A315-23G: SÓ TEM 3,44GB DE RAM UTILIZÁVEL DE 12GB. O QUE EU FAÇO? JÁ VI TDS TUTORIAIS NO YT E ND

JokerPlay666
JokerPlay666 Member Posts: 30 Troubleshooter
editado abril 2021 em Laptops
Comprei meu Aspire 3 A315-23G-R759 vai fazer um mês e ele veio com 8GB de RAM (4 soldada e um pente de 4), e expansível até 12GB. Comprei um DDR4 de 8GB para substituir o de 4GB e então ficar com 12GB. 
Coloquei o pente, CPU-Z reconhece o total, mas como utilizável só tem 3,44GB. HELPPPP PLEASE......  Deixarei prints.

[Título editado para adicionar o nome do produto]

Respostas

  • brummyfan2
    brummyfan2 ACE Posts: 28,086 Trailblazer
    Oi,
    Vá em Iniciar e digite msconfig, vá para a guia Boot e clique em Opções avançadas, marque a caixa mostrada no meu recorte, se já estiver marcada, desmarque e clique em Aplicar seguido de OK, reinicie o laptop e nos diga se isso ajuda.
    
  • RMizuno92
    RMizuno92 Member Posts: 45 Troubleshooter
    Vc já tentou atualizar a BIOS? perguntei para 2 técnicos que conheço ambos disseram que poderia ser por causa da BIOS que não estava atualizada
  • JokerPlay666
    JokerPlay666 Member Posts: 30 Troubleshooter
    brummyfan2 disse:
    Oi,
    Vá em Iniciar e digite msconfig, vá para a guia Boot e clique em Opções avançadas, marque a caixa mostrada no meu recorte, se já estiver marcada, desmarque e clique em Aplicar seguido de OK, reinicie o laptop e nos diga se isso ajuda.
    
    Olá meu caro, bom dia!

    Isso foi a primeira coisa que tentei após ver uns tutoriais no YT, mas não teve eficácia... :-(
  • JokerPlay666
    JokerPlay666 Member Posts: 30 Troubleshooter
    RMizuno92 disse:
    Vc já tentou atualizar a BIOS? perguntei para 2 técnicos que conheço ambos disseram que poderia ser por causa da BIOS que não estava atualizada
    Olá @RMizuno92, bom dia!

    Tentei muitos métodos, mas não este. Sou meio ignorante na parte de atualização de BIOS e similares... Teria algum vídeo do YT em expecífico para me indicar? Tentarei assistir e seguir as instruções.
  • RMizuno92
    RMizuno92 Member Posts: 45 Troubleshooter
    Olha, eu tenho um notebook exatamente igual o seu, tbm estou tendo este problema com a memória utilizável depois que instalei a memória que comprei que no caso e uma KLLSRE 8gbs de 2400mhz, pra ser sincero ainda não fiz a atualização da BIOS msm técnicos me recomendando que isso seria a solução do problema, porém no YouTube se tu pesquisar como atualizar bios notebook acer aspire 3, tem um vídeo da própria Acer ensinando a fazer a atualização, mas tive receio de fazer por medo de algo acontecer e não conseguir resolver
  • JokerPlay666
    JokerPlay666 Member Posts: 30 Troubleshooter
    RMizuno92 disse:
    Olha, eu tenho um notebook exatamente igual o seu, tbm estou tendo este problema com a memória utilizável depois que instalei a memória que comprei que no caso e uma KLLSRE 8gbs de 2400mhz, pra ser sincero ainda não fiz a atualização da BIOS msm técnicos me recomendando que isso seria a solução do problema, porém no YouTube se tu pesquisar como atualizar bios notebook acer aspire 3, tem um vídeo da própria Acer ensinando a fazer a atualização, mas tive receio de fazer por medo de algo acontecer e não conseguir resolver
    @RMizuno92 Opa meu caro, boa tarde! 
    Vi o vídeo da Acer e fui seguir as instruções, e vi que minha BIOS já é a versão mais atualizada do modelo (v1.14)... :-/
  • JokerPlay666
    JokerPlay666 Member Posts: 30 Troubleshooter
    RMizuno92 disse:
    Olha, eu tenho um notebook exatamente igual o seu, tbm estou tendo este problema com a memória utilizável depois que instalei a memória que comprei que no caso e uma KLLSRE 8gbs de 2400mhz, pra ser sincero ainda não fiz a atualização da BIOS msm técnicos me recomendando que isso seria a solução do problema, porém no YouTube se tu pesquisar como atualizar bios notebook acer aspire 3, tem um vídeo da própria Acer ensinando a fazer a atualização, mas tive receio de fazer por medo de algo acontecer e não conseguir resolver
    Rapaz, comprei a mesma memória que você. Será que é a memória em expecífico???
  • RMizuno92
    RMizuno92 Member Posts: 45 Troubleshooter
    editado abril 2021
    Acredito que não, se fosse problema da memória nem seria reconhecida no note, o meu ficou exatamente igual o seu 12gb (3.44 utilizável), bom a única sugestão que eu tinha era essa de atualizar a BIOS, porém seria interessante testar a memória em outro notebook
  • BrunoBarbosa
    BrunoBarbosa Member Posts: 8

    Tinkerer

    Comprei meu Aspire 3 A315-23G-R759 vai fazer um mês e ele veio com 8GB de RAM (4 soldada e um pente de 4), e expansível até 12GB. Comprei um DDR4 de 8GB para substituir o de 4GB e então ficar com 12GB. 
    Coloquei o pente, CPU-Z reconhece o total, mas como utilizável só tem 3,44GB. HELPPPP PLEASE......  Deixarei prints.

    [Título editado para adicionar o nome do produto]
    Provavelmente um problema no Windows uma vez que a BIOS reconhece 12 GB de ram. E como mostra a figura 8767 MB reservada pelo sistema.
    Você também tem que verificar se essa memória está sendo reservada para a placa de vídeo.