Nitro 5 - Ocorreu um problema com seu PC

Manola_Manu
Manola_Manu Member Posts: 15

Tinkerer

editado junho 2023 em Arquivo de 2019
 Boa noite.
 Hoje estava usando o notebook (Notebook Acer Aspire Nitro 5 AN515-51-76EL) para fazer algumas ilustrações usando o software SAI e uma tablet Wacom, é minha primeira vez usando desde a instalação de ambos. Usei pouco menos de 2 horas direto, e nesse meio tempo eu tive que ligar o notebook na tomada. Cerca de meia hora com ele na tomada e usando a tablet ele ligou o ventilador pela primeira vez, ficou cerca de 3 minutos ligado até dar a tela azul com a frase "Ocorreu um problema no ceu PC e ele está se reinicializando".
 Por fim perdi grande parte da ilustracão graças a isso;
 De todas as vezes que utilizei o notebook para atividades rotineiras nada disso aconteceu, me preocupo que isso volte acontecer mais seguido pois uso do software para trabalho e não quero perder tudo quando isso acontece sem motivo aparente(?).
 Usava do mesmo programa e tablet em um dell super antigo que tinha e nunca tinha tido esse tipo de problema antes.
 
 Queria a ajuda de vocês pois estou em pânico, pois é um notebook novo e taxado pelo mercado como "um notebook gamer bom" e eu não estava usando nada menos q um software leve e um tablet, inclusive estava só com o software SAI aberto e mais nada.

 O notebook é novo e tem muitos poucos programas, comprei ele final de Junho. Não sei se isso tem algo a ver mas o SAI mostra o uso de memória durante o processo de desenho e estava em 94%, estou em duvida se foi por isso.. ele tem um HDD porém são separados, a memória interna dele (a que aparece o logo do windows na pastinha) está pouco menos da metade, e a outra está só com 4 gb usados. 
 Se isso afeta algo gostaria de saber também como posso juntar ambas em uma única "pasta".


Respostas

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa noite Manola_Manu !

    Primeiramente entenda que aparelhos de alto desempenho se aquecem muito mais rápido e facilmente que outros aparelhos de segmentos mais diários.
    Dessa forma, quando utiliza alguma aplicação que necessite de maior poder de processamento, o aparelho irá aquecer mais e consequentemente ativar a alta rotação dos coolers.

    Por isso deve manter o aparelho conectado na tomada de energia quando realizar tais procedimentos e preferencialmente adquirir uma base resfriadora.

    Quanto a "memória", se refere a de armazenamento do SSD e HDD ou RAM e VRAM.
    De qualquer forma, não há como "juntar" em nenhum dos casos.

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Cleberton
    Cleberton Member Posts: 21 Troubleshooter
    esse modelo sempre dando problemas
  • Manola_Manu
    Manola_Manu Member Posts: 15

    Tinkerer

    MaClane disse:
    Boa noite Manola_Manu !

    Primeiramente entenda que aparelhos de alto desempenho se aquecem muito mais rápido e facilmente que outros aparelhos de segmentos mais diários.
    Dessa forma, quando utiliza alguma aplicação que necessite de maior poder de processamento, o aparelho irá aquecer mais e consequentemente ativar a alta rotação dos coolers.

    Por isso deve manter o aparelho conectado na tomada de energia quando realizar tais procedimentos e preferencialmente adquirir uma base resfriadora.

    Quanto a "memória", se refere a de armazenamento do SSD e HDD ou RAM e VRAM.
    De qualquer forma, não há como "juntar" em nenhum dos casos.

     Pois é, meu problema não acredito que tenha sido o tal aquecimento (ou eu espero) pois estava usando ele em uma mesa de vidro e a janela estava aberta, e a temperatura ambiente não está alta. 
     Minha preocupação é essa tela azul com o "Um erro aconteceu no seu PC" não disse o porque, ele apenas apareceu e começou a "consertar" e reiniciou.

     Não gostaria de ter que lidar com esse tipo de problema toda vez igual roleta russa sem nenhum motivo aparente pois não estava exijindo demais da máquina.
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Se ocorreu realmente superaquecimento o sistema gera um "travamento" para se evitar a queima de hardware.
    O por isso dessa mensagem.

    Atualize seu Windows e drivers (principalmente os de vídeo).
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Manola_Manu
    Manola_Manu Member Posts: 15

    Tinkerer

    MaClane disse:
    Se ocorreu realmente superaquecimento o sistema gera um "travamento" para se evitar a queima de hardware.
    O por isso dessa mensagem.

    Atualize seu Windows e drivers (principalmente os de vídeo).
     Windows e drives estão atualizados, após o carregamento completo do notebook vou ter que utilizá-lo novamente para finalizar a ilustração; espero que o mesmo não aconteça novamente.
     É normal ele simplesmente desligar assim sem aviso nem pedido nenhum durante qualquer tipo de atividade quando ele se aquece muito?
     Após ele se reiniciar eu toquei no fundo e na parte do teclado mas ele não apresentava nenhum aquecimento anormal, estava um pouco mais quente que a temperatura ambiente porém não era extrema.
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Se o sistema sobrecarregar, seja por qual motivo for (software ou hardware), de qualquer empresa que seja, ele irá reiniciar sozinho ou até mesmo "travar"
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • O visualizador de eventos mostra algum código? 
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Manola_Manu
    Manola_Manu Member Posts: 15

    Tinkerer

    O visualizador de eventos mostra algum código? 
     Vou Anexo a imagem, porém vou dizer que nunca mexi nessa opção. Algum lugar expefico que devo ver isso?
  • Manola_Manu
    Manola_Manu Member Posts: 15

    Tinkerer

    MaClane disse:
    Se o sistema sobrecarregar, seja por qual motivo for (software ou hardware), de qualquer empresa que seja, ele irá reiniciar sozinho ou até mesmo "travar"
     Ele terminou de carregar e eu fiz uma limpeza de disco dos arquivos basicos, porém apareceu uma opção que nunca tinha visto ali "Arquivos de relatórios de erros do windows" não fiz a limpeza desse pois não sei oque ele faria.
     Fiz ele procurar novas atualizacoes do windows e ele está baixando a atualizações de recursos do windows 10, versão 1903. 
     Ainda está baixando, mais tarde vou utilizar a tablet de novo e esperar que a tela azul de "um problema" não apareça novamente nunca mais.
     Também fiz o escaneamento com o avast mas alguns "problemas" que ele detectou não posso resolver pois a versão gratuita não limpa. Vou anexar as imagens de tais.
    O primeiro é o geral do resultado. A segunda imagem é da pasta "registo corrompidos"


    Vou ver se anexo na pergunta a imagem do tipo de tela de problema que apareceu.
  • Manola_Manu
    Manola_Manu Member Posts: 15

    Tinkerer

     Boa noite.
     Hoje estava usando o notebook (Notebook Acer Aspire Nitro 5 AN515-51-76EL) para fazer algumas ilustrações usando o software SAI e uma tablet Wacom, é minha primeira vez usando desde a instalação de ambos. Usei pouco menos de 2 horas direto, e nesse meio tempo eu tive que ligar o notebook na tomada. Cerca de meia hora com ele na tomada e usando a tablet ele ligou o ventilador pela primeira vez, ficou cerca de 3 minutos ligado até dar a tela azul com a frase "Ocorreu um problema no ceu PC e ele está se reinicializando".
     Por fim perdi grande parte da ilustracão graças a isso;
     De todas as vezes que utilizei o notebook para atividades rotineiras nada disso aconteceu, me preocupo que isso volte acontecer mais seguido pois uso do software para trabalho e não quero perder tudo quando isso acontece sem motivo aparente(?).
     Usava do mesmo programa e tablet em um dell super antigo que tinha e nunca tinha tido esse tipo de problema antes.
     
     Queria a ajuda de vocês pois estou em pânico, pois é um notebook novo e taxado pelo mercado como "um notebook gamer bom" e eu não estava usando nada menos q um software leve e um tablet, inclusive estava só com o software SAI aberto e mais nada.

     O notebook é novo e tem muitos poucos programas, comprei ele final de Junho. Não sei se isso tem algo a ver mas o SAI mostra o uso de memória durante o processo de desenho e estava em 94%, estou em duvida se foi por isso.. ele tem um HDD porém são separados, a memória interna dele (a que aparece o logo do windows na pastinha) está pouco menos da metade, e a outra está só com 4 gb usados. 
     Se isso afeta algo gostaria de saber também como posso juntar ambas em uma única "pasta".


     Foi esse tipo de tela que apareceu juntamente com a frase:

  • Uok. Esupere atualizar o windows e depois atualize os drivers 
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Manola_Manu
    Manola_Manu Member Posts: 15

    Tinkerer

    Uok. Esupere atualizar o windows e depois atualize os drivers 
     Quando o notebook faz a atualização do windows ele já não atualiza os drives automaticamente? 🤔 pois algumas vezes já vi na listagem das atualizações falar da atualização da NVIDIA.
  • As vezes. No entanto,  nem a acer e nem a Microsoft costumam fornecer possuir os drivers mais atuais em seus bancos de dados. O ideal é baixar nos sites da intel e nvidia
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Manola_Manu
    Manola_Manu Member Posts: 15

    Tinkerer

    As vezes. No entanto,  nem a acer e nem a Microsoft costumam fornecer possuir os drivers mais atuais em seus bancos de dados. O ideal é baixar nos sites da intel e nvidia
     Atualizações feitas, demorou um bocado. Foi uma daquelas grandes em que o note fica ligando e desligando várias vezes.. mas finalmente acabou, disse q tem novos recursos e na setinha de programas o ^ na barra apresentou mais programas.
     Configuracoes graficas intel, definicoes de NVidia e GeForce GTX 1050 Ti (inativo)

    Por hora vou desligar ele; espero que após essa atualização não dê mais a tela azul "um problema ocorreu". Tu poderia depois me ajudar naquele procedimento que falou acima? Ou se vale a pena fazer ele após essa atualização?

     E também depois dessa atualização todo aquele "histórico de atualizações" que antes contia várias das atualizações passadas listadas, está vazio constando apenas esta última atualização.
  • Sim. Para atualizar oseu drivers va no site intel e nvidia
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :)