O Bluetooth não funciona no meu Acer Aspire 5 (A515-51G-C1CW)

JulianaGoulart
JulianaGoulart Member Posts: 3 New User
O dispositivo Bluetooth simplesmente sumiu do meu computador. Não aparece na central de notificações nem no gerenciador de dispositivos. No menu de dispositivos Bluetooth, não aparece mais aquele interruptor de ativar/desativar. No gerenciador de dispositivos, o Bluetooth encontra-se atualmente oculto pois "é um dispositivo de legado ou que não está mais instalado". Estava instalado até as 14h da tarde de hoje quando meu mouse parou de funcionar...

Quando realizo a solução de problemas, o Windows afirma que meu laptop não conta com o dispositivo e que preciso adicionar receptor externo, porém ele contém sim e já utilizei diversas vezes, como disse. Baixei o arquivo do driver oferecido pelo suporte da Acer, mas não adiantou.


Já rodei o sfc /scannow e a ferramenta supostamente encontrou arquivos corrompidos e conseguiu repará-los com êxito. Agora estou rodando o DISM /Cleanup-image /restorehealth pra ver se consigo alguma coisa.

Quanto a atualizações do Windows, até aquele momento, quando começou a dar os problemas, não haviam sido feitas novas instalações.

Como bônus, e porque não sei se tem alguma coisa a ver, mas um dos controladores USB tem a seguinte mensagem: Dispositivo USB desconhecido (falha na solicitação de descritor de dispositivo). Mas todas as minhas portas USB estão funcionando normalmente (são duas 2.0 e uma 3.1). 

Alguém me ajuda, por favor? Obrigada!

Melhor resposta

  • JulianaGoulart
    JulianaGoulart Member Posts: 3 New User
    editado abril 2021 Responder ✓
    Atualizando a minha situação... consegui fazer o Bluetooth voltar a funcionar! Vou deixar descrito as coisas que eu fiz para quem estiver com o mesmo problema também tentar e, quem sabe, resolvê-lo com sucesso.

    Ontem eu fiz todas essas etapas que descrevi no meu post original e, como nada dava certo, meio que desisti e desliguei o computador assim mesmo. Hoje pela manhã fiz o seguinte:

    1) Instalei o Assistente de Driver e Suporte da Intel, disponível aqui https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/support/intel-driver-support-assistant.html

    Ele faz uma busca no computador (abre no navegador web mesmo) por qualquer driver de hardware da Intel que esteja desatualizado e faz a atualização automaticamente pra você. Muito bom, aliás.

    2) Instalei o driver BT da Intel mais novo, diretamente daqui https://downloadcenter.intel.com/download/30326?v=t

    A versão que o site de Suporte da Acer fornece pro meu modelo de laptop é antiga e pensei que pudesse ser uma questão de incompatibilidade entre W10 e driver BT.

    Enfim, depois disso, o problema ainda persistia, então continuei pesquisando...

    3) Achei esse tópico no Suporte da Microsoft, cujo autor teve exatamente o mesmo problema que eu: https://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/all/windows-10-não-reconhece-bluetooth/8b6f78bf-3516-42b1-a24d-765989a6e063

    Decidi então seguir alguns passos da resposta dada, tais como:

    Etapa 1

    1. Pressione as teclas Windows+Q e digite CMD;

    2. Clique com o botão direito do Mouse sobre CMD e escolha Executar como Administrador;

    3. Cole os comandos abaixo e pressione Enter: 

    SC config bthserv start= auto [Enter]

    SC config bthHFSrv start= auto [Enter]


    Aliás, depois desse segundo comando, o CMD me devolveu a mensagem de que o dispositivo não estava instalado, então não podia obedecê-lo. Vai entender. Também não reiniciei o computador depois.


    Etapa 2 

    Tente utilizar a solução de problemas de hardwares no Windows 10:

    Clique aqui e faça o reparo.


    Essa ferramenta conseguiu identificar algum problema de hardware, mas pelo que eu entendi, foi a questão do controlador USB que estava como "desconhecido" e não do Bluetooth exatamente. De qualquer maneira, ele foi reparado corretamente. Porém acho que não voltei no Gerenciador de Dispositivos pra ver se aquela mensagem tinha sumido.


    Tentei fazer aquela ativação "física" do BT pelo Fn + F3/F4/F5 (tentei vários F) mas nada dava certo. Como já tinha instalado os drivers fornecidos pela Acer pro meu laptop, pulei aquela etapa também e fui procurar mais alguma coisa que pudesse me ajudar.


    4) Na página de Suporte de um outro modelo de Aspire, o A315-33, que parece ser mais recente que o meu, encontrei um driver BT NFA435 Liteon de versão mais nova que a minha, a 10.0.0.448 (pro meu modelo era final 309), então baixei o arquivo e instalei, porque tinha mais nada a perder. https://www.acer.com/ac/pt/BR/content/support-product/7541?b=1


    Feito isto, finalmente reiniciei o computador e voilà, o Bluetooth havia retornado, lindo e prontamente no login do Windows! Em resumo, eu não sei exatamente o que eu fiz que deu certo, ou se foi uma combinação de várias dessas ações. Em todo caso, espero que a minha experiência ajude alguém também.

Respostas

  • JulianaGoulart
    JulianaGoulart Member Posts: 3 New User
    editado abril 2021 Responder ✓
    Atualizando a minha situação... consegui fazer o Bluetooth voltar a funcionar! Vou deixar descrito as coisas que eu fiz para quem estiver com o mesmo problema também tentar e, quem sabe, resolvê-lo com sucesso.

    Ontem eu fiz todas essas etapas que descrevi no meu post original e, como nada dava certo, meio que desisti e desliguei o computador assim mesmo. Hoje pela manhã fiz o seguinte:

    1) Instalei o Assistente de Driver e Suporte da Intel, disponível aqui https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/support/intel-driver-support-assistant.html

    Ele faz uma busca no computador (abre no navegador web mesmo) por qualquer driver de hardware da Intel que esteja desatualizado e faz a atualização automaticamente pra você. Muito bom, aliás.

    2) Instalei o driver BT da Intel mais novo, diretamente daqui https://downloadcenter.intel.com/download/30326?v=t

    A versão que o site de Suporte da Acer fornece pro meu modelo de laptop é antiga e pensei que pudesse ser uma questão de incompatibilidade entre W10 e driver BT.

    Enfim, depois disso, o problema ainda persistia, então continuei pesquisando...

    3) Achei esse tópico no Suporte da Microsoft, cujo autor teve exatamente o mesmo problema que eu: https://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/all/windows-10-não-reconhece-bluetooth/8b6f78bf-3516-42b1-a24d-765989a6e063

    Decidi então seguir alguns passos da resposta dada, tais como:

    Etapa 1

    1. Pressione as teclas Windows+Q e digite CMD;

    2. Clique com o botão direito do Mouse sobre CMD e escolha Executar como Administrador;

    3. Cole os comandos abaixo e pressione Enter: 

    SC config bthserv start= auto [Enter]

    SC config bthHFSrv start= auto [Enter]


    Aliás, depois desse segundo comando, o CMD me devolveu a mensagem de que o dispositivo não estava instalado, então não podia obedecê-lo. Vai entender. Também não reiniciei o computador depois.


    Etapa 2 

    Tente utilizar a solução de problemas de hardwares no Windows 10:

    Clique aqui e faça o reparo.


    Essa ferramenta conseguiu identificar algum problema de hardware, mas pelo que eu entendi, foi a questão do controlador USB que estava como "desconhecido" e não do Bluetooth exatamente. De qualquer maneira, ele foi reparado corretamente. Porém acho que não voltei no Gerenciador de Dispositivos pra ver se aquela mensagem tinha sumido.


    Tentei fazer aquela ativação "física" do BT pelo Fn + F3/F4/F5 (tentei vários F) mas nada dava certo. Como já tinha instalado os drivers fornecidos pela Acer pro meu laptop, pulei aquela etapa também e fui procurar mais alguma coisa que pudesse me ajudar.


    4) Na página de Suporte de um outro modelo de Aspire, o A315-33, que parece ser mais recente que o meu, encontrei um driver BT NFA435 Liteon de versão mais nova que a minha, a 10.0.0.448 (pro meu modelo era final 309), então baixei o arquivo e instalei, porque tinha mais nada a perder. https://www.acer.com/ac/pt/BR/content/support-product/7541?b=1


    Feito isto, finalmente reiniciei o computador e voilà, o Bluetooth havia retornado, lindo e prontamente no login do Windows! Em resumo, eu não sei exatamente o que eu fiz que deu certo, ou se foi uma combinação de várias dessas ações. Em todo caso, espero que a minha experiência ajude alguém também.

  • slpsergio
    slpsergio Member Posts: 1 New User
    editado julho 2021
    nada feito aqui. nada resolvido  meu zap é xxxxxxxxx xxxxxxxxxx  e email xxxxx xxxxxxxxxxxxxxx

    [Editado para excluir conteúdo inapropriado ou informação pessoal]
  • ClodoaldoRibas
    ClodoaldoRibas Member Posts: 3 New User
    estava com o mesmo problema , tentei de tudo também e a solução é simples no meu caso, tem botão de reset da bateria , arruma uma agulha ou clips bem fino e pressione durante uns 20 segundos.

    https://us.v-cdn.net/6029997/uploads/editor/nk/3wm25avoc6uz.png
  • JulianaGoulart
    JulianaGoulart Member Posts: 3 New User
    estava com o mesmo problema , tentei de tudo também e a solução é simples no meu caso, tem botão de reset da bateria , arruma uma agulha ou clips bem fino e pressione durante uns 20 segundos.

    https://us.v-cdn.net/6029997/uploads/editor/nk/3wm25avoc6uz.png
    Boa! Desde o meu post original, acho que já deu o mesmo problema umas 2 ou 3 vezes, e eu repito esse ritual, mas às vezes não funciona.  :'( Da última vez, eu já quase desistindo, só fiz a exclusão de todas as entradas do Bluetooth, no Gerenciador de Dispositivos, reiniciei o computador e o BT magicalmente voltou a funcionar. Vai entender... Pior tipo de defeito.

    Mas vou guardar tua dica pro futuro, obrigada!


  • AFonseca
    AFonseca Member Posts: 1 New User
    Olá !!!

    Gostaria de compartilhar o link onde foi apresentado uma solução que funcionou no meu ACER:


    Altere o tipo de inicialização do serviços correspondente ao Bluetooth:
    1. Pressione as teclas Windows+Q e digite CMD;
    2. Clique com o botão direito do Mouse sobre CMD e escolha Executar como Administrador;
    3. Cole os comandos abaixo e pressione Enter:
    SC config bthserv start= auto [Enter]
    SC config bthHFSrv start= auto [Enter]
    4. Reinicie o sistema e teste.


    Espero que tenham o mesmo resultado positivo que eu tive.


    Saudações !!!

  • Ricardo_BS_Júnior
    Ricardo_BS_Júnior Member Posts: 1 New User
    estava com o mesmo problema , tentei de tudo também e a solução é simples no meu caso, tem botão de reset da bateria , arruma uma agulha ou clips bem fino e pressione durante uns 20 segundos.

    https://us.v-cdn.net/6029997/uploads/editor/nk/3wm25avoc6uz.png
    Boa! Desde o meu post original, acho que já deu o mesmo problema umas 2 ou 3 vezes, e eu repito esse ritual, mas às vezes não funciona.  :'( Da última vez, eu já quase desistindo, só fiz a exclusão de todas as entradas do Bluetooth, no Gerenciador de Dispositivos, reiniciei o computador e o BT magicalmente voltou a funcionar. Vai entender... Pior tipo de defeito.

    Mas vou guardar tua dica pro futuro, obrigada!



    Eu estava com o EXATO mesmo problema que você, aí consegui resolver (ao menos temporariamente). O que eu fiz foi:

    1- Abri "Gerenciador de Dispositivos".
    No meu caso, nem aparecia o dispositivo Bluetooth.

    2- Fui na aba "Exibir" e marquei a opção "Mostrar dispositivos ocultos", aí apareceu o Bluetooth.

    3- Abri todas as opções de dispositivos Bluetooth, e cliquei com o botão direito em "Generic Bluetooth Adapter" e cliquei em "Desinstalar Dispositivo".

    Aí confirmei a decisão e ele desinstalou. Depois reiniciei o Note (Acer Aspire 5 A515-51G-58VH), e quando religou o Bluetooth voltou bonitinho.
  • GuilhermePernambuco
    GuilhermePernambuco Member Posts: 1 New User
    Tive o mesmo problema no meu notebook - bluetooth - parou de funcionar. Depois de tentar baixar vários drives, aatualizações etc; percebi que tinha uma porta USB com sinal de atenção. Depois que desinstalei e reiniciei o notebool, voltou a funcionar. Ou seja, vá em gerenciadores de dispositivos, entre em controladores de USB e caso apareça alguma USB com sinal de atenção, desinstale e reinicie o note. O meu voltou assim a funcionar.
  • poliannealmeida4
    poliannealmeida4 Member Posts: 1 New User

    Tentei todas as opções acima.. e o único que deu certo foi esse de resetar a bateria.

  • FabricioMC
    FabricioMC Member Posts: 1 New User

    Obrigado a todos os comentários.

    No meu caso o Bluetooth não aparecia no Gerenciador de Dispositivos e havia um dispositivo desconhecido listado como erro 43. Tentei fazer a atualização do drive, mas não obtive sucesso.

    Dessa forma, durante minha pesquisa, encontrei esse fórum e testei cada método aqui postado, mas não obtive um resultado definitivo.

    Conversando com outra pessoa sobre o problema, ele me indicou um resultado rápido para solucionar esse problema, mesmo quando ele retorna. De fato, é a bateria 😅. Todavia, não é necessário resetá-la.

    Ele me indicou, quando o notebook ligado no carregador:

    1. abrir o gerenciador de dispositivo

    2. baterias

    3. desabilitar o drive adaptador de CA da Microsoft

    4. desabilitar a bateria de método de controle compatível com ACPI da Microsoft

    5. reiniciar o computador

    se o problema persistir:

    1. abrir o gerenciador de dispositivo

    2. desinstalar o dispositivo desconhecido (provavelmente estará no Controladores USB)

    3. baterias

    4. desabilitar o drive adaptador de CA da Microsoft

    5. desabilitar a bateria de método de controle compatível com ACPI da Microsoft

    6. reiniciar o computador

    7 instalar o drive do bluetooth indicado pela Juliana Goulart: https://downloadcenter.intel.com/download/30326?v=t


    Veja se esta no Gerenciador de Dispositivo.

    Caso não esteja lá, reze uns cinco pai nossos e esmurra a tela do PC

  • Attie17
    Attie17 Member Posts: 1 New User

    RESOLVEU O PROBLEMA!!!!!!!!


    Depois de 4 atendimentos de suporte da Microsoft (um deles durou mais de 5 horas) ninguém conseguiu resolver o problema. Achei seu comentário e fiz como recomendou. Assim que o computador reiniciou o bluetooth voltou a funcionar.

    Muito obrigado!!!!!!!!!!

  • weslaine039
    weslaine039 Member Posts: 1 New User

    Estava com o mesmo problema, cosegui resolver apenas com o passo 1) dessa querida. Obrigada por compartilhar.