PH315-52-7210: Predator Helios 300 não liga com dois SSDs NVMe

galberto
galberto Member Posts: 12

Tinkerer

editado junho 2023 em Arquivo de 2020
Membros do fórum,

Recentemente adquiri o notebook PH315-52-7210 (Acer Predator Helios 300, 256 GB + HD 2 TB, 16 GB RAM RTX 2060). O notebook está funcionando normalmente.
O SSD é um Samsung MZVLB256HBHQ-0007 PCIe 3x4. Nele está instalado o Windows.
O HD é um WDC WD20SPZX-21UA7T0. Utilizado apenas para arquivos.

Obtive também um SSD SX8100 Adata de 512 GB NVMe PCIe 3x4 para instalar no segundo slot M2. Porém, ao fazer isso, o notebook simplesmente não liga (apenas a luz de fundo da tela liga, não aparece o logo Predator, nem é possível entrar na BIOS).
Quando removo o cabo conector do HD de 2 TB, o notebook liga normalmente e reconhece o SSD SX8100 (inclusive rodei um benchmark nele).
O que está acontecendo de errado com o notebook? Por que ele liga quando o HD está desconectado? Ele não suporta 3 discos?
A BIOS está configurada no modo "RST with Optane" (veio de fábrica).
Li em algum lugar relato de problema similar com o Nitro 5, e teria a ver com o fato de o controlador não suportar 2 SSDs PCIe 3x4...

Não entendo muito de informática, peço desculpas se não forneci informações suficientes para o entendimento do problema.
Desde já agradeço muito a ajuda.






[Título editado para adicionar o nome do produto]
«1

Respostas

  • kaitrom
    kaitrom Member Posts: 47 Devotee WiFi Icon
    Provavelmente tem a ver com o RST, então uma possível solução seria mudar de RST para AHCI (tem aqui no fórum como fazer isso). Ou então, você poderia usar o windows media creation tool para criar um pen drive bootavel com instalação do windows, e por meio dele, verificar se reconhece todos os dispositivos de armazenamento.

    Se minha resposta lhe ajudou, não esqueça de selecioná-la como resposta e dar uma curtida, obrigado   :)  
  • galberto
    galberto Member Posts: 12

    Tinkerer

    Obrigado pela sua resposta.
    Fiz a alteração de RST para ACHI mas não funcionou. Após diversas tentativas e combinações dos slots eu consegui ligar o notebook, colocando o novo SSD (SX8100) no slot do antigo SSD de 256 GB original e mantendo o HD de 2 TB. O SSD original ficou fora do sistema.
    Porém, após um dia normal de uso, já com Windows instalado, quando fui ligar o notebook novamente ele sequer chegou na Bios.
    Após retirar e colocar o SSD SX8100 no slot algumas vezes e fazer o "reset da bateria", ele voltou a ligar. Parece que existe algum defeito de fábrica nesse SSD mesmo.
    O pior de tudo é que em todo esse processo acho que o SSD de 256 GB normal queimou, pois não é mais reconhecido em nenhum dos slots da placa mãe. Não sei o que fazer com ele.
  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 97,695 Trailblazer
    editado novembro 2020
    Você pode enviar uma foto da sua placa mãe?

    Além disso, experimente fazer isso:
    a) desligue o computador, desconecte o carregador, desconecte os dois ssds e desconecte a bateria de lition;
    b) pressione o botão power por 12 segundos e deixe o notebook desligado por 12 minutos para resetar a bateria e os parâmetros do bios.
    c) depois, conecte os ssds e por último conecte a bateria. Muitos usuários não desconectam a bateria de instalar os ssds, hdd e a memória ram, o que pode ocasionar alguns problemas.
    d) depois, verifique se os dois ssds aparecem na guia information do bios.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • galberto
    galberto Member Posts: 12

    Tinkerer

    Obrigado mais uma vez pelo retorno. O que aconteceu desde o último comentário:
    1. Ontem à noite consegui ligar o notebook normalmente e usá-lo como se nada tivesse acontecido (mantendo apenas o SSD SX8100 conectado, sem o SSD de 256 GB nem o HDD). Após usá-lo, desliguei o notebook.
    2. Hoje pela manhã ao ligar ele ficou parado no logo "Predator" e após uns 10 minutos reiniciou. Não saiu desse ciclo. Não consegui acessar a BIOS pelo F2.
    3. Resolvi então fazer o que você sugeriu no comentário. Fiz exatamente todos os passos. Conectei os dois SSDs e o HDD, e então a bateria. Não aconteceu nada diferente, simplesmente ficou repetindo o que escrevi no item 2.
    Abaixo uma foto da placa-mãe, no momento em que estava apenas com o SSD 512 GB SX8100 e o HDD conectados.

    (A memória RAM extra é uma Crucial CT16G4SFS8266 de 16 GB, já instalada há algumas semanas e que nunca deu problemas.)
  • Ok! Eu aconselho que você atualize o bios para a versão mais recente aqui: 
    Updates bios default setting 1.12: https://global-download.acer.com/GDFiles/BIOS/BIOS/BIOS_Acer_1.12_A_A.zip?acerid=637347230356713748&Step1=NOTEBOOK&Step2=PREDATOR&Step3=PREDATOR PH315-52&OS=ALL&LC=en&BC=ACER&SC=PA_6
    Lembre-se que é um procedimento arriscado e não sou responsável por nenhum dano. Depois, baixe o programa adata ssd tool box e atualize o firmware do ssd: https://www.adata.com/downloadfile1.php?file=ADATA_SSDToolBoxSetup.zip
    Se o problema ainda ocorrer, vá no bios e desative o fastboot. Depois, vá nas opções de energia e desative a inicialização rápida. 
    Sobre o ssd de fábrica, desconecte a bateria, conecte o ssd, conecte a bateria e verifique se ele aparece na guia information do bios.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • galberto
    galberto Member Posts: 12

    Tinkerer

    Obrigado pela atenção.

    Farei isso mais tarde e informarei o resultado.
    Sobre o SSD de fábrica, após eu fazer o que você sugeriu no comentário de ontem, (desconectar bateria etc.) consegui acessar a Bios uma vez e ele não foi detectado.

    Gustavo
  • Eu gostaria que você enviasse uma foto da guia information do bios.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • galberto
    galberto Member Posts: 12

    Tinkerer

    Obrigado pela resposta. Não havia atualizações do firmware disponíveis para o SSD, mas fiz a instalação da última versão da Bios desde o último comentário e agora o notebook está funcionando normalmente, mantendo conectados apenas o SSD SX8100 e o HD de 2 TB.
    O SSD original continua de fora e não tentei conectá-lo ao slot desde que atualizei a Bios.
    Como preciso do notebook no final de semana, não vou mexer nos componentes, nem desligar, até segunda-feira, pois não duvido que o problema volte caso desligue a máquina.
    Enviarei uma foto da guia information do Bios na semana que vem, ou antes se houver pane novamente.
  • Ok! Depois tente conectar novamente o ssd da samsung. Mas antes, desconecte a bateria de lition. Muitos usuários não desconectam a bateria, o que pode acarretar em alguns problemas. Inclusive, a guia de serviço indica que o primeiro procedimento é desconectar a bateria:

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • galberto
    galberto Member Posts: 12

    Tinkerer

    De fato, várias vezes não desconectei a bateria. Nunca mais vou descuidar disso.
  • Sim, isso é um erro. Mesmo assim, quando você for conectar o ssd original, verifique se os três (samsung, adata e western digital), aparecem na guia information e me envie uma foto.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • galberto
    galberto Member Posts: 12

    Tinkerer

    editado novembro 2020
    Após a atualização da Bios, o notebook segue funcionando normalmente com o SSD de 512 GB e o HD de 2 TB, mesmo após ter ligado e desligado várias vezes.
    Tentei conectar o SSD original seguindo as instruções, mas ele não foi reconhecido nem na Bios nem no gerenciador de discos do Windows (guia information da Bios abaixo).



    [Comentário editado para excluir informação pessoal]
  • luisxv2k
    luisxv2k Member Posts: 12

    Tinkerer

    editado novembro 2020
    galberto disse:
    Membros do fórum,

    Recentemente adquiri o notebook PH315-52-7210 (Acer Predator Helios 300, 256 GB + HD 2 TB, 16 GB RAM RTX 2060). O notebook está funcionando normalmente.
    O SSD é um Samsung MZVLB256HBHQ-0007 PCIe 3x4. Nele está instalado o Windows.
    O HD é um WDC WD20SPZX-21UA7T0. Utilizado apenas para arquivos.

    Obtive também um SSD SX8100 Adata de 512 GB NVMe PCIe 3x4 para instalar no segundo slot M2. Porém, ao fazer isso, o notebook simplesmente não liga (apenas a luz de fundo da tela liga, não aparece o logo Predator, nem é possível entrar na BIOS).
    Quando removo o cabo conector do HD de 2 TB, o notebook liga normalmente e reconhece o SSD SX8100 (inclusive rodei um benchmark nele).
    O que está acontecendo de errado com o notebook? Por que ele liga quando o HD está desconectado? Ele não suporta 3 discos?
    A BIOS está configurada no modo "RST with Optane" (veio de fábrica).
    Li em algum lugar relato de problema similar com o Nitro 5, e teria a ver com o fato de o controlador não suportar 2 SSDs PCIe 3x4...

    Não entendo muito de informática, peço desculpas se não forneci informações suficientes para o entendimento do problema.
    Desde já agradeço muito a ajuda.






    [Título editado para adicionar o nome do produto]
    Olá galberto, bom dia!
    O seu problema foi resolvido?
    Tenho o mesmo equipamento que o seu.
    Eu adicionei recentemente um SSD NVMe de 1TB da XPG GAMMIX S11 no slot que veio vazio de fábrica e não tive os problemas que você está enfrentando.
    Simplesmente instalei e fiz a clonagem do SSD original onde veio o Windows para ele e setei ele como o boot principal na BIOS.
    Até o momento está tudo certo, ligando mesmo sem a fonte externa, só com a bateria. Não atualizei BIOS nem nada.
    Para tentar te ajudar segue algumas fotos de como estão as informações da BIOS e os meus discos.
    Na última foto:
    - O Disco 0 é o SSD NVMe de 1TB da XPG GAMMIX S11, adicionado recentemente.
    - O Disco 1 é o HD de 2TB original de fábrica.
    - O Disco 2 é o SSD de 256GB original de fábrica.

    Abraço e boa sorte!
    xxxxxxxxxxxxxxx





    [Comentário editado para excluir informação pessoal]
  • galberto
    galberto Member Posts: 12

    Tinkerer

    Bom dia, luisxv2k. Obrigado pela atenção e pelo detalhamento.
    O problema foi parcialmente resolvido. O notebook está funcionando após atualização da Bios com o SSD SX8100 de 512 GB e o HD de 2 TB que veio de fábrica. No momento o SSD original de 255 GB não é reconhecido de jeito nenhum. Suspeito que devo ter queimado ele com estática ou algo do tipo, de tanto que mexi nas peças.
    Acho que estou "no lucro", considerando que em determinado momento pensei ter queimado a placa-mãe e perdido o notebook.
  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 97,695 Trailblazer
    editado novembro 2020
    @luisxv2k Ambos os dois ssds são nvme:
    @galberto Você tem como testar o ssd que veio de fábrica em outro notebook? 


    [Comentário editado para excluir informação pessoal]
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • galberto
    galberto Member Posts: 12

    Tinkerer

    Infelizmente não... Estou pensando em adquirir um case para testar. Cedo ou tarde teria que comprar um mesmo.
  • Quando você conecta o sx8100 no outro slot, ele aparece na guia information do bios em hdd1?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • galberto
    galberto Member Posts: 12

    Tinkerer

    Sim, ele aparece.
  • Então o problema não está no slot. O ideal é testar o ssd que veio no notebook em outro computador. Você pode ir em alguma assistência e pedir para o técnico testar. 
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • galberto
    galberto Member Posts: 12

    Tinkerer

    O notebook segue funcionando normalmente. Ao que tudo indica atualizar a Bios funcionou.
    Quando tiver oportunidade, testarei o SSD original e escrevo o resultado aqui.
    Muito obrigado.