Acer Aspire 5 A515-41g-1480 - SSD compatibilidade

135

Respostas

  • diegosansana
    diegosansana Member Posts: 50 Devotee WiFi Icon
    Instalei no meu note e não vejo nenhum BUS PCI-e além de VGA, Placa de rede e WI-Fi.



    Procurei as especificações da APU AMD e ela suporta até 12 pistas PCI-e 3.0. A VGA ocupa 8 pistas e as placas de rede e Wi-Fi ocupam 1 cada. Dessa forma sobraria apenas 2 pistas, o que já contraria o que o suporte da Acer fala.

    Pra mim considero como finalizada esta questão, os Acer A515-41g NÃO suportam m.2 PCI-e x4, muito menos com nvme.
  • Infelizmente esse programa não funciona corretamente nos modelos atuais! No meu an515-51 ele também não também detecta a porta pciex4 mas eu tenho certeza que este modelo aceita o gen 3x4 por que a guia de serviço mostra isso e o site benchmark também especifica um ssd gen3x4 veja: https://www.userbenchmark.com/System/Acer-Nitro-AN515-51/61125

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • diegosansana
    diegosansana Member Posts: 50 Devotee WiFi Icon
    editado dezembro 2018
    Existe outra possibilidade de o slot aceitar apenas unidades PCI-e gen2 x2, sem NVMe. Teria que testar, mas como? Talvez dê para tirar a placa Wi-Fi e colocar no slot e ver se reconhece, mas não sei se utilizam o mesmo tipo de slot m.2
  • Para que o slot m2 aceite nvme, ele deve ser de terceira geração na velocidade x2 ou x4! Por isso que existe a nomenclatura gen3x4 ou gen3x4! A porta wlan é uma porta minipciexpress e portanto não aceita m2 2280
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • diegosansana
    diegosansana Member Posts: 50 Devotee WiFi Icon
    É, já imaginava que não era compatível....Vou ver se meu colega empresa o m2 dele pra eu ver se é PCI-e e testar no meu note. Pq é complicado comprar uma unidade e não dar certo. 
  • diegosansana
    diegosansana Member Posts: 50 Devotee WiFi Icon
    Porque o que me deixa com uma ponta de esperança é essa imagem abaixo


    Ela estava no Fórum da Acer em inglês, e no caso o usuário IVAN_PC afirma que o a515-41g não era compatível com PCI-e. Mas se notar, verá que na própria imagem mostra um SSD m.2 em uma porta PCI-e. Isso fica mais claro se voltarmos ao teu manual:


    Não faz sentido o slot m.2 ser ligado ao barramento PCI-e, e não ser compatível com as unidades PCI-e. A questão é "qual a compatibilidade?" Como o colega @HELDERVCA tentou uma unidade PCI-e 3.0 x4, acredito que possa haver uma chance com unidades PCI-e 2.0.

    Ou até mais, pode ser que esse slot esteja "configurado" para sata na UEFI, sendo necessário desmarcar a um dos canais de sata para poder o sistema reconhecer uma unidade PCI-e.

    Se puder fazer isso @HELDERVCA....
  • Bom! Você poderá testar! Dessa forma poderemos tirar a dúvida se realmente o modelo suporta ou não nvme! Eu sugiro que você dê uma lida aqui: https://www.kingston.com/br/ssd/system-builder/m2_faq
    Esse site explica sobre retrocompatibilidade entre sata 3 e nvme!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • HELDERVCA
    HELDERVCA Member Posts: 11

    Tinkerer

    Porque o que me deixa com uma ponta de esperança é essa imagem abaixo


    Ela estava no Fórum da Acer em inglês, e no caso o usuário IVAN_PC afirma que o a515-41g não era compatível com PCI-e. Mas se notar, verá que na própria imagem mostra um SSD m.2 em uma porta PCI-e. Isso fica mais claro se voltarmos ao teu manual:


    Não faz sentido o slot m.2 ser ligado ao barramento PCI-e, e não ser compatível com as unidades PCI-e. A questão é "qual a compatibilidade?" Como o colega @HELDERVCA tentou uma unidade PCI-e 3.0 x4, acredito que possa haver uma chance com unidades PCI-e 2.0.

    Ou até mais, pode ser que esse slot esteja "configurado" para sata na UEFI, sendo necessário desmarcar a um dos canais de sata para poder o sistema reconhecer uma unidade PCI-e.

    Se puder fazer isso @HELDERVCA....
    Olá, até acionei a garantia de devolução junto à Kabum. Mas, como faria esse procedimento que Vc sugere? O setup desse note é muito resumido. Vc me passaria os procedimentos? Daí eu testo.
  • diegosansana
    diegosansana Member Posts: 50 Devotee WiFi Icon
    Na BIOS (ou UEFI) vá em Advanced >> SATA Configuration >> Desabilita a "SATA Port 1". Não desabilita a Port 0 pois é a que está o teu HD atualmente e não vai conseguir da boot. Após fazer isso, veja se teu SSD é reconhecido na BIOS reiniciando o note e depois pelo windows.
  • Olha o que um usuário alemão que eu pedir uma informação me disse:

    Agora sinceramente eu estou realmente na dúvida se apenas algumas versões suportam nvme, visto que na guia de serviço mostram dois modelos de placas mães, veja:

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • diegosansana
    diegosansana Member Posts: 50 Devotee WiFi Icon
    Então, desmontei meu note e através do modelo da placa mãe descobri que na verdade o note foi projetado pela Compal, que é um fabricante terceirizado de várias marcas como Acer, Dell, etc...
    O modelo da placa-mãe do A515-41g é C5V08 LA-E903P, e no meu caso possui a revisão 1.2A.
    O slot m.2 é fabricado pela Lotes e possui chaveamento "M", com 4 pinos à direita do recorte, compatível com o padrão PCI-e.

    Achei um diagrama dessa placa-mãe (não vou postar pois está escrito que é confidencial, apesar de achar um absurdo, não quero me encrencar) que mostra em claramente 02 bus separados, um SATA, onde esta instalado o HD (port0) e outro (port1) onde pode estar um futuro m.2; e outro bus PCI-e que mostra que pode ser instalado um m.2 também. Acredito que os buses SATAlll Port1 e PCIe port 2,3 estejam fisicamente no mesmo slot m.2




    Acredito que ainda possamos utilizar um SSD PCI-e na porta m.2 se desabilitarmos a port 1 na BIOS, assim o slot m.2 pode assumir o bus PCI e reconhecer o SSD PCI-e. Estou ansioso aguardando os resultados do @HELDERVCA para ver se deu certo.
  • Eu também! Tomare que esse modelo realmente suporte o nvme!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • HELDERVCA
    HELDERVCA Member Posts: 11

    Tinkerer

    editado dezembro 2018
    Na BIOS (ou UEFI) vá em Advanced >> SATA Configuration >> Desabilita a "SATA Port 1". Não desabilita a Port 0 pois é a que está o teu HD atualmente e não vai conseguir da boot. Após fazer isso, veja se teu SSD é reconhecido na BIOS reiniciando o note e depois pelo windows.
    Já tinha até retirado o SSD do note e deixado pronto para o pedido de devolução. Mas, como surgiu essa ponta de esperança resolvi reinstalar e testar. Sinto dizer que não funcionou tbm. Desativei a porta sata 1 e continuou n aparecendo no bios, no Windows, no gerenciamento de disco, no diskpart, nada. É meu 1° note e estou decepcionado com o suporte técnico da Acer. Dar informações improcedentes que influenciaram  diretamente na aquisição do produto, ao meu ver, é no mínimo irresponsável... Outra informação importante e incorreta que tem sobre esse note é sobre a memória RAM. Sobre quantidade de slots(dois) para possível upgrade. Essas duas informações foram cruciais para minha escolha. E ambas não procedem até que alguém consiga me provar o contrário...
  • O modelo que você comprou é gen3x4 ou gen3x2?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • diegosansana
    diegosansana Member Posts: 50 Devotee WiFi Icon
    Existe a possibilidade de só ser compatível com PCI-e 2.0....o complicado é achar uma aí para testar.
    E outra, não descartamos a possibilidade de ser defeito na unidade SSD do colega @HELDERVCA
  • diegosansana
    diegosansana Member Posts: 50 Devotee WiFi Icon
    HELDERVCA disse:
    Na BIOS (ou UEFI) vá em Advanced >> SATA Configuration >> Desabilita a "SATA Port 1". Não desabilita a Port 0 pois é a que está o teu HD atualmente e não vai conseguir da boot. Após fazer isso, veja se teu SSD é reconhecido na BIOS reiniciando o note e depois pelo windows.
    Já tinha até retirado o SSD do note e deixado pronto para o pedido de devolução. Mas, como surgiu essa ponta de esperança resolvi reinstalar e testar. Sinto dizer que não funcionou tbm. Desativei a porta sata 1 e continuou n aparecendo no bios, no Windows, no gerenciamento de disco, no diskpart, nada. É meu 1° note e estou decepcionado com o suporte técnico da Acer. Dar informações improcedentes que influenciaram  diretamente na aquisição do produto, ao meu ver, é no mínimo irresponsável... Outra informação importante e incorreta que tem sobre esse note é sobre a memória RAM. Sobre quantidade de slots(dois) para possível upgrade. Essas duas informações foram cruciais para minha escolha. E ambas não procedem até que alguém consiga me provar o contrário...
    Calma, upgrade em notebook é complicado mesmo. O ***** é a Acer passar uma informação equivocada, mas se eles afirmam com tanta certeza, deve ter alguma verdade aí....como falei acima, pode ser que seja compatível somente com PCI-e 2.0 ou também pode ser o teu SSD defeituoso. Alguns anos trabalhando com TI aprendi que falha em hardware nunca pode ser descartado só por que é novo.
  • Existe também a possibilidade de o bloqueio estar no bios!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • diegosansana
    diegosansana Member Posts: 50 Devotee WiFi Icon
    Existe também a possibilidade de o bloqueio estar no bios!
    Sim, mas daí seria por parte da Acer, daí não teria sentido ela informar o contrário.

    Por falar nisso, teve atualização de BIOS para o nosso modelo....Talvez ajude algo @HELDERVCA
  • HELDERVCA
    HELDERVCA Member Posts: 11

    Tinkerer

    O modelo que você comprou é gen3x4 ou gen3x2?

    O modelo que você comprou é gen3x4 ou gen3x2?
    Kingston A1000 PCIe NVMe™ Ger 3.0 x 2 Pistas
  • HELDERVCA
    HELDERVCA Member Posts: 11

    Tinkerer

    Existe a possibilidade de só ser compatível com PCI-e 2.0....o complicado é achar uma aí para testar.
    E outra, não descartamos a possibilidade de ser defeito na unidade SSD do colega @HELDERVCA
    O que acho mais provável é ser compatível com PCI-e 2.0. Quanto ao defeito na peça, não posso descartar, mas o colega @boja falou há uns posts atrás que comprou o mesmo modelo e tbm não funcionou. Creio que essa idéia de NVMe tá difícil.
Esta discussão está fechada.