[Aspire F5-573G-59AJ] - Qual a velocidade máxima suportada de leitura e gravação para SSDs M.2 ?

Resease
Resease Member Posts: 8 New User
editado maio 2023 em Arquivo de 2017

Boa tarde, estou pensando em fazer um upgrade colocando um SSD M.2 PCIE 3.0 x4 de 256 GB, com:

Velocidade de Leitura
1570 MB/s

Velocidade de Gravação
540 MB/s

 

O padrão M.2 PCIE 3.0 x4 é compatível com o slot ? Vou utilizar toda a velocidade do SSD, sem limitações da placa-mãe e da interface do notebook ?  Estou perguntando pois caso haja limitação não vale a pena colocar um M.2 pelo custo/beneficio.

 

Se alguem já fez isso poderiam informar se as taxas de leitura e gravação ficaram próximas da informada pelo fabricante ?

 

Grato.

Respostas

  • phropelato
    phropelato ACE Posts: 1,045 Pioneer

    Pelo que entendi https://br-store.acer.com/p/112/notebook-acer-aspire-f5-573g-59aj

    Seu notebook não possui entrada para esse Padrão de SSD citado, o que você poderia estar fazendo é comprar um Caddy instalar ele no lugar da gravadora de CD/DVD e colocar o HDD original nesse Caddy como Slave ou Escravo, acredito que será Caddy de 9.5mm e estar comprando um SSD da marca de sua preferência e instalando no lugar do HDD que veio de fabrica, lembrando que terá que ser no padrão SATA 3 ou SATA III para aproveitar ao máximo o mesmo. Eu procurei informação até no Guia de Serviço da Acer que é um privilégio que tenho por ser Membro ACE na comunidade e não achei nada dizendo sobre esse padrão M.2 PCIE 3.0 x4 que você descreveu.

    Se minha resposta lhe ajudou, deixe um "Curtir" e marque minha resposta como "Solução" clicando em "Promover" , caso contrario fico a disposição para tentar sanar e resolver seus problemas, obrigado.
    Atenciosamente
    Pedro Henrique 
  • Resease
    Resease Member Posts: 8 New User

    Olá phropelato, também não encontrei informações sobre essa entrada M.2 no site da Acer ou no manual, entretanto, na internet encontrei alguns relatos afirmando que o note a possui, e também tem este video no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=hxLvVre9poM). Abri o notebook e o slot está lá, como se vê nas fotos abaixo:

     

    IMG_20170215_213549.jpgIMG_20170215_213636.jpgIMG_20170215_222746_HDR.jpg

     

    Essa divergência de informações foi um dos motivos de eu ter entrado em contato com vocês. Poderia, então, retirar essa dúvida que muitos usuários estão tendo sobre este notebook ?

  • phropelato
    phropelato ACE Posts: 1,045 Pioneer

    Me passa o seu e-mail no modo de mensagens privadas, que ai eu envio o arquivo .pdf  que tenho acesso para ti ai você pode estar veiricando melhor eu achei algo sobre M.2 só que parece que é pra placa Wireless essa entrada.

    Se minha resposta lhe ajudou, deixe um "Curtir" e marque minha resposta como "Solução" clicando em "Promover" , caso contrario fico a disposição para tentar sanar e resolver seus problemas, obrigado.
    Atenciosamente
    Pedro Henrique 
  • Resease
    Resease Member Posts: 8 New User

    Não consigo enviar mensagens privadas para você, aparece o seguinte erro:
    " Um ou mais desses membros não tem mensagens privadas habilitadas. Seus nomes foram removidos da lista Enviar para."

  • phropelato
    phropelato ACE Posts: 1,045 Pioneer

    Dei uma olhada melhor, parece que suporta SSD nesse padrão de 128Gb, 254Gb e 512Gb.

    Se minha resposta lhe ajudou, deixe um "Curtir" e marque minha resposta como "Solução" clicando em "Promover" , caso contrario fico a disposição para tentar sanar e resolver seus problemas, obrigado.
    Atenciosamente
    Pedro Henrique 
  • Resease
    Resease Member Posts: 8 New User

    Olhando aquele documento, na página 276 ele mostra uma lista de SSDs compatíveis e todos são M.2 mas padrão Sata 3 e não PCIe. Os modelos estão abaixo, mas não são comuns nem faceis de encontrar aqui no Brasil:

     

    Flash Disk KINGSTON SSD NAND 96GB
    RBU-SNS8151S3/96GG LF+HF
     
    Flash Disk TOSHIBA SSD NAND 128GB
    THNSNJ128G8NY LF+HF
     
    Flash Disk TOSHIBA SSD NAND 256GB
    THNSNJ256G8NY LF+HF
     
    Flash Disk SAMSUNG SSD NAND 128GB
    MZNLF128HCHP LF+HF
     
    Flash Disk SAMSUNG SSD NAND 256GB
    MZNLN256HCHP LF+HF
     
    Flash Disk LITE-ON SSD NAND 128GB
    CV1-8B128 LF+HF
     
    Flash Disk LITE-ON SSD NAND 256GB
    CV1-8B256 LF+HF

     

    Será que posso utilizar outros modelos mais comuns de SSDs M.2 Sata 3 que não haverá incompatiblidade ?

  • phropelato
    phropelato ACE Posts: 1,045 Pioneer

    Acho q qualquer SSD será compatível nessas especificações, acredito que esses foram os que a Acer usou pra teste, mais outro independente da marca irá funcionar, pois os fabricantes desses hardwares tem a intenção de vender e lucrar com seus produtos, fazendo com que os mesmos sejam compatíveis com qualquer aparelho.

    Se minha resposta lhe ajudou, deixe um "Curtir" e marque minha resposta como "Solução" clicando em "Promover" , caso contrario fico a disposição para tentar sanar e resolver seus problemas, obrigado.
    Atenciosamente
    Pedro Henrique 
  • Resease
    Resease Member Posts: 8 New User

    Procurei mais um pouco na internet e achei mais um comentário de um usuário ter comprado um M.2 PCIe 3.0 x4, desta vez para o notebook ACER F5-573G-771D, e ter sido compatível. Realmente achei muito estranho aquele guia não mencionar nada disto.

     

    Ainda continuo com a mesma dúvida do início do tópico.

  • phropelato
    phropelato ACE Posts: 1,045 Pioneer

    Amigo, se essa entrada M.2 for mesmo para esse SSD eu tenho 98,999% de certeza que qualquer SSD que você comprar será compátivel com seu notebook e igual naquele video que você mostou da para ver que aquilo não é uma plaquinha wi-fi pois essas plaquinhas são bem pequenas.

    Deixa o medo de lado homem, coragem e seja feliz com um SSD, livre-se de HDD de 5400rpm ou que seja 7200rpm, coloque pelo menos um HHDD (Hibrid Hard Disk Driver).

    Se minha resposta lhe ajudou, deixe um "Curtir" e marque minha resposta como "Solução" clicando em "Promover" , caso contrario fico a disposição para tentar sanar e resolver seus problemas, obrigado.
    Atenciosamente
    Pedro Henrique 
  • Resease
    Resease Member Posts: 8 New User

    Essa é a ideia, e justamente por isso ser um grande diferencial no notebook e não ser encontrado em suas caracteristícas, mesmo aumentando o marketing, é que resolvi vir postar aqui. Mas ok, vou pegar PCIe e depois posto os resultados

  • phropelato
    phropelato ACE Posts: 1,045 Pioneer

    Tem alguma posição sobre a PCIe, comprou, deu certo ?

    Tenha uma ótima sexta-feira.

    Se minha resposta lhe ajudou, deixe um "Curtir" e marque minha resposta como "Solução" clicando em "Promover" , caso contrario fico a disposição para tentar sanar e resolver seus problemas, obrigado.
    Atenciosamente
    Pedro Henrique 
  • Resease
    Resease Member Posts: 8 New User

    Olá, só vou poder comprar no final do ano.

     

    E sobre o padrão M.2, esse site aqui me ajudou bastante nas dúvidas:
    http://www.kingston.com/br/ssd/system-builder/m2_faq

  • luanallmeidah
    luanallmeidah Member Posts: 4 New User

    Estou também de olho nesse modelo de SSD e preciso muito saber para poder comprar: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-907993965-ssd-intel-600p-256gb-nvme-pciex-30-x4-_JM

     

    Tem um vídeo no YT de um carinha colocando um desses no dele, mas não mostra bootando, nem o desempenho.

  • Resease
    Resease Member Posts: 8 New User

    Verba tava curta e o preço desse M.2 não mudou muito desde o ano passado, acabei pegando o SSD Sandisk PLUS que havia entrado em promoção no Submarino (R$ 350,00 já com frete):

    - Modelo: SDSSDA-240G-G26 (Na verdade vem 223 GB livres pra você)

    - Capacidade: 240GB

    - Leituras: 530MB/s 

    - Gravações: 440MB/s 

     

    Coloquei o SSD no lugar do HDD devido a entrada ser SATA 3 (C:\), e o HDD no lugar do DVD que é SATA 1 usando um caddy. O HDD formatei e deixei com duas partições apenas para arquivos. O que ficou assim:

    - C:\ = Windows e os programas instalados

    - D:\ = Downloads, jogos, filmes, séries, músicas..

    - E:\  = Meus documentos e instaladores

     

    Os testes que fiz:

    HD_Test.png

     

     

     O Boot e o desligamento ficaram coisa de 10 segundos, realmente muita diferença. O HDD ficou praticamente com a mesma velocidade que estava antes, e a do SSD ficou próxima da especificada. Quanto ao M.2 só compensa pegar se realmente chegar na especificada. 

     

    Você pode tentar ver com o vendedor se ele faz o reembolso caso o SSD não seja compatível ou fique muito abaixo da velocidade padrão, provavelmente você vai te que pagar o frete de volta.

     

    Posta pra nois os resultados ai se por acaso você comprar !!! Smiley Wink

     

     

     

     

     

  • luanallmeidah
    luanallmeidah Member Posts: 4 New User

    Por questões de prazo e preço, fiquei com esse: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-904806644-hd-ssd-m2-m2-sata-crucial-mx300-275gb-2280-pcnotebook-_JM

     

    Vou esperar chegar e posto o resultado aqui. Obrigado!