A515-52G: Por que na minha bios não aparece a opção de mudar a frequência da memória?

Kn_
Kn_ Member Posts: 4 New User
editado dezembro 2022 em Laptops

Olá, me chamo Kelvin e tenho um notebook Acer Aspire A515-52G de 2019.

Ele tem um I5 8ª Geração e HD de 1T

Sobre a memória ram ele tem slot para 2 memórias expansível até 32Gb ao todo se não me engano, mas por padrão vem 1 pente de 8GB com 2400GHz.

Meu problema é o seguinte, houve várias promoções nessas últimas semanas por ser época de natal e consegui juntar um dinheiro pra comprar outra memória ram de 8GB porém pensando que seria melhor comprei uma com 3200GHz por conta do preço e frete estarem mais em conta!

Chegado tal memória ram fui instalar e ao colocar as 2 no notebook a tela não ligava porém o notebook em sí iniciava, resolvi fazer vários testes até entender, minha memória padrão é de 2400GHz e a nova 3200GHz as duas não funcionam juntas, testei para ver se a nova funciona sozinha e sim, funciona, troquei os slots e tudo funciona porém as 2 juntas não liga a tela!

Entrei na bios para alterar a velocidade da memória nova para equilibrar com a padrão e não encontrei a opção de alteração, já tentei seguir alguns tutoriais da internet mas sem a opção para alterar a velocidade não tem muito o que eu possa fazer, resolvi vir aqui perguntar para saber se alguém conseguiria me dar respostas sobre como alterar sem ser pela bios ou como faço para aparecer a opção lá!

(Não sei se é permitido mas caso queiram uma descrição mais detalhada do meu notebook é exatamente estas informações que encontrei neste site: https://quenotebookcomprar.com.br/notebook-acer-a515-52g-577t/);

Agradeço desde já a todos!

[Título editado para incluir modelo do produto]

Melhor resposta

  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 13,287 Trailblazer
    Responder ✓

    É o que eu sempre sugiro, mantenha as mesmas especificações, a marca até não tem a necessidade de ser igual, mas se for é melhor ainda pois aí teremos um cenário 100% de compatibilidade entre os dois módulos. Eu utilizo um segundo módulo com as mesmas especificações do nativo, porém de marca diferente, mas funcionando normalmente.

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

Respostas

  • Olá, boa tarde.

    Normalmente as BIOS de notebooks são bloqueadas para realização de overclock tanto em memória ram quanto em processador, nesse caso existem alguns procedimentos (não oficiais) que realizam a instalação de uma BIOS modificada , onde a qual promete liberar tais funções, mas é um procedimento perigoso pois pode inutilizar o equipamento , e também não é permitido postar no fórum tal informação.

    Qual foi o modelo completo da memória que você comprou? Normalmente um módulo com perfil JEDEC consegue operar com frequência reduzida junto a original, os módulos com perfil XMP (overclock) podem apresentar esse erro mencionado, já que a BIOS não tem o suporte para tal.

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • Eu tentaria primeiro atualizar o uefi para a versão mais recente. Quando for instalar as duas memórias rams, desative a inicialização rápida e desconecte a bateria de lítion.

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Kn_
    Kn_ Member Posts: 4 New User

    Opa, então, uso meu notebook pra lazer e trabalho então não posso perder os arquivos dele (já tentei salvar em outros lugares mas é quase 1T de conteúdo), nesse método eu precisaria restaurar o notebook ao padrão de fábrica pelo que eu percebi, então não é possível!

  • Kn_
    Kn_ Member Posts: 4 New User

    Opa, então, fiz os testes usando o programa CPU-Z para verificar as memórias e obtive estas informações:

    Acima está as informações da memória RAM original do notebook e abaixo a nova:

    O problema que eu percebo aparente, é que a velocidade da original é abaixo da nova mesmo reduzida

    Original: 1200MHz

    Nova: Max: 3200MHz; Reduzida fica: 1600MHz

    Minha pergunta agora é, se eu comprar outra memória ram IDÊNTICA à essa nova, as duas irão rodar juntas?

    Segue abaixo a ficha técnica da memória RAM:

    Características:

    - Marca: Husky Technologies 

    - Modelo: HTCQ002

    Especificações:

    - Frequência: 3200 MHz 

    - Capacidade do módulo: 8GB

    - Latência: 19 (CL19)

    - Formato: SO-DIMM (Non-ECC)

    - Tecnologia: DDR4

    - Pinos: 260 (DIMM) 

    - Voltagem: 1.2V ~ 1.35V

    - Alimentação Elétrica: VDD 1.2V Típica

    - Temperatura de operação: 0º C até 70º C

    - Temperatura de armazenamento:-40º C até 85º C

    - Dimensões: 74 x 33 mm

    - Compatibilidade: Notebooks, máquinas de cartão de PDV e computadores 3 em 1 (All in One)

  • A memória nativa possui frequência de 2400MHz, o módulo que você comprou possui 3200MHz, o que pode estar ocorrendo é essa última não estar diminuindo a frequência para equalizar com o módulo nativo, por isso o problema da tela não ligar. Na maioria dos casos as frequências são equalizadas, mas por algum motivo não estão, talvez pela grande diferença do CL, não sei.

    Se a compra estiver dentro do prazo de 7 dias você ainda consegue devolver ela normalmente, e com isso pegar uma de igual especificação.

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • Kn_
    Kn_ Member Posts: 4 New User

    Já está fora do prazo de devolução, por isso fiz a pergunta: "Se eu comprar outra memória ram IDÊNTICA a essa nova, as duas irão rodar juntas?"

  • O ideal é comprar memórias rams de mesmo tamanho, latência e velocidade.

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 13,287 Trailblazer
    Responder ✓

    É o que eu sempre sugiro, mantenha as mesmas especificações, a marca até não tem a necessidade de ser igual, mas se for é melhor ainda pois aí teremos um cenário 100% de compatibilidade entre os dois módulos. Eu utilizo um segundo módulo com as mesmas especificações do nativo, porém de marca diferente, mas funcionando normalmente.

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!