Acer Aspire 315-42 WHEA_UNCORRECTABLE_ERROR depois de update de SYSTEM FIRMWARE pelo AVIRA

CaioGGui
CaioGGui Member Posts: 19 Troubleshooter
Boa tarde, venho tendo problemas de tela azul quando desconecto o carregador do notebook enquanto tô usando o windows 10, não tenho certeza se tem relação, mas isso começou depois que inventei de utilizar a função de atualização de drivers pelo AVIRA, onde ele identificou um tal 'SYSTEM FIRMWARE' que precisava ser atualizado, ele baixou lá e quando eu reiniciei o laptop, apareceu uma informação de 'ATUALIZANDO' com o logo da ACER, e percebi que durante essa atualização, o processador e a ventoinha ficaram fazendo barulho como se estivessem sendo bastante exigidos, e depois disso, onde também por coincidência houveram algumas atualizações do windows 10, comecei a ter esse erro, vi que muitas pessoas com o mesmo modelo de laptop tem o mesmo tipo de problema e não vi ninguém que conseguiu solucionar, de qualquer forma, peço ajuda por favor sobre se há alguma atualização em relação à resolução desse problema? Tentei usar a função 'Ponto de restauração' do windows 10 para uma data antes de quando houve essa atualização mas não resolveu o problema. Meu laptop tem processador Ryzen 5, hdd original, 8gb memória ram originais e adicionei um ssd m2 adata sx6000 lite. Peço ajuda sobre esse problema ou se há alguma assistência ACER em São Paulo onde possa levar o laptop para análise mesmo fora da garantia? Obrigado.

Respostas

  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 97,695 Trailblazer
    editado junho 2021
    Eu sei que o windows update pode atualizar o bios. Mas é a primeira vez que eu vejo um programa atualizar o bios. Isso é extremamente arriscado. Se o bios foi atualizado, acesse o bios e depois pressione f9 e f10 para restaurar o bios.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • CaioGGui
    CaioGGui Member Posts: 19 Troubleshooter
    Eu sei que o windows update pode atualizar o bios. Mas é a primeira vez que eu vejo um programa atualizar o bios. Isso é extremamente arriscado. Se o bios foi atualizado, acesse o bios e depois pressione f9 e f10 para restaurar o bios.
    Já fiz isso, mas nesse caso só serve pra voltar as configurações padrão da bios, e não um reset pra versão de fábrica, certo? Então pra mim não serviu de nada. Mas percebi que de fato a tela azul acontece primariamente quando tento usar o windows com o laptop utilizando a bateria, quando conecto na energia pelo menos consigo utilizar. 
    Outro teste que fiz foi ligar pelo modo de segurança utilizando só a bateria, e pra minha surpresa não deu tela azul dessa forma. Entrei no gerenciador de dispositivos e tirei print dos sinais de exclamação que apareceram, estão em anexo.
  • CaioGGui
    CaioGGui Member Posts: 19 Troubleshooter
    Outra coisa, executei a recuperação de ponto para uma data antes do dia que começou esse problema de tela azul, que foi no dia 8/6, recuperei para um ponto do dia 4/6, e não resolveu, porém agora aparecem duas informações de versão de bios diferentes, na configuração da bios (f2) aparece 1.11 mas no windows agora não aparece essa mesma versão, e no windows update apareceu essas atualizações disponíveis, que claro, estou receoso de fazer e terminar de ferrar tudo mesmo utilizando o laptop conectado na energia:


  • CaioGGui
    CaioGGui Member Posts: 19 Troubleshooter
    Pessoal, fiz um teste aqui e estou utilizando o notebook na bateria há uns 20 minutos (antes nem conseguia fazer login direito no windows), para isso, desabilitei os drivers da bateria, pois quando desinstalava, assim que reiniciava ele os instalava de novo e dava tela azul de novo, vou aguardar mais um pouco para confirmar que ele continua funcionando utilizando a bateria para me certificar que o problema são os drivers da bateria. Porém, se esse for mesmo o problema, não faço ideia de como consertar, pois não é um driver que dá pra atualizar nem nada do tipo, alguém tem alguma ideia sobre atualizações de drivers de bateria?

    Segue em anexo como deixei configurado os drivers da bateria no gerenciador de dispositivos:

  • CaioGGui
    CaioGGui Member Posts: 19 Troubleshooter
    Outra coisa, alguém sabe onde eu consigo ver a versão do chipset instalado, pra eu confirmar se a versão que está instalada é a mais recente do site da Acer?
  • Qual é a versão do bios que aparece aqui?

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • CaioGGui
    CaioGGui Member Posts: 19 Troubleshooter
    Versão 1.11


  • Essa versão 1.11, adiciona suporta para a versão 20h2. O que acontece quando você atualiza para a versão 21h1?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • CaioGGui
    CaioGGui Member Posts: 19 Troubleshooter
    Ainda não atualizei para versão 21h1 do Windows não, ainda é a 20h2


  • Experimente atualizar para a versão 21h1.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :)