gb no slot (mantive o HD 1T  para dados). Coloquei o sistema e os programas no M2... Sem brincadeira, parece outra máquina, completamente diferente. Não trava. Abre tudo quase instantâneo... Abro várias janelas simultâneas... E olha só... Daí precisei usar um linux... Coloquei no HD em dual boot... Na boa, roda milhões de vezes mais rápido e liso, abre mais programas (mesmo consumindo mais RAM) se eu INICIÁ-LO PELO PENDRIVE... O HD é simplesmente uma carroça!
    Começando pela fato de que não existe "HDs dessa linha" ema qualquer aparelho de qualquer desenvolvedora.
    Todo e qualquer HDD tem performance e capacidade padrão para atender qualquer sistema.
    A questão não é o HDD nem SSD e sim questões de configuração e correções de incompatibilidades do Windows.
    SSDs tem sim maior velocidade de leitura e escrita mas não é solução para diversos problemas.
    Um deles o erro de uso de disco a 100% do Windows que ocorre quanto em HDDs quanto SSDs.
    Tenho um equipamento (antigo, dual-core, 4Gb de RAM) com boot-multiplo (7 sistemas operacionais diferentes dentre Windows e Linux) e meu tempo de é de 11 segundos em um HDD padrão.
    Tudo é questão de conhecimento e configuração.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • alexfabianovargas
    alexfabianovargas Member Posts: 1 New User
    Meu Deus..  Que arrependimento ter comprado esse notebook... Ruim é pouco pra ele... Só uso pro meu filho de 10 anos assistir aula. Mesmo assim é um parto... Tenho que sempre ligar ele com maus de hora de antecedência porque ele simplesmente demora esse tempo mesmo (1 hora) pra entrar em funcionamento e quando não entra não há Cristo que faça funcionar. Estarei entrando em contato com a lojas que me vendeu ou com a própria Acer para a troca do referido equipamento e também acionando o Procon. Essa m... de máquina não quero mais...
  • @alexfabianovargas Qual é o modelo exato? Exemplo AN515-51-58VH.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :)