Acer Aspire 5 A515-51-55QD: Upgrade de Memória RAM + Instalação de SSD NVMe

aguinaldosj
aguinaldosj Member Posts: 3 New User

Boa noite pessoal. Tenho um notebook Acer Aspire 5 A515-51-55QD e decidi fazer um upgrade de memória RAM e instalar um SSD NVMe nele, pois nas configurações originais de fábrica ele vem com somente 4 GB de RAM e um HD de 1 TB.

De acordo com o que descobri tanto em outras perguntas aqui do fórum quanto em outras informações da internet, em relação a memória RAM, esses 4 GB dele são integrados na placa e ele possui um slot offboard disponível para upgrade de até 16 GB (podendo totalizar até 20 GB somados com os 4 GB da placa), sendo SO-DIMM DDR4 1866/2133Mhz. Já em relação ao SSD, vi que ele aceita m2 2280 sata 3, nvme gen3x2 e gen3x4, podendo assim manter o HD e, após a instalação do SSD, utilizar os dois ao mesmo tempo.


Então, gostaria que por favor me confirmassem os seguintes itens:

  1. Todas essas informações de compatibilidade que citei anteriormente estão corretas, certo?
  2. Após dar uma pesquisada, escolhi comprar a Memória RAM de 8 GB DDR4 2133 MHz Samsung modelo PC4-2133 (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1935140732-memoria-8gb-ddr4-2133mhz-p-notebook-acer-aspire-a515-51-_JM). Deve funcionar certinho, não tem o risco de incompatibilidade e trabalhará normalmente em conjunto com a memória de 4 GB que já vem integrada na placa, né? Dei uma olhada também na da Samsung modelo PC4-2400 (de 2400 MHz), mas vi a dica de um usuário aqui do fórum que diz que recomenda sempre manter o padrão máximo, no caso de RAM on-board (que no caso do meu notebook é de 2133Mhz) e, por isso a escolha da PC4-2133.
  3. Após pesquisar, escolhi comprar o SSD Kingston NV1 modelo SNVS/500G de 500 GB (https://www.mercadolivre.com.br/disco-solido-interno-kingston-nv1-snvs500g-500gb/p/MLB18441753), pois vi que ele é M.2 2280 e possui as interfaces de conexão PCIe Gen 3.0 e NVMe. Sendo assim, ele também deve funcionar certinho e não tem o risco de incompatibilidade, certo?
  4. Só para confirmar, o SSD Kingston NV2 500 GB modelo SNV2S/500G (https://www.kabum.com.br/produto/380744/ssd-kingston-nv2-500-gb-m-2-2280-pcie-nvme-leitura-3500-mb-s-e-gravacao-2100-mb-s-snv2s-500g) não é compatível com o modelo do meu notebook, né? Vi que ele é M.2 2280 mas a interface de conexão é PCIe 4.0 x4 NVMe, então por ser da Gen 4x4 e o meu aceitar somente gen3x2 e gen3x4, não funcionará com esse modelo de SSD, correto?


Bom, as minhas dúvidas são essas. Caso tenham alguma sugestão de memória RAM (de 8 GB) e/ou SSD NVMe (256 ou 500 GB) compatíveis com o modelo do meu notebook (talvez de outra fabricante, modelo diferente por exemplo) que possam trabalhar com uma qualidade ainda melhor eu aceito.


Aguardo a colaboração de alguém e fico muito agradecido desde já.

Melhor resposta

  • brummyfan2
    brummyfan2 ACE Posts: 28,078 Trailblazer
    Responder ✓

    Oi,

    Sim, o módulo de memória parece bom para mim, Kingston NV1 também é uma boa escolha, se você estiver preparado para pagar mais, compre uma unidade Samsung 970 Evo Plus, eles são bons, mas caros, os SSDs Gen 4 podem funcionar em seu laptop, mas o as velocidades serão as mesmas dos SSDs Gen 3, então será um desperdício de dinheiro.

Respostas

  • brummyfan2
    brummyfan2 ACE Posts: 28,078 Trailblazer
    Responder ✓

    Oi,

    Sim, o módulo de memória parece bom para mim, Kingston NV1 também é uma boa escolha, se você estiver preparado para pagar mais, compre uma unidade Samsung 970 Evo Plus, eles são bons, mas caros, os SSDs Gen 4 podem funcionar em seu laptop, mas o as velocidades serão as mesmas dos SSDs Gen 3, então será um desperdício de dinheiro.

  • aguinaldosj
    aguinaldosj Member Posts: 3 New User

    Boa noite @brummyfan2. Bacana.

    Obrigado pela resposta e sugestão. Já marquei como respondida.

    Abração.

  • aguinaldosj
    aguinaldosj Member Posts: 3 New User

    Boa noite @brummyfan2 e pessoal do fórum. Conforme a pergunta que fiz aqui e resposta que tive há um pouco mais de duas semanas atrás, acabei comprando o SSD Kingston NV1 modelo SNVS/500G de 500 GB para o meu notebook Acer Aspire 5 A515-51-55QD por ter me interessado e descobrir que é uma opção compatível, mas o vendedor acabou enviando o Kingston NV2 modelo SNV2S/500G e, coincidentemente uma das perguntas que deixei aqui foi se esse modelo também é compatível com meu notebook.

    Conforme podem ver anteriormente, o usuário @brummyfan2 respondeu "os SSDs Gen 4 podem funcionar em seu laptop, mas o as velocidades serão as mesmas dos SSDs Gen 3". Então, o que gostaria agora, antes de instalar, é de ter uma certeza que o SSD Kingston NV2 modelo SNV2S/500G vai funcionar mesmo com o meu notebook, já que ele disse "podem funcionar" e não aparentou ser uma certeza. Se eu instalá-lo ele vai ter o mesmo desempenho que o Kingston NV1? Não há nenhum risco de causar algum problema com o meu notebook já que estarei instalando um de Gen mais nova (Gen 4)?

    Pergunto isso pois se tiver a certeza que esse SSD Kingston NV2 SNV2S/500G vai funcionar (mesmo com a possibilidade de trabalhar nas mesmas velocidades do NV1) e que não há o risco de trazer algum problema com o meu notebook, eu não efetuarei a troca do produto já que o vendedor está dando essa possibilidade de eu permanecer com esse mesmo.

    Aguardo novamente a colaboração de alguém e agradeço desde já.

  • Não há nenhum problema. Mas eu aconselho primeiro desconectar a bateria de lition e somente depois instalar o ssd. Sim, este ssd irá trabalhar nas velocidades gen3x4 ou gen3x2. Depois, basta verificar na guia information do bios, se o ssd está aparecendo lá.

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :)