Acer Nitro 5 AN515-43-R4C3 reserva memória para "hardware"

biomech123
biomech123 Member Posts: 7 New User
editado outubro 2021 em Gaming - Predator e Nitro
Olá, bom dia a todos.
Há alguns meses comprei o produto citado no título do texto e fiquei satisfeito com o produto exceto pelo detalhe de ser single channel. Mas até aí tudo bem, vi que havia mais um slot para memória RAM e fiz a compra de um novo pente.
Pesquisei sobre o soquete da memória  (soDIMM), a frequência (2666Mhz), a latência (CL19), o tipo (DDR4) e etc para não haver incompatibilidade com o notebook.  Ontem chegou o novo pente, fiz a instalação da peça normalmente. Aparentemente a memória está funcionando pois imediatamente foi reconhecida pelo Windows (na tela "Sistema" aparece a informação Instalada: 16GB (5,94GB utilizável) porém, verifiquei que a mesma ficou "reservada para hardware" ao abrir o gerenciador de tarefas.
Reiniciei o notebook à procura de alguma configuração na  BIOS, desativei a opção de "memória máxima" no msconfig e agora o notebook está literalmente travando na tela de carregamento.
Se removo a memória RAM nova o note inicia, porém, após reinstalar a memória, o notebook iniciou novamente. Utilizei-o pelo resto da noite e agora ao tentar ligá-lo novamente ficou travando.

O que posso fazer para resolver isso?

Obrigado desde já.

Atenciosamente,
Felipe.

Melhores respostas

  • rafaelsoaresbr
    rafaelsoaresbr Member Posts: 284 Practitioner WiFi Icon
    Responder ✓
    A memória pode ter vindo com defeito de fábrica, eles afirmam usar chips de marcas conhecidas (Hynx, Micron...) mas ninguém tá livre de defeito, se for possível testar em outro notebook seria bom e talvez revender. Senão abra uma disputa no AliExpress para pedir o estorno.
    Acer Aspire Nitro 5 AN515-44-R8HN
    R7 4800H @4.2GHz
    GTX 1650TI 4GB GDDR6
    2x16GB DDR4 @3200MHz
  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 13,287 Trailblazer
    Responder ✓
    biomech123 disse:
    Olá, boa tarde.

    É estranho que a memória instalada reconheça como 16GB, apareça a info de Dual Channel no CPU-Z, seja possível efetuar um MemTest com 0 erros, e para piorar, fiz um teste de "estresse" (abri muitos programas e jogos ao mesmo tempo, a utilização da CPU ficou em 100% mas não houve congelamentos de tela) e aparentemente o notebook aguentou muito mais que os 5,5GB de utilização. Não sei por qual motivo a memória utilizada no gerenciador de tarefas mantenha-se no máximo de 5,9GB com 2,1GB para hardware. Será que o sistema faz o gerenciamento conforme a necessidade do dispositivo e expanda a utilização dos 2,1GB (nesse caso, sem alterar valores no gerenciador de tarefas do Windows)?

    E se for assim, será que a memória nova funcionou e tudo o mais e teria algum programa para testar/estressar (e demonstrar quanto de RAM está usando) o sistema? Para ter uma prova real de que a memória (os outros 8GB) esteja inutilizado ou não?

    Em relação ao Adrenalin ainda não consegui iniciar o notebook em modo seguro, alguém poderia me informar quais as teclas de atalho para escolher a opção de boot seguro?


    Obrigado por enquanto.


    Atenciosamente,
    Felipe

    O próprio SO que faz o gerenciamento dessa memória e é de forma dinâmica.
    Para iniciar em modo seguro, inicie o notebook e pressione F8.

    Olha o que encontrei no site da Microsoft:

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

Respostas

  • biomech123 disse:
    Olá, bom dia a todos.
    Há alguns meses comprei o produto citado no título do texto e fiquei satisfeito com o produto exceto pelo detalhe de ser single channel. Mas até aí tudo bem, vi que havia mais um slot para memória RAM e fiz a compra de um novo pente.
    Pesquisei sobre o soquete da memória  (soDIMM), a frequência (2666Mhz), a latência (CL19), o tipo (DDR4) e etc para não haver incompatibilidade com o notebook.  Ontem chegou o novo pente, fiz a instalação da peça normalmente. Aparentemente a memória está funcionando pois imediatamente foi reconhecida pelo Windows (na tela "Sistema" aparece a informação Instalada: 16GB (5,94GB utilizável) porém, verifiquei que a mesma ficou "reservada para hardware" ao abrir o gerenciador de tarefas.
    Reiniciei o notebook à procura de alguma configuração na  BIOS, desativei a opção de "memória máxima" no msconfig e agora o notebook está literalmente travando na tela de carregamento.
    Se removo a memória RAM nova o note inicia, porém, após reinstalar a memória, o notebook iniciou novamente. Utilizei-o pelo resto da noite e agora ao tentar ligá-lo novamente ficou travando.

    O que posso fazer para resolver isso?

    Obrigado desde já.

    Atenciosamente,
    Felipe.
    Olá, bom dia.
    Já tentou essa memoria nova no slot da 1ª e a nativa no 2º slot?


    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • biomech123
    biomech123 Member Posts: 7 New User
    Olá novamente!

    Fiz o teste de troca de slot de memória. Primeiro removi a conexão da bateria, removi a memória nativa e a nova memória, inseri a nova memória no Slot#1, conectei a bateria e tentei iniciar o sistema. Ocorreu que não deu tela, não apareceu nada, o teclado ligou a luz, mal ouvi barulho do cooler (muito silencioso) e sem apitos (primeiro notebook que comprei, me recordo que em desktop quando há algum problema com a memória é possível ouvir um silvo espaçado ou rápido dependendo do sistema).
    No segundo teste tive o mesmo cuidado com a bateria, inseri a memória nativa no Slot#2 e iniciei o sistema. Deu tela, o sistema iniciou e pediu para "reparar", entrei em modo segurança e consegui tirar alguns prints.


    Reiniciei o sistema em modo normal e travou na tela de carregamento, depois de um tempo o notebook desliga.

    Observe nos prints que, há identificação pelo sistema da quantidade de memória instalada, e a mesma aparenta "reservada para hardware".
    É estranho porque ontem eu consegui iniciar o sistema com as duas memórias em modo normal e ainda abri o CPU-Z, constava a informação de Dual Channel.

    Eu notei um detalhe no CPU-Z na seção SPD havia algumas diferenças de valores entre as memórias nas características CAS Latency, tRAS e tRC. Apesar de que ambas informam o CL-19 na descrição do produto.
    Como não consigo mais acessar o notebook, não consegui prints dessas informações.

    Segue o modelo da memória nativa: 8GB Smart SF4641G8CK8IEHLSBG ->
    Memória nova adquirida: 8GB Kllisre DDR4 260-Pin soDIMM

    Atenciosamente,
    Felipe


  • biomech123 disse:
    Olá novamente!

    Fiz o teste de troca de slot de memória. Primeiro removi a conexão da bateria, removi a memória nativa e a nova memória, inseri a nova memória no Slot#1, conectei a bateria e tentei iniciar o sistema. Ocorreu que não deu tela, não apareceu nada, o teclado ligou a luz, mal ouvi barulho do cooler (muito silencioso) e sem apitos (primeiro notebook que comprei, me recordo que em desktop quando há algum problema com a memória é possível ouvir um silvo espaçado ou rápido dependendo do sistema).
    No segundo teste tive o mesmo cuidado com a bateria, inseri a memória nativa no Slot#2 e iniciei o sistema. Deu tela, o sistema iniciou e pediu para "reparar", entrei em modo segurança e consegui tirar alguns prints.


    Reiniciei o sistema em modo normal e travou na tela de carregamento, depois de um tempo o notebook desliga.

    Observe nos prints que, há identificação pelo sistema da quantidade de memória instalada, e a mesma aparenta "reservada para hardware".
    É estranho porque ontem eu consegui iniciar o sistema com as duas memórias em modo normal e ainda abri o CPU-Z, constava a informação de Dual Channel.

    Eu notei um detalhe no CPU-Z na seção SPD havia algumas diferenças de valores entre as memórias nas características CAS Latency, tRAS e tRC. Apesar de que ambas informam o CL-19 na descrição do produto.
    Como não consigo mais acessar o notebook, não consegui prints dessas informações.

    Segue o modelo da memória nativa: 8GB Smart SF4641G8CK8IEHLSBG ->
    Memória nova adquirida: 8GB Kllisre DDR4 260-Pin soDIMM

    Atenciosamente,
    Felipe


    Como é um processador Ryzen, a GPU integrada Vega "rouba" um pouco a mais de memória ram do que o normal, e infelizmente não há a possibilidade de reverter isso (já vi vídeos em Desktops onde o usuário consegiu diminuir essa quantidade).

    Vários usuários aqui já relataram problemas com essa memória Kllsire, inclusive do notebook não funcionar com o pente nativo e essa.
    No seu caso ele ainda ligou.

    Agora o seu note então está ligando somente com o pente nativo no slot 1?
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • biomech123
    biomech123 Member Posts: 7 New User
    Olá,

    Correto, o notebook inicia normalmente apenas com o pente nativo no Slot#1 ou #2 (não testei, mas pelo fato de pelo menos ter dado tela nesse Slot já indica o funcionamento em comparação com apenas a nova memória).

    Certo, no caso consideramos então que o problema seja a fabricante da memória, chips falsificados ou incompatíveis, porém, não faz nenhum sentido a fabricante Acer vender um produto cujo a descrição e próprio adesivo colado no notebook indica a possibilidade de expansão de RAM e não haver de como usufruí-la (GPU integrada "roubando" memória [10GB pra integrada? extremamente absurdo]), não acha?

    O vídeo o qual você menciona eu também assisti, e o usuário fez boot apenas com a placa gráfica integrada trocando o cabo, porém, como poderia fazê-lo em um notebook?

    Farei a devolução da memória ao vendedor e comprarei de outra marca e, caso não haja solução "automática", há algum outro canal que posso entrar em contato com a fabricante? E caso a mesma não solucionar devido à seleção de configuração (peças) seria esse um caso de ação judicial por propaganda enganosa?

    Caso haja alguma forma de "desativar" a GPU dedicada e tentar repetir o mesmo processo do vídeo, seria um adianto. Um outro detalhe: a tela da BIOS é extremamente limitada e não há a opção de escolher quanto de memória há de ser utilizada pela GPU integrada (isso é, com a GPU dedicada ativada).

    Agradeço a atenção, por enquanto.


  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 13,287 Trailblazer
    editado outubro 2021
    biomech123 disse:
    Olá,

    Correto, o notebook inicia normalmente apenas com o pente nativo no Slot#1 ou #2 (não testei, mas pelo fato de pelo menos ter dado tela nesse Slot já indica o funcionamento em comparação com apenas a nova memória).

    Certo, no caso consideramos então que o problema seja a fabricante da memória, chips falsificados ou incompatíveis, porém, não faz nenhum sentido a fabricante Acer vender um produto cujo a descrição e próprio adesivo colado no notebook indica a possibilidade de expansão de RAM e não haver de como usufruí-la (GPU integrada "roubando" memória [10GB pra integrada? extremamente absurdo]), não acha?

    O vídeo o qual você menciona eu também assisti, e o usuário fez boot apenas com a placa gráfica integrada trocando o cabo, porém, como poderia fazê-lo em um notebook?

    Farei a devolução da memória ao vendedor e comprarei de outra marca e, caso não haja solução "automática", há algum outro canal que posso entrar em contato com a fabricante? E caso a mesma não solucionar devido à seleção de configuração (peças) seria esse um caso de ação judicial por propaganda enganosa?

    Caso haja alguma forma de "desativar" a GPU dedicada e tentar repetir o mesmo processo do vídeo, seria um adianto. Um outro detalhe: a tela da BIOS é extremamente limitada e não há a opção de escolher quanto de memória há de ser utilizada pela GPU integrada (isso é, com a GPU dedicada ativada).

    Agradeço a atenção, por enquanto.


    O upgrade é possível, mas existem várias questões, como por exemplo, chips falsificados e por aí vai, e nesse caso pode ou não ser reconhecida, por isso é sempre sugerido que se compre de marcas mais conhecidas como Crucial, HP, Corsair etc.

    Sobre o vídeo não encontrei nada a respeito de ser feito em notebooks, acredito que somente com uma Bios modificada para a realização dessa configuração.

    Tente o seguinte procedimento:
    digite na lupa do Windows msconfig, após isso entre na primeira opção, clique em Inicialização do Sistema, Opções Avançadas, Memória Máxima e coloque 8192 (que é o valor real dos 8GBs), reinicie e veja se haverá alguma alteração na memória reservada.

    Uma outra questão são as atualizações da Bios, onde por vezes podem corrigir certos problemas relacionados a isso.
    Qual a versão da sua Bios?
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • biomech123
    biomech123 Member Posts: 7 New User
    Olá,

    Irei fazer a compra de uma memória idêntica à instalada nativamente no notebook, a SMART Modular SF4641G8CK8IEHLSBG (infelizmente custa o dobro da que comprei) assim que finalizarmos todos os testes possíveis então.

    Sobre essa  BIOS modificada, como posso fazê-la? Eu sou um pouco leigo nessa parte de BIOS, se puder fornecer um passo-a-passo seria de grande ajuda.

    Fiz o teste dos 8GB memória máxima e assim que iniciado o PC ele volta para 0 e a memória reservada ainda continua 2,1GB (sem o outro pente de 8GB).

    Como faço para saber a versão da BIOS e atualizá-la?




  • biomech123
    biomech123 Member Posts: 7 New User
    Fiz a atualização da BIOS e na primeira vez iniciando com a memória nova o sistema não travou, porém,  a quantidade reservada para hardware continua a mesma, 10,1GB.

    Segue prints do que havia informado antes.

    Alguma outra sugestão?

  • biomech123 disse:
    Fiz a atualização da BIOS e na primeira vez iniciando com a memória nova o sistema não travou, porém,  a quantidade reservada para hardware continua a mesma, 10,1GB.

    Segue prints do que havia informado antes.

    Alguma outra sugestão?

    Vou dar uma procurada e vejo se encontro algo a respeito, mas essa questão da memória reservada quem gerencia é o processador, e em notebook fica muito limitado para realizar essas alterações. 

    A Bios modificada não é permitido postar aqui pois pode inutilizar o equipamento com o procedimento errado (inclusive nunca fiz).

    Procure pente de marcas como Crucial pois são baratos e 100% compatíveis (uso um de 16GB e nunca me deu problema).
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • rafaelsoaresbr
    rafaelsoaresbr Member Posts: 284 Practitioner WiFi Icon
    Responder ✓
    A memória pode ter vindo com defeito de fábrica, eles afirmam usar chips de marcas conhecidas (Hynx, Micron...) mas ninguém tá livre de defeito, se for possível testar em outro notebook seria bom e talvez revender. Senão abra uma disputa no AliExpress para pedir o estorno.
    Acer Aspire Nitro 5 AN515-44-R8HN
    R7 4800H @4.2GHz
    GTX 1650TI 4GB GDDR6
    2x16GB DDR4 @3200MHz
  • biomech123
    biomech123 Member Posts: 7 New User
    editado outubro 2021
    Olá, boa tarde.

    É estranho que a memória instalada reconheça como 16GB, apareça a info de Dual Channel no CPU-Z, seja possível efetuar um MemTest com 0 erros, e para piorar, fiz um teste de "estresse" (abri muitos programas e jogos ao mesmo tempo, a utilização da CPU ficou em 100% mas não houve congelamentos de tela) e aparentemente o notebook aguentou muito mais que os 5,5GB de utilização. Não sei por qual motivo a memória utilizada no gerenciador de tarefas mantenha-se no máximo de 5,9GB com 2,1GB para hardware. Será que o sistema faz o gerenciamento conforme a necessidade do dispositivo e expanda a utilização dos 2,1GB (nesse caso, sem alterar valores no gerenciador de tarefas do Windows)?

    E se for assim, será que a memória nova funcionou e tudo o mais e teria algum programa para testar/estressar (e demonstrar quanto de RAM está usando) o sistema? Para ter uma prova real de que a memória (os outros 8GB) esteja inutilizado ou não?

    Em relação ao Adrenalin ainda não consegui iniciar o notebook em modo seguro, alguém poderia me informar quais as teclas de atalho para escolher a opção de boot seguro?


    Obrigado por enquanto.


    Atenciosamente,
    Felipe

  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 13,287 Trailblazer
    Responder ✓
    biomech123 disse:
    Olá, boa tarde.

    É estranho que a memória instalada reconheça como 16GB, apareça a info de Dual Channel no CPU-Z, seja possível efetuar um MemTest com 0 erros, e para piorar, fiz um teste de "estresse" (abri muitos programas e jogos ao mesmo tempo, a utilização da CPU ficou em 100% mas não houve congelamentos de tela) e aparentemente o notebook aguentou muito mais que os 5,5GB de utilização. Não sei por qual motivo a memória utilizada no gerenciador de tarefas mantenha-se no máximo de 5,9GB com 2,1GB para hardware. Será que o sistema faz o gerenciamento conforme a necessidade do dispositivo e expanda a utilização dos 2,1GB (nesse caso, sem alterar valores no gerenciador de tarefas do Windows)?

    E se for assim, será que a memória nova funcionou e tudo o mais e teria algum programa para testar/estressar (e demonstrar quanto de RAM está usando) o sistema? Para ter uma prova real de que a memória (os outros 8GB) esteja inutilizado ou não?

    Em relação ao Adrenalin ainda não consegui iniciar o notebook em modo seguro, alguém poderia me informar quais as teclas de atalho para escolher a opção de boot seguro?


    Obrigado por enquanto.


    Atenciosamente,
    Felipe

    O próprio SO que faz o gerenciamento dessa memória e é de forma dinâmica.
    Para iniciar em modo seguro, inicie o notebook e pressione F8.

    Olha o que encontrei no site da Microsoft:

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • biomech123
    biomech123 Member Posts: 7 New User
    Olá, bom dia

    Obrigado pela ajuda, tentei de tudo, tentei ajuda em outros fórums também sem solução.

    Baixei o Adrenalin versão anterior e deu pra ver que mesmo com o novo pente instalado, a memória de vídeo mantinha-se fixada em 2GB, ou seja, os 8GBs não estavam sendo utilizados pela gpu.

    De qualquer forma como já aconselhado, vou trocar o pente por algum de outra marca.

    Em seu notebook, ao instalar a memória fica "normal", correto? Não aparece reservado pelo sistema, né?


    Obrigado.
  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 13,287 Trailblazer
    editado outubro 2021
    biomech123 disse:
    Olá, bom dia

    Obrigado pela ajuda, tentei de tudo, tentei ajuda em outros fórums também sem solução.

    Baixei o Adrenalin versão anterior e deu pra ver que mesmo com o novo pente instalado, a memória de vídeo mantinha-se fixada em 2GB, ou seja, os 8GBs não estavam sendo utilizados pela gpu.

    De qualquer forma como já aconselhado, vou trocar o pente por algum de outra marca.

    Em seu notebook, ao instalar a memória fica "normal", correto? Não aparece reservado pelo sistema, né?


    Obrigado.
    No meu fica sim, mas não me recordo a quantidade agora , sei que é bem pouca, assim que eu chegar em casa envio um print.

    Eu até encontrei outros procedimentos, como por exemplo, remover um pente de memória, iniciar o note normalmente e desligar, depois inserir o outro pente e iniciar e ver se ainda constará esse valor todo da memória reservada.

    Um outro que encontrei eu já até te passei que é do msconfig, mas no valor de memória máxima não colocar o tamanho total, que no caso seria 16,384, mas colocar um valor quebrado, pouco abaixo disso, tipo 16200 e testar, não sei se funcionará mas não custa tentar.

    Encontrei em Fóruns gringos que pode ser também em relação à memória em si, problemas com os chips e etc, nesse caso seria interessante testar com algum outro pente, caso for possível.

    Com somente o pente nativo a memória reservada fica quanto? Não me recordo dessa informação.


    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • @biomech123

    Meu modelo é com processador Intel
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • rafaelsoaresbr
    rafaelsoaresbr Member Posts: 284 Practitioner WiFi Icon
    Vi no YouTube e fóruns que pessoas tiveram problemas para usar memórias single rank junto com dual rank. Verifica se essa memória da Smart possui a inscrição 1RX4 ou 1RX8 (single rank).
    Acer Aspire Nitro 5 AN515-44-R8HN
    R7 4800H @4.2GHz
    GTX 1650TI 4GB GDDR6
    2x16GB DDR4 @3200MHz
  • Vi no YouTube e fóruns que pessoas tiveram problemas para usar memórias single rank junto com dual rank. Verifica se essa memória da Smart possui a inscrição 1RX4 ou 1RX8 (single rank).
    As minhas são uma single e a outra dual e não tive problemas. Acredito que seja mais uma questão relacionada ao processador, visto que Amd acaba dedicando uma porcentagem da memória ram para a vega
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • ArthurDantas
    ArthurDantas Member Posts: 1 New User

    RESOLVIDO!!

    SOLUÇÃO: Peça reembolso dessa sua memória ram de notebook chinesa e compre a da mesma marca que já tinha no seu notebook, é da ADATA se não me engano. Comigo funcionou e consegui resolver. Passei semanas e sem nenhum resposta!