Acer Aspire 5 A515 41G com memoria ''Dedicada" da Radeon R7 em 1GB

GabrielMascarenhas
GabrielMascarenhas Member Posts: 11

Tinkerer

editado junho 2023 em Arquivo de 2019
Boa tarde a todos, bom estou com um problema....Antes de tudo, vou esclarecer umas coisas que vão me perguntar.
Modelo exato: Acer Aspire 5 A515 41G 1480.
Windows 10 Single language 1903 Atualizado 64Bits (ultima Build).
Driver Radeon 19.9.2 WHQL.
Bios: 1.09.

Bom, Já reinstalei varias versões do drivers como: 17.5 / 17.7(Driver recomendado e baixado direto pela Acer) / 19.3 e Atualmente a 19.9.2.

Antes que me falem se modifiquei o sistema pra ela fazer essa alteração, a resposta é não. Não foi feito atualização de drivers, do bios ou do windows, nem foi instalado nenhum aplicativo.

No dia 26/10/19 (aprox. 20:30) eu havia verificado no gerenciador de tarefas do windows o uso de hardware (Cpu Principalmente, pra ver o uso dele em videos etc). e estava com 7.5Gb de RAM, No outro dia (27/10/19)/(aprox. 14:30(que liguei o notebook). Fiz o mesmo processo de verificar o uso de  hardware, e pra minha surpresa estava com apenas 7GB de RAM disponível. Ou seja 1GB reservado para hardware, e toda esse memoria foi para a Radeon R7. Placa gráfica integrada com intuito de economia de energia, já que para renderização pesada nesse modelo há a Radeon RX540 com 2GB dedicados.

No BIOS desse modelo não há opção nenhuma para alterar quantidade "dedicada" de "VRAM" para a R7. 
A Questão é que já tenho esse modelo a mais de um ano, e originalmente sempre ele trabalhou com 512MB de "VRAM" para a R7, sobrando 7.5 de RAM.

Queria saber o porque de ele fazer isso... Não foi feito alteração em nada (bios/windows/driver/app).

@MaClane @egydiocoelho Podem me ajudar por favor? Obrigado!.


Melhores respostas

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    editado outubro 2019 Responder ✓
    Boa tarde GabrielMascarenhas !

    O controle da memória dedicada de vídeo (VRAM) é dinâmico e realizada pelo próprio sistema de acordo com as demandas e necessidades.
    Esse valor não é fixo e se altera para mais ou menos de acordo com as requisições do sistema e a configuração.

    Existem métodos para "setar" um valor, mas podem danificar seu sistema e deixar o aparelho inutilizável.

    Pela sua descrição, não há nenhum tipo de problema.


    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Responder ✓
    Quando o aparelho estiver em alto desempenho e conectado na tomada de energia, a GPU dedicada será ativada e a RAM dedicada a APU será diminuída de acordo com a demanda.
    Esse valor é totalmente dinâmico (ou seja, é alterado de acordo com as necessidades do sistema)
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              

Respostas

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    editado outubro 2019 Responder ✓
    Boa tarde GabrielMascarenhas !

    O controle da memória dedicada de vídeo (VRAM) é dinâmico e realizada pelo próprio sistema de acordo com as demandas e necessidades.
    Esse valor não é fixo e se altera para mais ou menos de acordo com as requisições do sistema e a configuração.

    Existem métodos para "setar" um valor, mas podem danificar seu sistema e deixar o aparelho inutilizável.

    Pela sua descrição, não há nenhum tipo de problema.


    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • GabrielMascarenhas
    GabrielMascarenhas Member Posts: 11

    Tinkerer

    Certo @MaClane eu entendi... isso quer dizer que quando eu requisitar RAM em algum jogo por exemplo ele realoca a "VRAM" para RAM novamente? 
    Não é bem um "problema" mas como ele veio com 512MB fixo, e eu necessito mais da RAM para usos diários (trabalho/Games) do que a "VRAM" da placa integrada.... 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Responder ✓
    Quando o aparelho estiver em alto desempenho e conectado na tomada de energia, a GPU dedicada será ativada e a RAM dedicada a APU será diminuída de acordo com a demanda.
    Esse valor é totalmente dinâmico (ou seja, é alterado de acordo com as necessidades do sistema)
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Precisando de algo, basta postar!
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!