Problemas com inicialização e desligando sozinho - Aspire 5 A515-45-r760

thelf
thelf Member Posts: 10

Tinkerer

Olá. A mais ou menos uma semana o meu Acer Aspire 5 A515-45-r760 começou a ter problemas na inicialização, ele raramente liga, e quando liga, ele desliga sozinho depois de um tempo.


O que eu tentei fazer e não resolveram o problema:

- Testei notebook desconectado.

- Segurei o botão power por 60 segundos.

- Resetei a bateria pelo orifício embaixo do notebook.

- Resetei a BIOS para as configurações de fábrica.

- Carregar toda a bateria do notebook.


Detalhes sobre o notebook:

- Não houve alteração de hardware do notebook.

- O notebook está em dual boot com Windows 11 e Ubuntu 22.04 LTS.

- O notebook tem 6 meses de uso.


Detalhes do problema:

- O notebook raramente liga quando aperta ou segura o botão power.

- Quando o notebook não liga, ele acende o led azul do sistema, depois acende o led laranja da energia, apaga o led do sistema, muda o led da energia da cor laranja para azul e depois apaga o led de energia também.

- As vezes o processo descrito acima fica em loop.

- Quando eu consigo ligar o sistema, depois de um tempo o sistema desliga sozinho, o tempo até o notebook desligar é aleatório, ele já desligou depois de uma hora de uso e já desligou em menos de 1 minuto de uso.

- O problema também não parece depender do sistema operacional, ele já desligou no Windows, no Linux e também durante a tela de boot.

Respostas

  • Olá! Você pode informar a versão do bios? Esse problema também ocorre ao desativar a inicialização rápida nas opções de energia?

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • thelf
    thelf Member Posts: 10

    Tinkerer

    A bios está na versão v1.10. O problema continua mesmo quando a inicialização rápida está desativada.

  • thelf
    thelf Member Posts: 10

    Tinkerer

    Quando o problema começou, a inicialização rápida da bios estava desativada, depois que eu resetei a bios eu mantive a incialização rápida ativa, mas o problema se manteve.

  • thelf
    thelf Member Posts: 10

    Tinkerer

    Correção: o que estava desativado era o fastboot da bios, vou tentar desativar a inicialização rápida do painel de energia do Windows e ver o que acontece.

  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 97,716 Trailblazer
    editado novembro 2022

    OK! Depois volte aqui, informando se o problema continua ou não?

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • thelf
    thelf Member Posts: 10

    Tinkerer

    Depois de desativar a inicialização rápida do painel de energia do Windows, testei o notebook bastante por 2 dias. Desativar a inicialização rápida ajudou, mas não solucionou o problema, antes em um periodo de um hora o notebook desligava varias vezes, agora ele desligou umas 5 vezes ao longo de 2 dias de uso direto.


    Não sei se ajuda, mas aqui está o registro de eventos do Windows:

  • Você já verificou se o computador está superaquecendo e também já tentou atualizar o bios?

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • thelf
    thelf Member Posts: 10

    Tinkerer

    editado novembro 2022

    Não está esquentando, temperatura está normal. Inclusive a temperatura não parece influenciar, testei o notebook sem rodar nenhum programa e também testei enquanto rodava um jogo, mas não não teve nenhuma diferença.

    Uma coisa que eu, reparei é que algumas vezes antes de ele desligar aparece isso aqui, e logo depois desliga:

    Provavelmente vou acionar a garantia, nada está resolvendo, tem dias que ele funciona normal, mas na maioria dos dias que ele está praticamente inutilizável.

  • diegosgarcia
    diegosgarcia Member Posts: 113 Skilled Fixer WiFi Icon