Drops de FPS no AN515-51-75KZ

Mikhaelaraujo
Mikhaelaraujo Member Posts: 48 Troubleshooter
editado junho 2023 em Arquivo de 2019
Olá! Boa tarde. Tenho um notebook Acer NItro 5 AN515-51-75KZ há 10 meses e de alguns dias para cá, ele começou a ter um problema de queda/drop de fps durante os jogos. O que acontece é que estou jogando com o FPS normalizado e estável mas de repente, o FPS cai para 15 ou até menos e depois volta ao normal. Esse processo ocorre em questões de segundos mas não acontecia antes e eu não sei o que pode estar acontecendo. Os cores da CPU tem chegado na casa dos 90 ou mais graus Celcius durante a execução dos jogos e talvez isso esteja relacionado com o drop do FPS. Jogo com o notebook suspenso da superfície através de um suporte ergonômico sem cooler (suporte simples). O Windows é o de fábrica e não alterei nenhum componente da máquina, apenas adicionei um SSD m2 cujo slot para tal já se encontrava disponível nesse modelo de notebook (e mesmo assim, esse problema do FPS começou a acontecer meses após essa adição do SSD). Estou pensando em abrir a máquina para remover poeira mas não sei se isso é o problema ou se resolveria, já que tem tão pouco tempo de uso.

OBS: todos os drivers estão atualizados para suas mais recentes versões.
«13

Respostas

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Bom dia Mikhaelaraujo !

    Como já lhe havia dito no outro post, suas temperaturas estão bem próximas das seguras recomendadas.
    E é um sistema de segurança das arquiteturas dos processadores que diminuem os clocks quando a temperatura atinge ou fica muito próxima desse limite.
    Isso pode sim estar causando essa queda de frames.

    Pode adquirir uma base resfriadora com cooler ativo e que se conecte diretamente na tomada (sem utilizar as USBs do aparelho).
    Essas bases de alto rendimento podem gerar até uma diminuição de 30ºC nas temperaturas internas.

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Mikhaelaraujo
    Mikhaelaraujo Member Posts: 48 Troubleshooter
    editado fevereiro 2019
    MaClane disse:
    Bom dia Mikhaelaraujo !

    Como já lhe havia dito no outro post, suas temperaturas estão bem próximas das seguras recomendadas.
    E é um sistema de segurança das arquiteturas dos processadores que diminuem os clocks quando a temperatura atinge ou fica muito próxima desse limite.
    Isso pode sim estar causando essa queda de frames.

    Pode adquirir uma base resfriadora com cooler ativo e que se conecte diretamente na tomada (sem utilizar as USBs do aparelho).
    Essas bases de alto rendimento podem gerar até uma diminuição de 30ºC nas temperaturas internas.
    Já estou esperando chegar uma base com cooler mas que se conecta via USB ): no caso, estou me referindo a essa:

    https://www.submarino.com.br/produto/21930784

    mas eu posso conectar o usb dela na tomada como um carregador de celular, certo?

    e outra dúvida:
    fiz um benchmarking utilizando o software "Intel Extreme Tunning Utility" e esse são os resultados:

    https://hwbot.org/xtu/share/995484?clientVersion=6.4.1.25

    como pode ver, tempertura alta mas repare nesse campo:



    porque raios o turbo boost ta desligado? achei que ligava automaticamente... ou nos estes de benchmarking ele não se ativa mesmo?

    e comprei essa pasta térmica para realizar a troca da pasta do CPU:


    Pasta Térmica Cooler Master Master Gel Maker - MGZ-NDSG-N15M-R1


    mas pra ser franco, não sei nem se isso seria o problema considerando que o notebook tem 10 meses.

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    MaClane disse:
    Bom dia Mikhaelaraujo !

    Como já lhe havia dito no outro post, suas temperaturas estão bem próximas das seguras recomendadas.
    E é um sistema de segurança das arquiteturas dos processadores que diminuem os clocks quando a temperatura atinge ou fica muito próxima desse limite.
    Isso pode sim estar causando essa queda de frames.

    Pode adquirir uma base resfriadora com cooler ativo e que se conecte diretamente na tomada (sem utilizar as USBs do aparelho).
    Essas bases de alto rendimento podem gerar até uma diminuição de 30ºC nas temperaturas internas.
    Já estou esperando chegar uma base com cooler mas que se conecta via USB ): no caso, estou me referindo a essa:

    https://www.submarino.com.br/produto/21930784

    mas eu posso conectar o usb dela na tomada como um carregador de celular, certo?

    e outra dúvida:
    fiz um benchmarking utilizando o software "Intel Extreme Tunning Utility" e esse são os resultados:

    https://hwbot.org/xtu/share/995484?clientVersion=6.4.1.25

    como pode ver, tempertura alta mas repare nesse campo:



    porque raios o turbo boost ta desligado? achei que ligava automaticamente... ou nos estes de benchmarking ele não se ativa mesmo?

    e comprei essa pasta térmica para realizar a troca da pasta do CPU:


    Pasta Térmica Cooler Master Master Gel Maker - MGZ-NDSG-N15M-R1


    mas pra ser franco, não sei nem se isso seria o problema considerando que o notebook tem 10 meses.

    Quanto a base, se o adaptador possuir controle de tensão tensão, será sim possível utilizar na tomada dessa forma.
    A maioria dos testes de bench não ativa o Turbo devido ao fato de que a base de clock é fixa (nesse caso 2.8Ghz).
    O Turbo Boost se ativa quando alguma requisição do sistema que permite sua utilização é chamada nos serviços do Windows.
    A tecnologia por si só não garante que o clock seja elevado ao nível máximo.
    Ou seja, os 3.8Ghz "podem" ser alcançados em alguns cenários, mas não é obrigatório que atinja.
    Tanto que no teste, exibe a base como padrão e não o Boost:

    Realize um teste de stress na máquina (de preferência algum jogo) e verifique como HWMonitor quais temperaturas ele atinge em pico, na GPU e na CPU.
    Depois realize um teste como sistema em Iddle e post aqui por favor!

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Mikhaelaraujo
    Mikhaelaraujo Member Posts: 48 Troubleshooter
    @MaClane segue um print do HWinfo que monitorou as temperaturas do CPU e GPU durante a execução de um jogo. Os valores na coluna "maximum" representam os picos durantes o game e os valores da coluna "current" é após o jogo.

     



    só a CPU está esquentando. Acha que pode ser problema de pasta termica?
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    @MaClane segue um print do HWinfo que monitorou as temperaturas do CPU e GPU durante a execução de um jogo. Os valores na coluna "maximum" representam os picos durantes o game e os valores da coluna "current" é após o jogo.

     



    só a CPU está esquentando. Acha que pode ser problema de pasta termica?
    Com certeza as temperaturas do CPU estão altas e bem próximas do TDP máximo seguro que é de 100ºC para esse modelo.
    Não exatamente precisa ser problema de pasta.
    Como lhe disse, a bateria mal calibrada pode causar esse erro de passagem de energia e causar esse aquecimento.
    Após realizar os procedimentos de reset e calibragem, realize o teste novamente.
    Outro fator que pode causar é a temperatura externa no ambiente.
    Nos locais que utiliza é arejado?
    Temperaturas amenas?

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Mikhaelaraujo
    Mikhaelaraujo Member Posts: 48 Troubleshooter
    olá @MaClane ! Realizei a calibragem da bateria e esses são os resultados das temperaturas durante a execução de um jogo:





    apesar das temperaturas permanecerem similares as situações antes da calibragem da bateria, não houve queda/drop de FPS. Pode ser que ainda volte a ocorrer mas também realizei um teste de stress via "Intel Extreme Tunning Utility" e os resultados foram bastante satisfatórios: 5 minutos de stress na CPU não a fez ultrapassar a casa dos 90 graus celcius e houve epenas um único Thermal Throttling que foi logo no início. Vou aguardar a base com cooler chegar e ver se isso ajuda na refrigeração. Enquanto isso, sigo numa dúvida: já que continuo com temperaturas altas mas sem drops de FPS, será que essas temperaturas são as "normais" para mim e eu nunca percebi isso porque nunca tinha problema antes? Oo
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Como lhe informei, normais não estão já que beiram o limite de segurança, exclusivamente no processador.
    Mas fatores externos podem estar contribuindo para isso.
    Como a temperatura ambiente do local em que reside, o local que o aparelho é utilizado, etc.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Mikhaelaraujo
    Mikhaelaraujo Member Posts: 48 Troubleshooter
    @MaClane
    as temperaturas externas são normais e as vezes até fria. Ele fica na minha mesa em meu quarto onde quase sempre fico com ar condicionado ligado. Ele não recebe luz solar direta em nenhum momento e o quarto é limpo
  • No outro tópico, eu havia lhe pedido para verificar isso "Depois você verifique se no momento exato da queda do fps, se a luz da bateria fica vermelha, o que indica que a placa mãe também está utilizando a energia da bateria em conjunto com a energia do adaptador de energia, para fornecer mais desempenho para a placa de vídeo e para o processador!" Você verificou? 
    Na comunidade inglesa, muitos usuários reportaram que quando o fps cai, a luz da bateria fica vermelha, indicando que o notebook passou a utilizar também a energia da bateria!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Mikhaelaraujo
    Mikhaelaraujo Member Posts: 48 Troubleshooter
    No outro tópico, eu havia lhe pedido para verificar isso "Depois você verifique se no momento exato da queda do fps, se a luz da bateria fica vermelha, o que indica que a placa mãe também está utilizando a energia da bateria em conjunto com a energia do adaptador de energia, para fornecer mais desempenho para a placa de vídeo e para o processador!" Você verificou? 
    Na comunidade inglesa, muitos usuários reportaram que quando o fps cai, a luz da bateria fica vermelha, indicando que o notebook passou a utilizar também a energia da bateria!

    @egydiocoelho as luzes da bateria ficam exatamente como se pode ver na foto: constante e alaranjada


    Ela não fica vermelha quando ocorre o drop.

    Tem alguma forma de testar os coolers? talvez a presença de alguma poeira possa estar atrapalhando o sistema de refrigeração, não?
  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 97,695 Trailblazer
    editado fevereiro 2019
    Perdão! Eu quis dizer alaranjada! Isso indica que o notebook também está utilizando a energia da bateria para fornecer mais desempenho. O windows 10 parece que não faz essa transição corretamente e acaba derrubando o fps! você já configurou a bateria para alto desempenho? Já atualizou os outros drivers com o driverpack?
    Você já baixou o predator sense conforme eu mostrei aqui? https://community.acer.com/pt/discussion/comment/647824/#Comment_647824
    Altere também essa chave: 
    Vá nessa chave Computador\HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\WOW6432Node\OEM\PredatorSense e altere essa chave com esse nome:

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Mikhaelaraujo
    Mikhaelaraujo Member Posts: 48 Troubleshooter
    Perdão! Eu quis dizer alaranjada! Isso indica que o notebook também está utilizando a energia da bateria para fornecer mais desempenho. O windows 10 parece que não faz essa transição corretamente e acaba derrubando o fps! você já configurou a bateria para alto desempenho? Já atualizou os outros drivers com o driverpack?
    e isso não é normal? utilizar energia da bateria para também fornecer mais desempenho ? E sim, o plano de energia está setado para "alto desempenho" inclusive nas configurações gráficas da Intel:



  • Mikhaelaraujo
    Mikhaelaraujo Member Posts: 48 Troubleshooter
    @egydiocoelho
    não achei esse software disponível para a minha máquina (predador sense)


  • Mikhaelaraujo
    Mikhaelaraujo Member Posts: 48 Troubleshooter
    @egydiocoelho
     atualizei todos os drivers com o driverpack
  • Mikhaelaraujo
    Mikhaelaraujo Member Posts: 48 Troubleshooter
    Infelizmente o problema ainda persiste. Pode ser poeira? será que devo abri-lo e limpa-lo?
  • É normal sim o notebook utilizar a energia da bateria, em conjunto com a energia do adaptador de energia para fornecer mais desempenho para o processador e placa de vídeo! O que ocorre é que o windows 10 não faz muito bem essa transição e pode fazer com que o fps caia. Isso já foi relatado muitas vezes na comunidade inglesa e por esse motivo eu pedir para você atualizar os drivers! 
    Sobre o predator sense, os modelos an515-51, predator g3-572 e predator ph317-51 possuem o mesmo hardware. O que impossibilita o predator sense de ser instalado no an515-51, é apenas o nome Nitro AN515-51 que está no bios, pois para instalar o predator sense, é necessário ter o nome predator no bios do notebook. No link que eu lhe enviei, o usuário programou o predator sense para funcionar no modelo an515-51. Pode instalar tranquilo! Eu mesmo instalei aqui no meu e funciona perfeitamente todas as funções!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Mikhaelaraujo
    Mikhaelaraujo Member Posts: 48 Troubleshooter
    editado fevereiro 2019
    e é seguro e recomendado fazer isso? alterar o nome na bios só pra instalar um software? E como acesso a bios nesse acer nitro 5?
    E o que você está relatando pra mim é esse problema de drops de FPS é nada mais que um bug no SO ??? Não há nenhuma relação com hardware? E como faço essa alteração no nome da bios? onde acho link para download do predator sense já que não encontrei ?
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    e é seguro e recomendado fazer isso? alterar o nome na bios só pra instalar um software? E como acesso a bios nesse acer nitro 5?
    E o que você está relatando pra mim é esse problema de drops de FPS é nada mais que um bug no SO ??? Não há nenhuma relação com hardware?
    Na verdade foi alterado as linhas de comando internas do software, não da Bios.
    Então pode instalar sem problemas.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 97,695 Trailblazer
    editado fevereiro 2019
    Ele não altera o nome bios! O rapaz fez uma configuração para funcionar com o nome an515-51! é seguro sim e você poderá testar os fans! o fato do fps cair não é um problema de hardware, mas sim no windows 10!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Mikhaelaraujo
    Mikhaelaraujo Member Posts: 48 Troubleshooter
    senhores @MaClane e @egydiocoelho
    baixei o predator sense e instalei.

    Estranho é que não tive problemas com relação ao nome
    Deixei ele nessas configurações e agora vou executar um jogo e testar..