ASPIRE A515-41G-1480 / PROBLEMAS COM DESEMPENHO ( Radeon RX 540 / R7 Graphics )

gabrielwp
gabrielwp Member Posts: 10

Tinkerer

editado maio 2023 em Arquivo de 2019
Boa noite,

Estou enfrentando problemas de performance e desempenho desde que adquiri este notebook, suas configurações ao meu ver parecem ser boas, mas na prática tudo está deixando a desejar. Faz 1 semana que estou com este aparelho e tive de formatar três vezes, na primeira, logo que liguei o aparelho pela primeira ver, fui atualizar os drivers e ao atualizar o driver da placa ele reiniciou e deu o famoso erro do reparo automático infinito, que gerava um loop na inicialização. Desde então tentei formatá-lo usando diferentes sistemas operacionais, o Windows 7 foi o primeiro no qual tentei instalar e, obviamente, os componentes deste notebook não são compatíveis, logo, a instalação nem chega a terminar.

Tentei também o uso do Windows 8.1 Pro, ele roda perfeitamente mas tem um detalhe, o sistema não consegue reconhecer perfeitamente o processador e placa de vídeo para instalar os drivers da AMD. Como fui obrigado a retornar ao Windows 10, cá estou eu em busca de um auxílio, desde sempre utilizei o Windows 7 e nunca me familiarizei com estes dois últimos sistemas operacionais, logo, não tenho o domínio de macetes de performance e etc. Na minha opinião o Windows 10 deixa a desejar comparado ao 7, pois é nítido ver que ele é lento a processar as informações e consome muito mais da performance do Notebook. Testei diversos jogos de FPS como Counter Strike: Global Offensive por exemplo onde o resultado não foi satisfatório: na configuração mínima todos eles beiram no máximo 30 FPS.

Venho através deste solicitar um auxílio, há uma maneira de otimizar o desempenho deste Notebook ou devo aceitar que de fato ele é apenas um notebook de uso básico? Lembrando que já havia configurado esta questão do desempenho pelo próprio Software da Radeon e também pelo Catalyst Control Center

Grato,


Melhores respostas

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Responder ✓
    Boa noite gabrielwp!

    Vamos por partes...
    Quanto ao erro de reparo automático em looping em absolutamente nada tem a ver com o aparelho ou Acer.
    Esse erro já é problema e conhecido desde o Windows 8.
    Já foi e é relatado em diversas marcas como Asus, Dell, HP, dentre outras.

    Quanto a instalação do Windows 7, "os componentes deste notebook não são compatíveis" não e verdade.
    Para instalar Windows 7 deve montar um pendrive bootavel seguindo as configurações de acordo com a Bios.
    MBR para Legacy ou GPT para UEFi.
    A ISO deve ser exclusivamente Windows 7 x64 SP1 (não pode conter versões x86 na mesma).

    Quanto aos drivers, a Acer disponibiliza somente para a versão 10 do Windows.
    Isso não significa que não seja possível a instalação e configuração dos drivers por alguns meios como manual (pegando as IDs dos hardwares e baixando diretamente das desenvolvedoras), automáticos (utilizando algum software de atualização como DriverBooster).

    A colocação de que o Windows 10 "é lento a processar as informações e consome muito mais da performance do Notebook" também não procede.
    O sistema do Windows 10, bem configurado tem alto poder processamento e desempenho.
    Porém, a versão 10 é muito instável ainda, principalmente em relação a compatibilidade de drivers o que gera essa falsa impressão.

    Nessa colocação "testei diversos jogos de FPS como Counter Strike: Global Offensive por exemplo onde o resultado não foi satisfatório: na configuração mínima todos eles beiram no máximo 30 FPS.", esse jogo já e conhecido por apresentar diversos erros e falhas de queda de FSP.
    Com outros o que pode estar ocorrendo é a falta de configuração da GPU.

    Sua máquina não é de seguimento básico e sim intermediário.
    Para a maioria das atividades, se bem configurada, ela vai atender perfeitamente (só não espere rodar games e aplicativos 3D com alta performance).

    Agora vamos tentar solucionar seu problema.
    Em alguns sistemas, para economizar bateria, a placa de vídeo dedicada fica desativada e só é ativada quando é necessário mais poder gráfico.
    Porem em algumas atividades a transição entre as placas pode gerar leves engasgos.
    Para setar a placa como primaria, tente umas das seguintes soluções:
    (Existem algumas variantes dependendo de cada modelo)
    Veja abaixo e tente a que melhor se adequar:

    1- VIA BIOS
    Acesse a Bios do seu equipamento e localize a aba que exibe as opções de vídeo e sete sua placa dedicada como a padrão.
    Salve, reinicie a máquina e verifique se foi corrigido.

    2- VIA PAINEL DE CONTROLE
    Abra o Painel de Controle > Opções de Energia.
    Defina o Plano de Energia Alto Desempenho como padrão e clique em OK.
    Agora, abra o Painel de Controle da sua placa de vídeo e clique em 3D Settings > Manage 3D Settings.
    Localize o item "Preferred graphics processor" e defina-a como principal.

    3- VIA CATALYST
    Abra o AMD catalyst Control Center e mude para High-performance GPU como na imagem:

     alt text

    4- CONFIGURAR GPU + APU

    https://www.youtube.com/watch?v=FUy8wKryf6U




    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Henrique_Weis
    Henrique_Weis Member Posts: 4 New User
    Responder ✓
    ThStocco disse:
    Boa noite pessoal

    TheNightPorter, você poderia colocar todas suas configurações que está usando no Note, desde Alto Desempenho as Configurações do Radeon?
    Ou o que você fez tano no Note para ele estar do jeito que você postou os prints...

    Atualizei para a versão 19.3.2, porém o CS:GO e o GTA V pioraram mais ainda o fps estando praticamente impossível de jogar...
    Coloquei as opções de Alto Desempenho no software da Radeon (Sistema > Gráficos Alternáveis), porém não adiantou e piorou...

    O CS:GO roda a uns 30 fps no máximo...
    O GTA V roda também a 30 fps, porém quando você está dentro do veiculo, o fps cai mais ainda, as vezes nem carregando a tela.

    EU não formatei o Note, porém fiz uma cópia do HD para um SSD, o sistema ficou bala, porém nos jogos não teve nenhuma diferença.

    Vocês aconselham a formatar para o Win7, formatar para um Win10 limpo ou manter o que transferi para o SSD?
    Boa tarde pessoal.
    Tive o mesmo problema com desempenho em jogos com taxas de FPS muito baixa.
    Resolvi meu problema instalando uma versão do driver mais antigo, quanto mais atualizado eu deixava o driver, mais problemas ele causava.
    Recomendo instalar a versão do driver 18.10.1 Adrenalin, tive uma melhora significativa em todos os games, inclusive os o CS GO que foi bem notável, de 35FPS passou a rodar a em média a cima dos 50fps, e no menu passou dos 100FPS.
    Faça isso e nos fale se resolveu.
  • Karp-Acer_Retired
    Karp-Acer_Retired Member Posts: 2,599 Guru
    editado outubro 2019 Responder ✓

    Lamentamos se seu equipamento Aspire-A515 esta apresentando quaisquer tipo de falha, infelizmente, não temos como ajudá-lo com o processo de reclamação pela Comunidade Acer, as discussões do fórum foram projetadas como uma comunidade de suporte de ponto a ponto, na qual os usuários da Acer ajudam outros usuários da Acer com suas perguntas ou perguntas sobre solução de problemas.

    Esta comunidade não é um portal direto para o Atendimento ao cliente, os funcionários da Acer (moderadores) podem ler os vários tópicos publicados aqui e você notará que alguns moderadores da Acer podem interagir com os membros quando apropriado.

    Mas a Comunidade Acer é um local onde os membros podem trocar seus próprios conselhos, ideias, artigos com técnicas de conhecimento e solução de problemas. A comunidade Acer não foi projetada para consultas diretas de suporte ao cliente, status de casos, reclamações, pedidos de troca de equipamento ou pedidos de peças, solicitação de patrocínios / doações etc.

    O cliente terá que contatar o Centro de Suporte da Acer para discutir sobre falhas de hardware ou software ou pode encaminhar o seu pedido com o centro de assistência local da Acer em sua região.

    Suporte Pós-venda

    Solicitação de Reparo

    suportebrasil@acer.com

    Desculpe por qualquer inconveniência que isso possa causar,


    Atenciosamente,

    Acer-Karp.

    Moderadora.

«13456715

Respostas

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Responder ✓
    Boa noite gabrielwp!

    Vamos por partes...
    Quanto ao erro de reparo automático em looping em absolutamente nada tem a ver com o aparelho ou Acer.
    Esse erro já é problema e conhecido desde o Windows 8.
    Já foi e é relatado em diversas marcas como Asus, Dell, HP, dentre outras.

    Quanto a instalação do Windows 7, "os componentes deste notebook não são compatíveis" não e verdade.
    Para instalar Windows 7 deve montar um pendrive bootavel seguindo as configurações de acordo com a Bios.
    MBR para Legacy ou GPT para UEFi.
    A ISO deve ser exclusivamente Windows 7 x64 SP1 (não pode conter versões x86 na mesma).

    Quanto aos drivers, a Acer disponibiliza somente para a versão 10 do Windows.
    Isso não significa que não seja possível a instalação e configuração dos drivers por alguns meios como manual (pegando as IDs dos hardwares e baixando diretamente das desenvolvedoras), automáticos (utilizando algum software de atualização como DriverBooster).

    A colocação de que o Windows 10 "é lento a processar as informações e consome muito mais da performance do Notebook" também não procede.
    O sistema do Windows 10, bem configurado tem alto poder processamento e desempenho.
    Porém, a versão 10 é muito instável ainda, principalmente em relação a compatibilidade de drivers o que gera essa falsa impressão.

    Nessa colocação "testei diversos jogos de FPS como Counter Strike: Global Offensive por exemplo onde o resultado não foi satisfatório: na configuração mínima todos eles beiram no máximo 30 FPS.", esse jogo já e conhecido por apresentar diversos erros e falhas de queda de FSP.
    Com outros o que pode estar ocorrendo é a falta de configuração da GPU.

    Sua máquina não é de seguimento básico e sim intermediário.
    Para a maioria das atividades, se bem configurada, ela vai atender perfeitamente (só não espere rodar games e aplicativos 3D com alta performance).

    Agora vamos tentar solucionar seu problema.
    Em alguns sistemas, para economizar bateria, a placa de vídeo dedicada fica desativada e só é ativada quando é necessário mais poder gráfico.
    Porem em algumas atividades a transição entre as placas pode gerar leves engasgos.
    Para setar a placa como primaria, tente umas das seguintes soluções:
    (Existem algumas variantes dependendo de cada modelo)
    Veja abaixo e tente a que melhor se adequar:

    1- VIA BIOS
    Acesse a Bios do seu equipamento e localize a aba que exibe as opções de vídeo e sete sua placa dedicada como a padrão.
    Salve, reinicie a máquina e verifique se foi corrigido.

    2- VIA PAINEL DE CONTROLE
    Abra o Painel de Controle > Opções de Energia.
    Defina o Plano de Energia Alto Desempenho como padrão e clique em OK.
    Agora, abra o Painel de Controle da sua placa de vídeo e clique em 3D Settings > Manage 3D Settings.
    Localize o item "Preferred graphics processor" e defina-a como principal.

    3- VIA CATALYST
    Abra o AMD catalyst Control Center e mude para High-performance GPU como na imagem:

     alt text

    4- CONFIGURAR GPU + APU

    https://www.youtube.com/watch?v=FUy8wKryf6U




    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • gabrielwp
    gabrielwp Member Posts: 10

    Tinkerer

    Boa noite,

    Então por gentileza me auxilie a formatar pra Windows 7, baixei a ISO exatamente como você indicou acima e mesmo assim continua dando "tela preta" como mostra a print abaixo:



  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Desativou o "Secure Boot" na Bios antes?
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • gabrielwp
    gabrielwp Member Posts: 10

    Tinkerer

    Desativei, porém quando instalo não sai desta tela:


  • gabrielwp
    gabrielwp Member Posts: 10

    Tinkerer

    editado dezembro 2018
    E quando tento fazer a instalação através do próprio Windows 10 ele aparece a mesma tela porém com a logo pulsando.
  • gabrielwp
    gabrielwp Member Posts: 10

    Tinkerer

    @MaClane algum respaldo?
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer

    Durante o inicio da instalação escolha a opção de reparo.
    Escolha opções avançadas e prompt de comando.
    No prompt digite ou cole as  linhas abaixo uma de cada vez e tecle enter.
    Após feito reinicie normalmente.

    bootrec /fixboot
    bootrec /scanos
    bootrec /fixmbr
    bootrec /rebuildbcd


    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • gabrielwp
    gabrielwp Member Posts: 10

    Tinkerer

    Fiz todos processos conforme solicitado e nada... 
  • DanTancredi
    DanTancredi Member Posts: 4 New User
    Estou com o mesmo problema, o notebook é MUITO Bom , mas esse problema da APU x GPU está me deixando  p***, já testei de tudo ... Formatei, instalei até um SSD m.2 480gb , fiz uma instalação limpa, atualizei todos os drivers, bios etc... NADA RESOLVE o problema.

    Basicamente por algum motivo (QUE NÃO É TEMPERATURA), no meio do jogo o notebook fica alternando entra a APU(R7) e a GPU(RX540), por isso temos essas quedas fortes de FPS. 
    Instalei o MSI AfterBurner + RivaTurner para monitorar o uso da APU e GPU, fica nítido essa troca sem qualquer motivo. 

    Testei até os drivers BETA da AMD, nenhum resolveu o problema.

    Testei os seguintes jogos:

    PUBG - com a GPU o fps chega a 45, aí do nada cai pra 12 quando a APU começa a atuar
    Overwatch - com a GPU o fps chega a uma média de 65, no meio do jogo cai pra 25 quando entra a APU

    Acer ajude a gente, o produto é ótimo mas esse problema acaba com ele.
    Seria otimo se vocês incluíssem uma opção na propria bios para desativar a APU, o problema seria resolvido!
  • DanTancredi
    DanTancredi Member Posts: 4 New User
    Estou com o mesmo problema, o notebook é MUITO Bom , mas esse problema da APU x GPU está me deixando  p***, já testei de tudo ... Formatei, instalei até um SSD m.2 480gb , fiz uma instalação limpa, atualizei todos os drivers, bios etc... NADA RESOLVE o problema.

    Basicamente por algum motivo (QUE NÃO É TEMPERATURA), no meio do jogo o notebook fica alternando entra a APU(R7) e a GPU(RX540), por isso temos essas quedas fortes de FPS. 
    Instalei o MSI AfterBurner + RivaTurner para monitorar o uso da APU e GPU, fica nítido essa troca sem qualquer motivo. 

    Testei até os drivers BETA da AMD, nenhum resolveu o problema.

    Testei os seguintes jogos:

    PUBG - com a GPU o fps chega a 45, aí do nada cai pra 12 quando a APU começa a atuar
    Overwatch - com a GPU o fps chega a uma média de 65, no meio do jogo cai pra 25 quando entra a APU

    Acer ajude a gente, o produto é ótimo mas esse problema acaba com ele.
    Seria otimo se vocês incluíssem uma opção na propria bios para desativar a APU, o problema seria resolvido!
    Continuando, o problema da queda de FPS visivelmente é devido a alternancia da GPU - APU e não uma falha do software ou game... 

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Estou com o mesmo problema, o notebook é MUITO Bom , mas esse problema da APU x GPU está me deixando  p***, já testei de tudo ... Formatei, instalei até um SSD m.2 480gb , fiz uma instalação limpa, atualizei todos os drivers, bios etc... NADA RESOLVE o problema.

    Basicamente por algum motivo (QUE NÃO É TEMPERATURA), no meio do jogo o notebook fica alternando entra a APU(R7) e a GPU(RX540), por isso temos essas quedas fortes de FPS. 
    Instalei o MSI AfterBurner + RivaTurner para monitorar o uso da APU e GPU, fica nítido essa troca sem qualquer motivo. 

    Testei até os drivers BETA da AMD, nenhum resolveu o problema.

    Testei os seguintes jogos:

    PUBG - com a GPU o fps chega a 45, aí do nada cai pra 12 quando a APU começa a atuar
    Overwatch - com a GPU o fps chega a uma média de 65, no meio do jogo cai pra 25 quando entra a APU

    Acer ajude a gente, o produto é ótimo mas esse problema acaba com ele.
    Seria otimo se vocês incluíssem uma opção na propria bios para desativar a APU, o problema seria resolvido!
    Continuando, o problema da queda de FPS visivelmente é devido a alternancia da GPU - APU e não uma falha do software ou game... 

    Software controla hardware, e não o contrário. 
    Então o problema é sim de software. 
    Mais precisamente incompatibilidade de drivers e Windows 10.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • DanTancredi
    DanTancredi Member Posts: 4 New User
    MaClane disse:
    Estou com o mesmo problema, o notebook é MUITO Bom , mas esse problema da APU x GPU está me deixando  p***, já testei de tudo ... Formatei, instalei até um SSD m.2 480gb , fiz uma instalação limpa, atualizei todos os drivers, bios etc... NADA RESOLVE o problema.

    Basicamente por algum motivo (QUE NÃO É TEMPERATURA), no meio do jogo o notebook fica alternando entra a APU(R7) e a GPU(RX540), por isso temos essas quedas fortes de FPS. 
    Instalei o MSI AfterBurner + RivaTurner para monitorar o uso da APU e GPU, fica nítido essa troca sem qualquer motivo. 

    Testei até os drivers BETA da AMD, nenhum resolveu o problema.

    Testei os seguintes jogos:

    PUBG - com a GPU o fps chega a 45, aí do nada cai pra 12 quando a APU começa a atuar
    Overwatch - com a GPU o fps chega a uma média de 65, no meio do jogo cai pra 25 quando entra a APU

    Acer ajude a gente, o produto é ótimo mas esse problema acaba com ele.
    Seria otimo se vocês incluíssem uma opção na propria bios para desativar a APU, o problema seria resolvido!
    Continuando, o problema da queda de FPS visivelmente é devido a alternancia da GPU - APU e não uma falha do software ou game... 

    Software controla hardware, e não o contrário. 
    Então o problema é sim de software. 
    Mais precisamente incompatibilidade de drivers e Windows 10.
    Software lê-se = APLICAÇÃO OU GAME! não estou falando de Sistema operacional ou driver...
    é fato que o problema está no driver/SO ou até mesmo em alguma configuração de bios.

    Acho que cabe a Acer agilizar a solução do problema, o hardware desse equipamento é muito bom, possui otimo custo x beneficio, mas esse problema acaba com a reputação do modelo.




  • Gabrielfesc
    Gabrielfesc Member Posts: 8

    Tinkerer

    Boa noite à todos,

    Após a leitura do post, identifiquei-me com todos os problemas previamente levantados. Após atualizar a placa de vídeo, o computador entrou num loop eterno e minha saída foi fazer uma restauração completa do sistema. 

    Comprei o notebook há duas semanas e estava bastante satisfeito, porém venho constatando uma queda significativa de desempenho desde então. Sou leigo no assunto, mas minhas suspeitas foram confirmadas por este post. Tenho a impressão de que o note não usa a placa de vídeo dedicada na maioria das vezes. 

    Jogo apenas jogos relativamente leves e todos apresentaram problemas de desempenho (league of legends e ragnarok - sim, o ragnarok apresentou quedas de fps). Quanto às soluções previamente apresentadas, sinto que já estão defasadas, uma vez que o software da Radeon já se modificou e não possui mais a mesma interface.

    Estarei no aguardo de uma solução definitiva capaz de resolver esse conflito entre as placas de vídeo e que tenhamos um retorno breve.
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    editado dezembro 2018
    MaClane disse:
    Estou com o mesmo problema, o notebook é MUITO Bom , mas esse problema da APU x GPU está me deixando  p***, já testei de tudo ... Formatei, instalei até um SSD m.2 480gb , fiz uma instalação limpa, atualizei todos os drivers, bios etc... NADA RESOLVE o problema.

    Basicamente por algum motivo (QUE NÃO É TEMPERATURA), no meio do jogo o notebook fica alternando entra a APU(R7) e a GPU(RX540), por isso temos essas quedas fortes de FPS. 
    Instalei o MSI AfterBurner + RivaTurner para monitorar o uso da APU e GPU, fica nítido essa troca sem qualquer motivo. 

    Testei até os drivers BETA da AMD, nenhum resolveu o problema.

    Testei os seguintes jogos:

    PUBG - com a GPU o fps chega a 45, aí do nada cai pra 12 quando a APU começa a atuar
    Overwatch - com a GPU o fps chega a uma média de 65, no meio do jogo cai pra 25 quando entra a APU

    Acer ajude a gente, o produto é ótimo mas esse problema acaba com ele.
    Seria otimo se vocês incluíssem uma opção na propria bios para desativar a APU, o problema seria resolvido!
    Continuando, o problema da queda de FPS visivelmente é devido a alternancia da GPU - APU e não uma falha do software ou game... 

    Software controla hardware, e não o contrário. 
    Então o problema é sim de software. 
    Mais precisamente incompatibilidade de drivers e Windows 10.
    Software lê-se = APLICAÇÃO OU GAME! não estou falando de Sistema operacional ou driver...
    é fato que o problema está no driver/SO ou até mesmo em alguma configuração de bios.

    Acho que cabe a Acer agilizar a solução do problema, o hardware desse equipamento é muito bom, possui otimo custo x beneficio, mas esse problema acaba com a reputação do modelo.




    A APU dos processadores AMD possuem instruções diretamente integradas a toda a parte de cache e processamento.
    Então, mesmo que fosse possível uma opção na Bios para "desativar", causaria inúmeros erros, travamentos e inconstância do sistema.
    Nenhum software trabalha sozinho sem a base de SO.
    Vários usuários do modelo já relatam que resolveram essa incompatibilidade sem problemas.
    Então no seu caso, o mais provável é sim alguma configuração (de algum software, como o da Raden) de controle entre APU e GPU.
    Quando a Nvidia ou AMD lançam novos drivers, muitos testes não levam em consideração de que sistemas mobile trabalham de forma diferente de desktops.
    Isso causa a maior parte desses erros e não a Acer, Asus, Dell ou qualquer outra produtora de notebooks.
    Em alguns casos, algumas atualizações do Windows podem conflitar com determinados softwares.
    Se procurar na internet, verá de que usuários com essa combinação de APU + GPU geralmente não sofrem desse problema.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Jaime_kernel
    Jaime_kernel Member Posts: 4 New User
    gabrielwp disse:
    Boa noite,

    Estou enfrentando problemas de performance e desempenho desde que adquiri este notebook, suas configurações ao meu ver parecem ser boas, mas na prática tudo está deixando a desejar. Faz 1 semana que estou com este aparelho e tive de formatar três vezes, na primeira, logo que liguei o aparelho pela primeira ver, fui atualizar os drivers e ao atualizar o driver da placa ele reiniciou e deu o famoso erro do reparo automático infinito, que gerava um loop na inicialização. Desde então tentei formatá-lo usando diferentes sistemas operacionais, o Windows 7 foi o primeiro no qual tentei instalar e, obviamente, os componentes deste notebook não são compatíveis, logo, a instalação nem chega a terminar.

    Tentei também o uso do Windows 8.1 Pro, ele roda perfeitamente mas tem um detalhe, o sistema não consegue reconhecer perfeitamente o processador e placa de vídeo para instalar os drivers da AMD. Como fui obrigado a retornar ao Windows 10, cá estou eu em busca de um auxílio, desde sempre utilizei o Windows 7 e nunca me familiarizei com estes dois últimos sistemas operacionais, logo, não tenho o domínio de macetes de performance e etc. Na minha opinião o Windows 10 deixa a desejar comparado ao 7, pois é nítido ver que ele é lento a processar as informações e consome muito mais da performance do Notebook. Testei diversos jogos de FPS como Counter Strike: Global Offensive por exemplo onde o resultado não foi satisfatório: na configuração mínima todos eles beiram no máximo 30 FPS.

    Venho através deste solicitar um auxílio, há uma maneira de otimizar o desempenho deste Notebook ou devo aceitar que de fato ele é apenas um notebook de uso básico? Lembrando que já havia configurado esta questão do desempenho pelo próprio Software da Radeon e também pelo Catalyst Control Center

    Grato,


    Lembrando para jogos e indicado vc esta com a fonte de alimentação conectada ao notebook.
    Para solucionar o problema aconselho desinstala o driver amd totalmente, e após desinstalação baixa o ultimo driver no site do fabricante para APU A12, jamais baixa driver para AMD RX540.
    Drive da APU A12 ele irar complementa a AMD RX540.
    A um bug caso vc baixe o ultimo drive para RX540 que faz dessincronizar com APU a12.
    Driver seguro para vc usar Win10-64Bit-Radeon-Software-Adrenalin-Edition-18.10.1-Oct10
    Ate então e esse que eu uso e não tenho problemas..



  • Jaime_kernel
    Jaime_kernel Member Posts: 4 New User
    para instala esse Driver Remova todos os drivers da apu e da placa de video, e so instala Win10-64Bit-Radeon-Software-Adrenalin-Edition-18.10.1-Oct10.

    Provavelmente resolvera.



  • Jaime_kernel
    Jaime_kernel Member Posts: 4 New User
    caso vc não remova os drivers amd.
    Ira dar loop, e ira trava.
    Experiencia propria.
    jogo GTA V com 40 FPS em media
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    gabrielwp disse:
    Boa noite,

    Estou enfrentando problemas de performance e desempenho desde que adquiri este notebook, suas configurações ao meu ver parecem ser boas, mas na prática tudo está deixando a desejar. Faz 1 semana que estou com este aparelho e tive de formatar três vezes, na primeira, logo que liguei o aparelho pela primeira ver, fui atualizar os drivers e ao atualizar o driver da placa ele reiniciou e deu o famoso erro do reparo automático infinito, que gerava um loop na inicialização. Desde então tentei formatá-lo usando diferentes sistemas operacionais, o Windows 7 foi o primeiro no qual tentei instalar e, obviamente, os componentes deste notebook não são compatíveis, logo, a instalação nem chega a terminar.

    Tentei também o uso do Windows 8.1 Pro, ele roda perfeitamente mas tem um detalhe, o sistema não consegue reconhecer perfeitamente o processador e placa de vídeo para instalar os drivers da AMD. Como fui obrigado a retornar ao Windows 10, cá estou eu em busca de um auxílio, desde sempre utilizei o Windows 7 e nunca me familiarizei com estes dois últimos sistemas operacionais, logo, não tenho o domínio de macetes de performance e etc. Na minha opinião o Windows 10 deixa a desejar comparado ao 7, pois é nítido ver que ele é lento a processar as informações e consome muito mais da performance do Notebook. Testei diversos jogos de FPS como Counter Strike: Global Offensive por exemplo onde o resultado não foi satisfatório: na configuração mínima todos eles beiram no máximo 30 FPS.

    Venho através deste solicitar um auxílio, há uma maneira de otimizar o desempenho deste Notebook ou devo aceitar que de fato ele é apenas um notebook de uso básico? Lembrando que já havia configurado esta questão do desempenho pelo próprio Software da Radeon e também pelo Catalyst Control Center

    Grato,


    Lembrando para jogos e indicado vc esta com a fonte de alimentação conectada ao notebook.
    Para solucionar o problema aconselho desinstala o driver amd totalmente, e após desinstalação baixa o ultimo driver no site do fabricante para APU A12, jamais baixa driver para AMD RX540.
    Drive da APU A12 ele irar complementa a AMD RX540.
    A um bug caso vc baixe o ultimo drive para RX540 que faz dessincronizar com APU a12.
    Driver seguro para vc usar Win10-64Bit-Radeon-Software-Adrenalin-Edition-18.10.1-Oct10
    Ate então e esse que eu uso e não tenho problemas..



    Ótima contribuição Jaime_kernel!

    Mais uma solução viável e testada.
    Como relatou, realmente incompatibilidade entre drivers.
    Completando, segue o link para download: https://www.amd.com/en/support/kb/release-notes/rn-rad-win-18-10-1

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • DanTancredi
    DanTancredi Member Posts: 4 New User
    é instalei os drivers 18.10.1 melhorou um pouco mas continua bem ruim...
    Alguem já testou overwatch nesse note? é um jogo super bem otimizado, mas aqui pra mim só consigo rodar com meis de 20fps no medium... se jogar pro "muito baixo" a GPU para de trabalhar e fica só na APU... 
  • Luc4sfc
    Luc4sfc Member Posts: 21 Troubleshooter
    Recebi meu notebook ontem e pesquisei um pouco. Resumo da ópera: o problema está nessa troca entre APU e GPU.
    Eu testei somente o cs-go (com tudo no low) e verifiquei que o fps fica bem baixo e, as vezes ainda da umas quedas maiores que travam o game...
    Sou bem leigo no assunto e gostaria de ajuda para verificar o que é possível fazer.
    Até o momento a única coisa que fiz foi baixar o driver da GPU (Rx 500) e instalei. Em um vídeo do Seven Extreme tentei colocar o driver que ele passou (a versão 18.9.3), porém, não consigo e no meu notebook está instalada a versão 18.12.3.

    Vi várias "prováveis" soluções:
    1) Colocar no Desempenho Alto;
    2) Ativar a GPU na bios;
    3) Baixar o diver da amd direto do site da acer e depois, desinstalar e instalar a placa de vídeo pelo gerenciador de dispositivos.
    OBS: isso de desinstalar e instalar a placa de vídeo pelo gerenciador de dispositivos pode dar algum problema? Não testei ainda. O meu medo é dar esse problema do "Loop" infinito (ficar reiniciando o notebook constantemente), pois não sei formatar o notebook e não queria pagar para um técnico fazer isso.

    Gostaria de utilizar ele, como veio de fábrica, porém, obter um bom desempenho valendo-se da GPU (quero jogar cs-go com tudo no low, mas com fps + de 100).

    Alguém poderia me dar uma instrução de como proceder, de acordo com o que falei que fiz (somente atualizei o driver da placa de vídeo)?
    Há ou não até o momento uma "melhor forma de agir", para evitar o conflito entre APU e GPU?

    Obrigado.
Esta discussão está fechada.