Não consigo formatar Acer Aspire ES 15 ES1-533-C76F

adrianoc1104
adrianoc1104 Member Posts: 2 New User
editado março 2018 em Laptops

Boa tarde, preciso formatar o notebook do meu pai que veio com o Windows 10 mas não estou conseguindo, eu entro na BIOS pra alterar as configurações UEFI mas ele fica desativado, eu até criei uma senha para tentar liberar a opção mas a única coisa que liberou foi a proteção da BIOS mas a opção UEFI que fica em cima não habilita, preciso de ajuda pois o notebook está muito lento e travando. O modelo do equipamento é Aspire ES 15 ES1-533-C76F.

 

OBS.: Eu quero formatar, talvez até trocar de sistema operacional, já fiz vários procedimentos desde reiniciar o notebook segurando Shift até reiniciar com as opções avançadas mas nada resolveu, eu até tirei fora a pilha da BIOS mas esqueci de trar a bateria do note HEHEHE, será que tirando resolveria? Aguardo uma solução obrigado.

«1345

Respostas

  • phropelato
    phropelato ACE Posts: 1,045 Pioneer
    Se você estiver tentando formatar via pendriver ou DVD tenta ficar digitando F12 assim que aparecer o logo da Acer na inicialização, ai você por onde quer dar boot, as vezes a opção 2 aparece com o mesmo nome do HDD mais não é igual a opção 1, se tu mudar vai dar boot por lugares diferentes.
    Se minha resposta lhe ajudou, deixe um "Curtir" e marque minha resposta como "Solução" clicando em "Promover" , caso contrario fico a disposição para tentar sanar e resolver seus problemas, obrigado.
    Atenciosamente
    Pedro Henrique 
  • adrianoc1104
    adrianoc1104 Member Posts: 2 New User

    Bom dia, obrigado pela ajuda mas também já tentei fazer isso, pressiono F12 pra entrar no modo de BOOT e a única opção que me aparece pra inicializar é o próprio HD onde está instalado o Windows 10, não aparece pendrive ou outra unidade para inicialização, acho uma sacanagem venderem um computador que não da pra trocar de sistema operacional, se puder me ajudar com outra dica agradeço mas preciso formatar esse note. Obrigado.

  • phropelato
    phropelato ACE Posts: 1,045 Pioneer
    Assim que ligar, fique precionando F2, entrou na BIOS pressione Fn+Tab depois aperte F10 deixe em YES e pressione Enter. Nesse momento ele deve reiniciar de novo volte a pressionar F2 para entrar na BIOS de novo acredito que vai aparecer o Advanced que vem bloqueado na BIOS, veja se consegue fazer as alterações que deseja por lá.
    Mais é possível trocar sistema operacional sim, talvez o Pendrive não esteja sendo reconhecido. Se não tiver conseguindo acessar a BIOS procure um orifício pequeno abaixo da carcaça do notebook pegue um clipe de papel enfie nesse orifício você deve sentir um botãozinho ao apertar, segure ele pressionando por 15 sengundos isso vai fazer um Power Reset ( https://br.answers.acer.com/app/answers/detail/a_id/26920/~/como-restaurar-a-bateria-do-seu-ultrabook )na placa mãe e na BIOS, outra coisa que pode deixar o sistema lento é BIOS desatualizada mais esse procedimento de atualizar BIOS deve ser feito com cuidado e será por sua conta e risco.
    Se minha resposta lhe ajudou, deixe um "Curtir" e marque minha resposta como "Solução" clicando em "Promover" , caso contrario fico a disposição para tentar sanar e resolver seus problemas, obrigado.
    Atenciosamente
    Pedro Henrique 
  • JAIMECSF
    JAIMECSF Member Posts: 1 New User
    ESSA ***** DE NOTEBOOK NAO PRESTA NADA ESTÁ DANDO CERTO PARA FORMATAR ESSA BOOOOOTTTAAAAAAAAAA, JA TENTEI DE TUDO E NADA FUNCIONA
    VCS NAO TEM O Q FAZER SEUS MERDAS.
  • renanbendo
    renanbendo Member Posts: 1 New User
    A unica maneira de formatar esse notebook é criar um pendrive com uma partição GPT, se baixar o Rufus USB-tool eu usei a versão do Rufus 2.17, ele tem essa opção de criar o boot GPT para UEFI só assim vai dar boot no pendrive e vai instalar o windows 10. fiz isso no notebook modelo Es1-533
  • GustavoOzzy
    GustavoOzzy Member Posts: 2 New User
    renanbendo disse:
    A unica maneira de formatar esse notebook é criar um pendrive com uma partição GPT, se baixar o Rufus USB-tool eu usei a versão do Rufus 2.17, ele tem essa opção de criar o boot GPT para UEFI só assim vai dar boot no pendrive e vai instalar o windows 10. fiz isso no notebook modelo Es1-533
    Olá! Contudo, só é possível instalar o win10 ou outro O.S. que suoprte UEFI, certo ? O windows 7 não daria pra instalar, ou daria?
  • Silva1200
    Silva1200 Member Posts: 2 New User
    queria compartilhar com todos que passou um estresse enorme com esse modelo da acer, a soluçao esta em criar um pen drive bootavel com o rufus  do windows 8 ou windows 10 de 64 bits  observaçao: so da certo com sistemas de 64 bits, nem adianta fazer com sistema de 32 que nao funciona, o boot do acer nem detecta, e outra coisa precisa mudar a opçao do Rufus pra  partiçao GPT para UEFI se eu nao me engano a opçao de baixo da caixa, usem a versao 2.18 do rufus. realmente esse modelo da acer deixa muito a desejar, pois ele vem apenas com 4 gb de memoria e processador inferior a 1.5 ghz  onde um sistema de 32 bits se comportaria melhor porem nao aceita pois nao tem a opçao legaçy  :/  mas fazer o que ne!  mas podem fazer desse jeito que falei que da certo.
  • droguito
    droguito Member Posts: 1 New User
    Silva1200 disse:
    queria compartilhar com todos que passou um estresse enorme com esse modelo da acer, a soluçao esta em criar um pen drive bootavel com o rufus  do windows 8 ou windows 10 de 64 bits  observaçao: so da certo com sistemas de 64 bits, nem adianta fazer com sistema de 32 que nao funciona, o boot do acer nem detecta, e outra coisa precisa mudar a opçao do Rufus pra  partiçao GPT para UEFI se eu nao me engano a opçao de baixo da caixa, usem a versao 2.18 do rufus. realmente esse modelo da acer deixa muito a desejar, pois ele vem apenas com 4 gb de memoria e processador inferior a 1.5 ghz  onde um sistema de 32 bits se comportaria melhor porem nao aceita pois nao tem a opçao legaçy  :/  mas fazer o que ne!  mas podem fazer desse jeito que falei que da certo.
    Só funciona com windows 8 ou 10? Fiz o procedimento com o RUFUS utilizando uma iso do windows 7 32/64bits e não tá reconhecendo.
  • tkl0
    tkl0 Member Posts: 1 New User
    reset a bios olhando na parte de baixo do not tem um pequeno furo introduza um clip de papel por 15s então rinicie e entre na bios crie uma senha de segurança para boot reinicie novamente use f12 de emter no boot do hd digite a senha só então vc poderá selecionar as opções de boot.e se esse é o forum oficial da ACER porque ela não se manifestou explicando como fazer ?***** de empresa 
  • Marcos86
    Marcos86 Member Posts: 62 Enthusiast WiFi Icon
    instalei o 8.1 mas o driver hd graphics não instala,alguém tem uma solução?diz que o sistema é incompatível
  • Tahernandes
    Tahernandes Member Posts: 1 New User
    Boa tarde Amigos, o not é um pouco xatinho, mas com um pouco de calma tudo se ajeita...rsrs
    A bios só reconhece partição GPT para UEFI; fazendo conforme o colega acima disse consegue-se criar um pen drive bootavl, de modo a ser identificado pela Bios; importante frizar o que o amigo disse, UEFI só reconhece a arquitetura de 64 bits.
    Nesse modelo de notebook, consegui instalar o W10 (O mesmo possui os drivers no sit da Acer, infelizmente somente do 10...rs)
    Consegui subir o 8.1 e o w8 nele, (tive um pouco de dificuldade no grafico e no toutchpad.. mas... foi resolvido...) E por fim, consegui instalar o w7! (com muito trabalho...rsrs.. pois o mesmo formatava normalmente, porem na sua inicialização, ele acaba travando na tela dos graficos...) Caso alguem precise dos drivers, entre em contato, que posto o link; tenho eles upd na nuvem, será um prazer ajuda-los pois ficamos perdidos mesmo! abraço!
  • vando
    vando Member Posts: 1 New User
    Boa tarde Amigos, o not é um pouco xatinho, mas com um pouco de calma tudo se ajeita...rsrs
    A bios só reconhece partição GPT para UEFI; fazendo conforme o colega acima disse consegue-se criar um pen drive bootavl, de modo a ser identificado pela Bios; importante frizar o que o amigo disse, UEFI só reconhece a arquitetura de 64 bits.
    Nesse modelo de notebook, consegui instalar o W10 (O mesmo possui os drivers no sit da Acer, infelizmente somente do 10...rs)
    Consegui subir o 8.1 e o w8 nele, (tive um pouco de dificuldade no grafico e no toutchpad.. mas... foi resolvido...) E por fim, consegui instalar o w7! (com muito trabalho...rsrs.. pois o mesmo formatava normalmente, porem na sua inicialização, ele acaba travando na tela dos graficos...) Caso alguem precise dos drivers, entre em contato, que posto o link; tenho eles upd na nuvem, será um prazer ajuda-los pois ficamos perdidos mesmo! abraço!

    Pode explicar como fez no win 7?
  • ele provavelmente desativou o secure boot, colocou em modo legacy e deve instalado a versão 32 bits! 
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Invencible666
    Invencible666 Member Posts: 4 New User
    ele provavelmente desativou o secure boot, colocou em modo legacy e deve instalado a versão 32 bits! 
    Olha cara, se fosse tão simples assim aposto q n teria tanta gente aqui, n é mesmo ? Quero soluções, n essas especulações, quero tutoriais e dicas úteis! Estou tentando formatar isso faz dois dias, trava na hr de inicializar o windows na hr da formatação
  • Invencible666
    Invencible666 Member Posts: 4 New User
    vando disse:
    Boa tarde Amigos, o not é um pouco xatinho, mas com um pouco de calma tudo se ajeita...rsrs
    A bios só reconhece partição GPT para UEFI; fazendo conforme o colega acima disse consegue-se criar um pen drive bootavl, de modo a ser identificado pela Bios; importante frizar o que o amigo disse, UEFI só reconhece a arquitetura de 64 bits.
    Nesse modelo de notebook, consegui instalar o W10 (O mesmo possui os drivers no sit da Acer, infelizmente somente do 10...rs)
    Consegui subir o 8.1 e o w8 nele, (tive um pouco de dificuldade no grafico e no toutchpad.. mas... foi resolvido...) E por fim, consegui instalar o w7! (com muito trabalho...rsrs.. pois o mesmo formatava normalmente, porem na sua inicialização, ele acaba travando na tela dos graficos...) Caso alguem precise dos drivers, entre em contato, que posto o link; tenho eles upd na nuvem, será um prazer ajuda-los pois ficamos perdidos mesmo! abraço!

    Pode explicar como fez no win 7?
    Cara por favor, quebra essa aí, o meu trabalho na hr de iniciar e n consigo prosseguir com a formatação, desde já fico grato! Abc
  • ele provavelmente desativou o secure boot, colocou em modo legacy e deve instalado a versão 32 bits! 
    Olha cara, se fosse tão simples assim aposto q n teria tanta gente aqui, n é mesmo ? Quero soluções, n essas especulações, quero tutoriais e dicas úteis! Estou tentando formatar isso faz dois dias, trava na hr de inicializar o windows na hr da formatação
    Não é especulação! É um fato! Você somente conseguirá instalar um outro sistema operacional que não seja o de fábrica se desativar o secure boot! Eu lhe expliquei em um outro comentário como fazer isso! Mas tente por pendrive, pois, pelo cd, sempre trava na entrada de instalação, acho que pelo fato o hd estar em gpt! Entenda o seguinte: gpt tem que estar para uefi assim como mbr para modo legacy, por isso tem que converter para mbr ao selecionar o modo legacy! 
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MARCOS_ADRYANNO72
    MARCOS_ADRYANNO72 Member Posts: 1 New User
    Alguém aqui já conseguiu resolver esse problema desse notebook?
  • Filé
    Filé Member Posts: 4 New User
    vando disse:
    Boa tarde Amigos, o not é um pouco xatinho, mas com um pouco de calma tudo se ajeita...rsrs
    A bios só reconhece partição GPT para UEFI; fazendo conforme o colega acima disse consegue-se criar um pen drive bootavl, de modo a ser identificado pela Bios; importante frizar o que o amigo disse, UEFI só reconhece a arquitetura de 64 bits.
    Nesse modelo de notebook, consegui instalar o W10 (O mesmo possui os drivers no sit da Acer, infelizmente somente do 10...rs)
    Consegui subir o 8.1 e o w8 nele, (tive um pouco de dificuldade no grafico e no toutchpad.. mas... foi resolvido...) E por fim, consegui instalar o w7! (com muito trabalho...rsrs.. pois o mesmo formatava normalmente, porem na sua inicialização, ele acaba travando na tela dos graficos...) Caso alguem precise dos drivers, entre em contato, que posto o link; tenho eles upd na nuvem, será um prazer ajuda-los pois ficamos perdidos mesmo! abraço!

    Pode explicar como fez no win 7?
    Tahernandes... Todos perguntaram basicamente a mesma coisa neste fórum, você disse que conseguiu instalar o windows 7 nesta máquina... Qual o procedimento??????? Você não postou... Desculpa aí mas, tenho certeza que você não conseguiu...
    Pois o Windows 7 não reconhece em hipótese alguma o formato GPT, e a tabela GPT não reconhece o formato NTFS para operar o sistema..
    Windows 8 em diante, reconhece e instala seja em NTFS ou GPT. Windows 7 NÃO..
    Decepcionei com a acer neste modelo. A lenovo se ferrou com isso aí fora, teve que liberar atualização para destravar o UEFI.
    Então, é importante passar informação clara e fiel.
    Já percebi que esse problema aparece em máquinas mais "simples". Fiz diversos procedimentos para tentar por o windows 7 nestas máquinas de clientes. E?... Nada..... Já criei a iso de Win7 para GPT-MBR-UEFI, aliás, não é possível configurar GPT para UEFI usando imagem do Win7, no caso do Rufus, já dá erro e um aviso da incompatibilidade!! e as tantas outras opções. E isso acontecerá mais vezes, pois o consumidor final, raramente sabe disso, quando liga para isso, e confere estas opções antes de adquirir uma máquina.. Certeza que tem dedo da Microsoft nesses bloqueios..
    Ah... É possível instalar o sistema na arquitetura 86x sim.. Tenho uma imagem baixada do site microsoft que contém as versões Single, Home e Pro do win 10 x64 e x32, no momento de instalar optei pela x32 e tudo certo.. ah, já esta ativado o sistema por padrão... Única praticidade do UEFI...
    Abraço a todos..

  • Filé
    Filé Member Posts: 4 New User
    Alguém aqui já conseguiu resolver esse problema desse notebook?
    Marcos, já pesquisei em muitos fóruns, inclusive os gringos, e... NAAAADAAAAA... Todos no mesmo impasse..
    o bio é escrito em c, ficar ninja e reescrever o bios... rsrsrs...
    O Jeito mesmo é cutucar a acer no reclame aqui, nos fóruns e tal.. Quem sabe a coisa aperte e a acer libera a atualização com desbloqueio..
    Isso é um bloqueio descarado... e *****... Querer o Gnu/linux nele ou Win 7, sem chance..
  • Filé
    Filé Member Posts: 4 New User
    *****CORREÇÃO....
    Não instalei o x32...
    Pensei ter optado pala arquitetura no momento de instalar o win10.
    Tentei instalar, agora observando e certificando de selecionar a opção 32x... Já aparece um erro de UEFI de cara...
    Só 64x mesmo... 
    Acer inescrupulosa...
Esta discussão está fechada.