Turbo Boost Acer E5-571 não ativa

RomuloPF
RomuloPF Member Posts: 9 New User
editado março 2018 em Laptops

Boa tarde,

 

Adquiri o notebook Acer E5-571-51AF há uns 3 meses, e desde então venho testado os recursos dele para tentar descobrir se o Intel Turbo Boost está funcionando adequadamente.

Pelo que verifiquei, não ativa de forma alguma... 

 

Usei o aplicativo CPU-Z, versão 1.77 (a última), cliquei em "Stress CPU", e a velocidade não passou de 2,2GHz (velocidade nominal), quando deveria ir a 2,7GHz..cpu-z.png

 

Pelo aplicativo da Intel, também nada de funcionar:

Intel.png

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Estou com o Windows 10 Anniversary Update, com drivers atualizados.

Tentei instalar o driver disponível no site da Acer, versão 11.0.0.1146, assim como a mais atual (atualizada pelo Windows), versão 11.0.0.1157.

 

Grato pela atenção!

Respostas

  • Karp-Acer_Retired
    Karp-Acer_Retired Member Posts: 2,599 Guru
    minimizar para MAXIMIZAR.

    Descubra a mais recente e inovadora tecnologia que chegará no mercado, next@acer.
  • RomuloPF
    RomuloPF Member Posts: 9 New User
    Bom dia.

    Obrigado pelo retorno. Já tinha lido a respeito do funcionamento do Turbo Boost. Sei que é um processo dinâmico e que varia de acordo com as condições.

    O problema é que rodei diversos aplicativos de stress de CPU, nas diversas condições, como ligado na energia, com ventilação adicional (local com ar condicionado), e no entanto nunca sequer passou dos 2200MHz, o que me leva a crer que alguma configuração necessária, seja em driver, seja na BIOS, que hoje não está habilitada, precise ser revista para que o sistema possa habilitar essa potência extra.

    Um exemplo, já vi BIOS de placas mãe de desktop que tinham uma opção específica para habilitar ou nao o Turbo Boost, da mesma forma que poderia habilitar ou não suporte à virtualização (VTx) ou Hyper Threading (HT).

    Talvez não seria o caso de a BIOS atual do notebook estar com essa opção desativada internamente? (já que ela é bem enxuta em opções).

    OBS: sou analista de TI formado e atuante na área, se precisar de informações ou testes mais avançados, podem ficar a vontade, assim como, se for o caso, usar linguajar mais técnico.
  • Bgonzzagaa
    Bgonzzagaa Member Posts: 3 New User

    Quando darão uma resposta? O meu E5-571g-57mj e esta da mesma forma e não ativa.

  • RomuloPF
    RomuloPF Member Posts: 9 New User

    Boa tarde,

     

    Alguma resposta?

     

    Encontrei esse post no site oficial da Intel, ainda não pude fazer o teste para verificar...

     

    https://communities.intel.com/thread/98979

     

    Uma pessoa com o mesmo modelo de notebook (E5-571) com a mesma situação, aparentemente ele resolveu com um passo a passo:

     

    [quote]I kind of resolved the problem in a weird way.

     

    1. I deactivated the fast boot of Windows 10

    2. Reboot the system

    3. Turn the PC off to "power save"-mode

    4. Reactivate Windows

    5. Turn on fast boot again

    6. Restart

     

    Now the CPU uses turbo boost whenever it's needed. Don't ask me why...^^ But it works.[/quote]

  • Bgonzzagaa
    Bgonzzagaa Member Posts: 3 New User

    Então amigo só que estou utilizando o W7 Home Premium, como eu faço nele?

  • RomuloPF
    RomuloPF Member Posts: 9 New User

    Alguém poderia fornecer retorno oficial para descobri o motivo pelo qual o Turbo Boost não é ativado por padrão?

     

    Ao que parece, alguma configuração do notebook está limitando o clock da CPU, não permitindo que use o Turbo Boost.

     

    Pode ser um driver, pode ser a BIOS, fato é que a sugestão que postaram do "Fast Boot" não funcionou, e o notebook continua limitado a 2,2GHz, enquanto o certo seria, em situações de stress, ficar a 2,7GHz.

     

     

  • RomuloPF
    RomuloPF Member Posts: 9 New User

    Ninguém da Acer para poder dar um retorno técnico sobre esse problema?

  • RomuloPF
    RomuloPF Member Posts: 9 New User

    Aparentemente descobri uma forma de habilitar o Turbo Boost: (não sei se isso passou a funcionar depois dos procedimentos que citei de outro fórum).

     

    Se eu ligar o notebook SEM o carregador ligado (ou seja, ligar o notebook na bateria) e depois que estiver no Windows eu encaixar o carregador, o Turbo Boost ativa.

     

    Fiz três testes na sequência:

    1) Liguei o notebook sem carregador e pluguei o carregador = Turbo Boost ativo

    2) Desliguei o notebook, com o carregador ligado, e liguei o notebook novamente = Turbo Boost desativado

    3) Desliguei o notebook, despluguei o carregador, liguei o notebook, ao entrar no Windows pluguei o carregador de novo = Turbo Boost ativo.

     

    Não posso confirmar se isso acontecia antes de desativar/ativar o Fast Boot do Windows 10, mas sei que agora está funcionando (aparentemente). A Acer poderia verificar essa função e lançar a devida correção para que sempre funcionasse independente da forma como o notebook está ligado.

  • Bgonzzagaa
    Bgonzzagaa Member Posts: 3 New User

    Pois é o meu isso nao resolveu é uma falta de consideração com os clientes isso nao respondem nao dão nenhuma resposta tecnica nunca mais compro acer

  • RomuloPF
    RomuloPF Member Posts: 9 New User

    E aí Acer, nenhum tipo de comentário ou observação? Consegui, buscando alguns indicadores na internet e testando pessoalmente, descobrir um bug e como contornar, e não há nenhuma resposta/comentário? Talvez algum update que corrigisse isso?

     

    O Turbo Boost só funciona se você ligar o notebook na bateria, sem energia, e dentro do Windows, após o boot, conectar o carregador à energia (ou o carregador ao notebook, tanto faz), aí o Turbo Boost passa a funcionar, levando a CPU (no meu caso, o i5 5200U, de 2,2GHz aos 2,7GHz caso necessário).

     

    O notebook ficou com boot mais rápido, considerando que tenho 8GB Dual Channel e SSD Sata 3. É notável que o Turbo Boost realmente ajuda na hora de iniciar o Windows, onde vários aplicativos de terceiros e os próprios componentes do Windows são carregados em paralelo...


    Vários consumidores estão deixando de usar um recurso que o notebook oferece nativamente simplesmente pq ninguém imagina que um recurso interessante como esse fica desativado por alguma configuração indevida.

  • Karp-Acer_Retired
    Karp-Acer_Retired Member Posts: 2,599 Guru

    Sugerimos entrar em contato com o suporte da Acer em sua região.

    Como a Comunidade Acer é uma plataforma de cliente a cliente, seriá melhor entrar em contato diretamente, para que possam estar fazendo um passo a passo por telefone com com você.

     

    Segue o link do suporte Global, por favor, escolha a sua região e clique em suporte para contatar os agentes por telefone ou chat.

     

    https://www.acer.com/worldwide/

    minimizar para MAXIMIZAR.

    Descubra a mais recente e inovadora tecnologia que chegará no mercado, next@acer.
  • artdel
    artdel Member Posts: 1 New User

    Graças a vc consegui ativar o turbo boost!! meu notebook é o mesmo modelo e estava quebrando a cabeça para ativar o turbo e fiz o mesmo que vc liguei na bateria e depois conectei o carregador e a frequencia pulou de 2.2 para 2.6 ghz, que BUG tosco!! ACER deveria dar uma olhada nisso e nos trazer um solução.

  • ANDREDECO
    ANDREDECO Member Posts: 2 New User
    Estou com o mesmo problema turbo boost só ativa se o notebook estiver na fonte e ligado na tomada, tirou a fonte sem turbo boost plugou fonte e na  tomada volta, tenho um acer I7 de sétima geração 2.7 GHZ turbo boost 3.5 GHZ já fiz todos os teste e nada .Notei fazendo o monitoramento com HWMONITOR apenas alteração que só na bateria a voltagem VID 0.910 é máxima já com a fonte VID 1.151. Alguém tem uma solução.
  • Olha, pode ser que seja algum problema nas opções de energia! Coloque em alto desempenho, tanto na bateria quanto no carregador e também altere as configurações do plano deixando também iguais!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • GabrielVigna
    GabrielVigna Member Posts: 1 New User

    Olá, sei que o post é antigo, mas até nas versões mais recentes esta ocorrendo esse tipo de "problema" ,essa duvida nao morreu em 2016, comprei um A519-56g com um i5 1135g7 com suporte pra turbo boost 2.0 , mas a gpu que seria na teoria 4.20 ghz estava somente com 2.40.

    Na bios do notebook (Model : Iris-TL v1.26) não tem nenhuma opção de ativar turbo boost, não tem nenhum programa que baixa para ativar o turbo boost, todos os sites de ajuda falam a mesma coisa, que o turbo boost ativa automaticamente conforme precisa, mas isso como nós estamos aqui já sabemos.. não funciona, então depois de 3 dias quebrando a cabeça achei uma solução bem simples por sinal, consiste nesses seguintes passos :

    1 - Painel de Controle\Hardware e Sons\Opções de Energia\Editar Configurações do Plano ( ou simplesmente pesquisa "Editar plano de energia" que já aparece)

    2- Alterar configurações de energia avançadas .

    3-- Gerenciamento de energia do computador

    ¹Estado de desempenho mínimo, na bateria e na tomada, coloca 100%

    ²Estado de desempenho máximo, na bateria e na tomada, coloca 100%

    EXEMPLO A BAIXO ;













    Isso pra mim resolveu, stressei a gpu e simplesmente vi os ghz subindo, espero ter ajudado, obrigado !