Fantasma Monitor Acer Nitro XV270 P

thiagodabaia
thiagodabaia Member Posts: 9

Tinkerer

editado maio 2022 em Monitores e projetores
Tenho o monitor um pouco mais de 1 ano e sempre uso ligado na DP e a 165hz e agora (18/05/22) ele começou a dar efeito fantasma e descobri que se coloco ele em 144hz fica normal sendo que antes ele não dava esse problema.

Uso o DP que veio junto, testei outro cabo DP de ótima qualidade e apresentou o mesmo problema, testei os cabos ligando em outras portas DP da placa de vídeo e ele apresenta o mesmo efeito fantasma, porem na tela da BIOS ele não apresenta o efeito fantasma independente da configuração que ele esta se é 165hz ou 144hz ou a porta DP que esta ligado.

Liguei o monitor no HDMi e funcionou normalmente tanto em 165hz quanto em 144hz.

Gostaria da ajuda da comunidade para esta resolvendo esse problema, pois não achei nada na internet para esta me ajudando a resolver esse problema. 

Modelo monitor:
Gamer Acer Nitro XV2 27' IPS, 165 Hz, Full HD, 0.5ms, FreeSync, HDR 10, 98% sRGB, HDMI/DisplayPort, VESA, Som Integrado - XV270 P 

Configuração do PC:
Core i9 10850k
RTX 3060
32gb Ram
Placa mãe: Tuf Z490-Plus
SSD 1T

Obs.: todos os drives atualizados


Melhor resposta

  • thiagodabaia
    thiagodabaia Member Posts: 9

    Tinkerer

    editado novembro 2022 Responder ✓

    Pessoal acabei esquecendo de passar para vcs o feedback depois de conversar com a Acer e eles me indicaram uma empesa a Saldão da Informática, onde fazem a manutenção de aparelhos que estão fora da garantia (estava com o monitor a mais ou menos 1 ano e 3 meses e ele apresentou o problema)... Por meio de contato com a empresa indicada e depois de passar todas as informações e enviar o monitor veio do diagnostico, via print.... Não optei pela troca da tela pois era mais que o valor pago no monitor novo, optei pela compra de outro que saiu mais barato e tem garantia maior do que fazendo a troca.....

     [Conteúdo Removido] 

    [Comentário editado para excluir trechos de conversa privada ou informação pessoal]

Respostas

  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 13,287 Trailblazer
    Tenho o monitor um pouco mais de 1 ano e sempre uso ligado na DP e a 165hz e agora (18/05/22) ele começou a dar efeito fantasma e descobri que se coloco ele em 144hz fica normal sendo que antes ele não dava esse problema.

    Uso o DP que veio junto, testei outro cabo DP de ótima qualidade e apresentou o mesmo problema, testei os cabos ligando em outras portas DP da placa de vídeo e ele apresenta o mesmo efeito fantasma, porem na tela da BIOS ele não apresenta o efeito fantasma independente da configuração que ele esta se é 165hz ou 144hz ou a porta DP que esta ligado.

    Liguei o monitor no HDMi e funcionou normalmente tanto em 165hz quanto em 144hz.

    Gostaria da ajuda da comunidade para esta resolvendo esse problema, pois não achei nada na internet para esta me ajudando a resolver esse problema. 

    Modelo monitor:
    Gamer Acer Nitro XV2 27' IPS, 165 Hz, Full HD, 0.5ms, FreeSync, HDR 10, 98% sRGB, HDMI/DisplayPort, VESA, Som Integrado - XV270 P 

    Configuração do PC:
    Core i9 10850k
    RTX 3060
    32gb Ram
    Placa mãe: Tuf Z490-Plus
    SSD 1T

    Obs.: todos os drives atualizados


    Olá, bom dia.

    O erro acontece em frequências menores também, por exemplo, 60hz?
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • O que acontece quando você altera para 165hz e diminui a resolução?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • thiagodabaia
    thiagodabaia Member Posts: 9

    Tinkerer

    O que acontece quando você altera para 165hz e diminui a resolução?
    Qualquer resolução que coloco usando 165hz ele da o efeito fantasma.
    Atualmente estou usando som 1920x1080 144hz e testei com 75hz não acontece nada funciona normal, tanto que estou usando no momento 1920x1080 144hz.
  • thiagodabaia
    thiagodabaia Member Posts: 9

    Tinkerer

    Agora o problema esta pior, ao mudar a configuração para 1920x1080 165hz a tela fica praticamante preta como voces podem ver na foto abaixo, deixando somente uma faixa na parte superior com o efeito fantasma.
    Mas usando 1920x1080 144hz funciona normal.


  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 13,287 Trailblazer
    Já tentou desinstalar o driver, reiniciar o pc e deixar que o próprio SO instale uma versão?
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • Você já tentou resetar as configurações do monitor?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • thiagodabaia
    thiagodabaia Member Posts: 9

    Tinkerer

    Você já tentou resetar as configurações do monitor?
    Ja restaurei de fabrica e nada!
  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 13,287 Trailblazer
    Já tentou desinstalar o driver, reiniciar o pc e deixar que o próprio SO instale uma versão?
    @thiagodabaia
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • thiagodabaia
    thiagodabaia Member Posts: 9

    Tinkerer

    Já tentou desinstalar o driver, reiniciar o pc e deixar que o próprio SO instale uma versão?
    @thiagodabaia
    Não tinha pensando em fazer isso, vou fazer hoje a noite quando chegar do trabalho.
  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 13,287 Trailblazer
    Já tentou desinstalar o driver, reiniciar o pc e deixar que o próprio SO instale uma versão?
    @thiagodabaia
    Não tinha pensando em fazer isso, vou fazer hoje a noite quando chegar do trabalho.
    Poste o feedback assim que possível.
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • thiagodabaia
    thiagodabaia Member Posts: 9

    Tinkerer

    Já tentou desinstalar o driver, reiniciar o pc e deixar que o próprio SO instale uma versão?
    @thiagodabaia
    Não tinha pensando em fazer isso, vou fazer hoje a noite quando chegar do trabalho.
    Poste o feedback assim que possível.
    Optei por fazer uma formatação na maquina e colocar o Windows 11 PRO ja de uma vez, no primeiro dia o monitor funcionou normalmente em 165hz mas no segundo dia de uso apresentou os mesmo sinais de "fantasmas" como pode ver nas imagens a baixo.

    Porem quando volto ele para 144hz funciona normalmente.

    As fotos não ficaram muito boas as fotos mas da para perceber o "fantasmas" no monitor.

  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 13,287 Trailblazer
    Você comentou no primeiro post que com o cabo HDMI não ocorreu o ghosting em 165hz.
    Chegou a ocorrer alguma vez ou sempre funciona normalmente?
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • thiagodabaia
    thiagodabaia Member Posts: 9

    Tinkerer

    Você comentou no primeiro post que com o cabo HDMI não ocorreu o ghosting em 165hz.
    Chegou a ocorrer alguma vez ou sempre funciona normalmente?
    Sempre funcionou normalmente tanto no HDMI quanto no DP.
    Porem eu tenho usado somente o DP no PC.
    Mas acho que vou começar a usar o cabo HDMI 2.0 no pc para usar o 165hz e ver se vai dar a mesma coisa.
    Pois começo a achar que isso é um defeito no monitor  :( 
  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 13,287 Trailblazer
    Você comentou no primeiro post que com o cabo HDMI não ocorreu o ghosting em 165hz.
    Chegou a ocorrer alguma vez ou sempre funciona normalmente?
    Sempre funcionou normalmente tanto no HDMI quanto no DP.
    Porem eu tenho usado somente o DP no PC.
    Mas acho que vou começar a usar o cabo HDMI 2.0 no pc para usar o 165hz e ver se vai dar a mesma coisa.
    Pois começo a achar que isso é um defeito no monitor  :( 
    Será que não pode ser a porta DP da GPU com problema ou então na porta DP do monitor?
    Porque realmente é estranho gerar esse ghosting somente em 165h e somente na DP.

    Veja esse detalhe pelo manual:

    Ele nos diz que pode ser utilizado em 165hz, mas pode causar instabilidade no sistema.
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • thiagodabaia
    thiagodabaia Member Posts: 9

    Tinkerer

    Você comentou no primeiro post que com o cabo HDMI não ocorreu o ghosting em 165hz.
    Chegou a ocorrer alguma vez ou sempre funciona normalmente?
    Sempre funcionou normalmente tanto no HDMI quanto no DP.
    Porem eu tenho usado somente o DP no PC.
    Mas acho que vou começar a usar o cabo HDMI 2.0 no pc para usar o 165hz e ver se vai dar a mesma coisa.
    Pois começo a achar que isso é um defeito no monitor  :( 
    Será que não pode ser a porta DP da GPU com problema ou então na porta DP do monitor?
    Porque realmente é estranho gerar esse ghosting somente em 165h e somente na DP.

    Veja esse detalhe pelo manual:

    Ele nos diz que pode ser utilizado em 165hz, mas pode causar instabilidade no sistema.
    Também pensei em ser algum problema na GPU (RTX 3060 12gb) mas eu testei o monitor em todas as portas DP dela e deu o msm problema, por isso acho que não pode ser ela, mas para ter a certeza que o problema não é na GPU, infelizmente eu não consegui arrumar outro monitor com DP para testar no pc para ver se vai dar o mesmo problema.

    O monitor tem somente 1 porta DP e 2 HDMI 2.0 as HDMI não deu problema.

    Sobre a resolução eu usava somente em 1920x1080 164hz porem agora estou usando 1920x1080 144hz.  

    Poder ser que usando a um pouco mais de 1 ano em 1920x1080 165hz começou a dar o efeito fantasma por se tratar desta instabilidade que cita no print que você postou.
  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 13,287 Trailblazer
    Você comentou no primeiro post que com o cabo HDMI não ocorreu o ghosting em 165hz.
    Chegou a ocorrer alguma vez ou sempre funciona normalmente?
    Sempre funcionou normalmente tanto no HDMI quanto no DP.
    Porem eu tenho usado somente o DP no PC.
    Mas acho que vou começar a usar o cabo HDMI 2.0 no pc para usar o 165hz e ver se vai dar a mesma coisa.
    Pois começo a achar que isso é um defeito no monitor  :( 
    Será que não pode ser a porta DP da GPU com problema ou então na porta DP do monitor?
    Porque realmente é estranho gerar esse ghosting somente em 165h e somente na DP.

    Veja esse detalhe pelo manual:

    Ele nos diz que pode ser utilizado em 165hz, mas pode causar instabilidade no sistema.
    Também pensei em ser algum problema na GPU (RTX 3060 12gb) mas eu testei o monitor em todas as portas DP dela e deu o msm problema, por isso acho que não pode ser ela, mas para ter a certeza que o problema não é na GPU, infelizmente eu não consegui arrumar outro monitor com DP para testar no pc para ver se vai dar o mesmo problema.

    O monitor tem somente 1 porta DP e 2 HDMI 2.0 as HDMI não deu problema.

    Sobre a resolução eu usava somente em 1920x1080 164hz porem agora estou usando 1920x1080 144hz.  

    Poder ser que usando a um pouco mais de 1 ano em 1920x1080 165hz começou a dar o efeito fantasma por se tratar desta instabilidade que cita no print que você postou.
    Use um tempo com o HDMI em 165hz e observe se esse problema vai ocorrer, inclusive alterne entre as duas conexões HDMI.
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • thiagodabaia
    thiagodabaia Member Posts: 9

    Tinkerer

    editado novembro 2022 Responder ✓

    Pessoal acabei esquecendo de passar para vcs o feedback depois de conversar com a Acer e eles me indicaram uma empesa a Saldão da Informática, onde fazem a manutenção de aparelhos que estão fora da garantia (estava com o monitor a mais ou menos 1 ano e 3 meses e ele apresentou o problema)... Por meio de contato com a empresa indicada e depois de passar todas as informações e enviar o monitor veio do diagnostico, via print.... Não optei pela troca da tela pois era mais que o valor pago no monitor novo, optei pela compra de outro que saiu mais barato e tem garantia maior do que fazendo a troca.....

     [Conteúdo Removido] 

    [Comentário editado para excluir trechos de conversa privada ou informação pessoal]

  • rafaelpada
    rafaelpada Member Posts: 1 New User

    Gostaria de expressar minha insatisfação com o produto que adquiri da Acer. Desde o primeiro ano de uso, tenho enfrentado problemas recorrentes de tela. Inicialmente, o monitor apresentava falhas quando configurado com uma taxa de atualização de 165Hz, e posteriormente, o problema se estendeu para a taxa de 144Hz. Agora, independente da taxa de atualização selecionada, o monitor não funciona adequadamente, exceto quando utilizado no modo de baixa latência com a configuração de 60Hz.

    Além disso, ao utilizar o modo de baixa latência com resoluções diferentes de 60Hz, a tela fica completamente preta. Esse é um problema crônico que tenho observado em várias reclamações de outros usuários. Estou extremamente decepcionado com a postura da Acer, que, mesmo ciente desses problemas recorrentes, se recusa a oferecer a substituição do produto.

    Gostaria de ressaltar que essa atitude reflete negativamente na reputação da empresa. Acredito que uma empresa idônea deveria assumir a responsabilidade pelos defeitos apresentados em seus produtos e proporcionar uma solução adequada aos clientes lesados. eu mesmo nunca mais compro nada da marca pessima experiencia