Resolver tela azul- erro 0xc000000e - após instalação de SSD NVMe em Acer Aspire F 15F5-573

RicardoQ00
RicardoQ00 Member Posts: 14

Tinkerer

Olá

Estou com um problema quanto a inicialização do Windows, na máquina ACER, F5-573-59TV.

Em resumo, coloquei o SSD m2 NVMe. O sistema operacional foi clonado para o SSD.

Deu tudo certo, e estava funcionando. 

Porém, o boot não entrava pelo SSD. A máquina quando era ligada caia numa tela de reparação de erro de disco. Nesse caso, eu apertava f12 e colocava manualmente pra entrar pelo SSD, e funcionava. Entrava no Windows normalmente e rodava certo pelo SSD.

Tentando fazer a inicialização direto pelo SSD, que não adiantava somente alterar a ordem de prioridade da BIOS, tive a ideia de apagar todo o antigo HD.

Apesar de eu já ter formatado o HD, mantendo o sistema apenas no SSD, haviam duas partições ainda no HD ("partição de sistema" e outra).
Achei que por terem esses arquivos no HD estaria impedindo a inicialização pelo SSD.

Fiz a formatação da unidade HD pelo prompt de comando ('clean') e depois a alocação do disco pelo "gerenciador de disco".

Porém, quando reiniciei, já apareceu outro erro "Recuperação O computador/dispositivo precisa de reparo Um dispositivo necessário não está conectado ou não pode ser acessado - Código do erro: 0xc000000e..."!

E não inicia mais o Windows!

Nem dando F12 e escolhendo o SSD entra! Só dá essa tela azul com o erro...

Melhor resposta

  • RicardoQ00
    RicardoQ00 Member Posts: 14

    Tinkerer

    Responder ✓
    Olá Renan!

    Nem assim reparou!

    Fiz o w10 boot no pen drive, digitei os comandos e não deu certo, conforme prints abaixo. Tentei tb o 'reparo' com a própria ferramenta do Windows e nada.

    O jeito foi reinatalar o w10 direto na SSD. Removi o HD e deixei só o m.2 nvme.

    Pelo menos deu certo!!! Está rodando bem.

    Coloquei o HD de volta e está como outra unidade, só para arquivos.

    E ficaram os arquivos e pastas do Windows antigo na pasta Windows.old daí consegui aproveitar vários arquivos (achei que teria perdido, mas nao).

    Obrigado pela ajuda! Saudações 




Respostas

  • RicardoQ00
    RicardoQ00 Member Posts: 14

    Tinkerer


    Sem ideia 
  • Olá, bom dia.
    Pelo print da Bios o HDD1 não está sendo reconhecido (NONE) , somente o Nvme está, e pelo que entendi esse erro pode ser de arquivo corrompido.
    Nessa tela de recuperação pressione F1 para entrar no Ambiente de Recuperação. Na tela que aparecer selecione Solução de Problemas, Opções Avançadas, Prompt de Comandos. Na tela preta que abrir digite o comando:
    chkdsk C: /f  (será feita uma verificação no disco e pode demorar)
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • RicardoQ00
    RicardoQ00 Member Posts: 14

    Tinkerer

    Bom dia, Renan
    Obrigado pelo comentário!
    Infelizmente, nem o f1 responde.
    Quando aperto F1 ele fica preto e volta pra mesma tela azul, sem entrar no ambiente de recuperação.
  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 13,500 Trailblazer
    editado janeiro 2022
    RicardoQ00 disse:
    Bom dia, Renan
    Obrigado pelo comentário!
    Infelizmente, nem o f1 responde.
    Quando aperto F1 ele fica preto e volta pra mesma tela azul, sem entrar no ambiente de recuperação.
    Então tente dar boot pelo pendrive, aí naquela tela antes de iniciar a instalação, pressione SH!FT+F10 e digite os comandos que havia mencionado.
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • RicardoQ00
    RicardoQ00 Member Posts: 14

    Tinkerer

    Responder ✓
    Olá Renan!

    Nem assim reparou!

    Fiz o w10 boot no pen drive, digitei os comandos e não deu certo, conforme prints abaixo. Tentei tb o 'reparo' com a própria ferramenta do Windows e nada.

    O jeito foi reinatalar o w10 direto na SSD. Removi o HD e deixei só o m.2 nvme.

    Pelo menos deu certo!!! Está rodando bem.

    Coloquei o HD de volta e está como outra unidade, só para arquivos.

    E ficaram os arquivos e pastas do Windows antigo na pasta Windows.old daí consegui aproveitar vários arquivos (achei que teria perdido, mas nao).

    Obrigado pela ajuda! Saudações 




  • Aquele comando serve para verificar se há erro no disco, mas estranho que não tenha encontrado nada. 
    Esses arquivos antigos ficaram no novo SSD? 

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • RicardoQ00
    RicardoQ00 Member Posts: 14

    Tinkerer

    Aquele comando serve para verificar se há erro no disco, mas estranho que não tenha encontrado nada. 
    Esses arquivos antigos ficaram no novo SSD? 

    Quando eu fiz a reinstalação do W10 no SSD esses arquivos e pastas (do Windows antigo) ficaram nesta pasta Windows.old.
    Sim tudo no SSD. O sistema operacional (SO) ficou só no SSD.
    O próprio instalador do w10 disse que se houvessem arquivos do antigo SO estes ficariam nesta pasta (.old).
    Daí foi só ir lá e copiar!
  • RicardoQ00 disse:
    Aquele comando serve para verificar se há erro no disco, mas estranho que não tenha encontrado nada. 
    Esses arquivos antigos ficaram no novo SSD? 

    Quando eu fiz a reinstalação do W10 no SSD esses arquivos e pastas (do Windows antigo) ficaram nesta pasta Windows.old.
    Sim tudo no SSD. O sistema operacional (SO) ficou só no SSD.
    O próprio instalador do w10 disse que se houvessem arquivos do antigo SO estes ficariam nesta pasta (.old).
    Daí foi só ir lá e copiar!
    Nesse caso o ideal seria uma instalação limpa do Windows, apagando todas as partições na hora de instalar para que não ocorra esse "problema" de pastas antigas.
    Como nesse caso ainda ajudou a recuperar arquivos, eu aconselho que grave os arquivos no HD e refaça uma nova instalação no SSD, mas de forma limpa, para que não tenha vestígios de instalações passadas.
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • RicardoQ00
    RicardoQ00 Member Posts: 14

    Tinkerer

    Entendi.
    Nesse caso eu fiz o que foi possível pra máquina voltar kkk.
    Estava só dando tela azul, foi um grande passo conseguir iniciar o SO.
    É uma boa ideia apagar esses vestigios da versao antiga, que era o clone do HD inicial.
    Mas quando vc diz limpa, seria formatar o SSD e instalar novamente?
  • RicardoQ00 disse:
    Entendi.
    Nesse caso eu fiz o que foi possível pra máquina voltar kkk.
    Estava só dando tela azul, foi um grande passo conseguir iniciar o SO.
    É uma boa ideia apagar esses vestigios da versao antiga, que era o clone do HD inicial.
    Mas quando vc diz limpa, seria formatar o SSD e instalar novamente?
    Isso, aí nesse caso, naquela parte onde selecionamos o SSD para instalar, o ideal é apagar todas as partições existentes e instalar na única opção que vai gerar, essa é a instalação limpa, dessa forma não fica nenhum vestígio de instalações passadas.
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!