Disco 100% no Windows 10 - computador muito lento

GustavoPamplona
GustavoPamplona Member Posts: 2 New User
editado junho 2023 em Arquivo de 2017

Olá!

 

Meu computador, já tem um tempo, está muito lento e o problema parece ser que o disco sempre aparece como 100% no Gerenciador de Tarefas. O processo "System" quase sempre aparece como um dos que mais estão usando o disco. Meu computador possui o Windows 10 original instalado. A lentidão porém é tão grande que o computador fica às vezes inutilizável. Meu PC é um Acer Aspire E1-522-7843.

 

Conversei com a Microsoft, que, depois de propor várias soluções, todas sem sucesso, me sugeriu voltar para o Windows 8.1, que é o SO de fábrica (na verdade, é o 8, depois atualizado para o 8.1).

 

Porém, para fazer o downgrade do Windows 10 para o 8.1 estou encontrando vários erros e não estou conseguindo dar prosseguimento ao processo. Falando de novo com a Microsoft, eles me sugeriram o seguinte:

 

"Sugiro que procure o fabricante de seu equipamento e solicite ajuda para realizar este procedimento, ou seja, recuperar o sistema original de fábrica, pois se trata de uma licença OEM, sendo assim é uma modalidade diferenciada de distribuição de produtos originais, na qual eles não são comercializados aos consumidores finais. Ou seja, são vendidos a outras empresas (CCE, HP, Dell e etc) que montam os produtos finais (computadores e notebooks) e os vendem ao consumidor final.

 

Sendo assim, o fabricante é o responsável por disponibilizar a mídia de recuperação do sistema ao cliente ou outro meio de recuperação normalmente o recovery é acionado com uma combinação de teclas de atalho ou com uma em especifico, mas cada fabricante que define qual seriam estas teclas."

 

Poderiam me ajudar por favor a recuperar o SO original?

 

Fico no aguardo pela resposta.

 

Obrigado desde já.

 

 

Melhor resposta

  • phropelato
    phropelato ACE Posts: 1,045 Pioneer
    Responder ✓

    Vou dar uma sujestão que pode resolver seu problema,

    entre nesse site:

    https://www.acer.com/ac/pt/BR/content/drivers

    Procure pelo modelo do seu aparelho E1-522 apenas, selecione o sistema operacional que você esta utilizando, depois vá em BIOS/Firmware faça o download da Version mais atual que tiver lá, assim que o download estiver terminado o que deve ser bem rápido, extraia os arquivos em uma pasta de sua preferencia caso esteja no formato .rar ou .zip e execute o programa com o aparelho ligado na fonte de energia e com bateria cheia de prefencia, dado inicio ao procedimento de atualização de BIOS aquarde até seu aparelho reiniciar sozinho, e nunca de maneira nenhuma tente interromper o procedimento, mesmo que a tela do notebook fique piscando, pois esse procedimento pode condenar sua placa mãe a inutilidade se feito incorreto ou faltar energia, esse é um procedimento por sua conta e risco, mais as vezes é necessário quando se muda de sistema operacional, como é seu caso, você saiu do win8.1 e foi para o win10.

     

    Se não me engando feito o upgrade de windows você tem apenas 30 dias corridos para se arrepender e realizar o downgrade, passado esse periodo não é mais possível, por esse motivo você não consegue.

     

    Se essa dica foi útil e surtir efeito deixa um joinha e marque como solucionado por gentileza. Obrigado e otimo fim de semana.

    Se minha resposta lhe ajudou, deixe um "Curtir" e marque minha resposta como "Solução" clicando em "Promover" , caso contrario fico a disposição para tentar sanar e resolver seus problemas, obrigado.
    Atenciosamente
    Pedro Henrique 

Respostas

  • phropelato
    phropelato ACE Posts: 1,045 Pioneer
    Responder ✓

    Vou dar uma sujestão que pode resolver seu problema,

    entre nesse site:

    https://www.acer.com/ac/pt/BR/content/drivers

    Procure pelo modelo do seu aparelho E1-522 apenas, selecione o sistema operacional que você esta utilizando, depois vá em BIOS/Firmware faça o download da Version mais atual que tiver lá, assim que o download estiver terminado o que deve ser bem rápido, extraia os arquivos em uma pasta de sua preferencia caso esteja no formato .rar ou .zip e execute o programa com o aparelho ligado na fonte de energia e com bateria cheia de prefencia, dado inicio ao procedimento de atualização de BIOS aquarde até seu aparelho reiniciar sozinho, e nunca de maneira nenhuma tente interromper o procedimento, mesmo que a tela do notebook fique piscando, pois esse procedimento pode condenar sua placa mãe a inutilidade se feito incorreto ou faltar energia, esse é um procedimento por sua conta e risco, mais as vezes é necessário quando se muda de sistema operacional, como é seu caso, você saiu do win8.1 e foi para o win10.

     

    Se não me engando feito o upgrade de windows você tem apenas 30 dias corridos para se arrepender e realizar o downgrade, passado esse periodo não é mais possível, por esse motivo você não consegue.

     

    Se essa dica foi útil e surtir efeito deixa um joinha e marque como solucionado por gentileza. Obrigado e otimo fim de semana.

    Se minha resposta lhe ajudou, deixe um "Curtir" e marque minha resposta como "Solução" clicando em "Promover" , caso contrario fico a disposição para tentar sanar e resolver seus problemas, obrigado.
    Atenciosamente
    Pedro Henrique 
  • GustavoPamplona
    GustavoPamplona Member Posts: 2 New User

    Única coisa que resolveu o problema, muito obrigado!! Agora sinto como se tivesse um computador novo!

     

    Vale dizer que tive que fuçar na internet por versões mais antigas de BIOS/firmware requeridas para instalar a versão mais recente da BIOS disponibilizada no site da Acer.

     

    Muito grato!

    Gustavo

  • phropelato
    phropelato ACE Posts: 1,045 Pioneer

    Você não faz ideia de como foi gratificante ler sua resposta, e saber que o ajudei com uma dica útil.

    Obrigado por retornar com essa boa notícia.

    Tenha uma ótima quinta-feira.

    Se minha resposta lhe ajudou, deixe um "Curtir" e marque minha resposta como "Solução" clicando em "Promover" , caso contrario fico a disposição para tentar sanar e resolver seus problemas, obrigado.
    Atenciosamente
    Pedro Henrique 
  • chagas512
    chagas512 Member Posts: 1 New User

    Boa noite , li em uma das resposta dadas a alguns clientes referente a solução de problemas de disco 100% porém estou com dúvidas referente aos procedimentos , por favor ajude-me

  • Advisor
    Advisor Member Posts: 2 New User
    > @GustavoPamplona disse:
    > Olá!
    >
    >  
    >
    > Meu computador, já tem um tempo, está muito lento e o problema parece ser que o disco sempre aparece como 100% no Gerenciador de Tarefas. O processo "System" quase sempre aparece como um dos que mais estão usando o disco. Meu computador possui o Windows 10 original instalado. A lentidão porém é tão grande que o computador fica às vezes inutilizável. Meu PC é um Acer Aspire E1-522-7843.
    >
    >  
    >
    > Conversei com a Microsoft, que, depois de propor várias soluções, todas sem sucesso, me sugeriu voltar para o Windows 8.1, que é o SO de fábrica (na verdade, é o 8, depois atualizado para o 8.1).
    >
    >  
    >
    > Porém, para fazer o downgrade do Windows 10 para o 8.1 estou encontrando vários erros e não estou conseguindo dar prosseguimento ao processo. Falando de novo com a Microsoft, eles me sugeriram o seguinte:
    >
    >  
    >
    > "Sugiro que procure o fabricante de seu equipamento e solicite ajuda para realizar este procedimento, ou seja, recuperar o sistema original de fábrica, pois se trata de uma licença OEM, sendo assim é uma modalidade diferenciada de distribuição de produtos originais, na qual eles não são comercializados aos consumidores finais. Ou seja, são vendidos a outras empresas (CCE, HP, Dell e etc) que montam os produtos finais (computadores e notebooks) e os vendem ao consumidor final.
    >
    >  
    >
    > Sendo assim, o fabricante é o responsável por disponibilizar a mídia de recuperação do sistema ao cliente ou outro meio de recuperação normalmente o recovery é acionado com uma combinação de teclas de atalho ou com uma em especifico, mas cada fabricante que define qual seriam estas teclas."
    >
    >  
    >
    > Poderiam me ajudar por favor a recuperar o SO original?
    >
    >  
    >
    > Fico no aguardo pela resposta.
    >
    >  
    >
    > Obrigado desde já.
    >
    >  
    >
    >  

    Ola Gustavo,
    Fiz a referida atualização, apenas que para o meu caso o notebook é outro (F5-573G-74DT) ainda assim o problema do disco 100% persiste. Sugestões? obrigado.