Expandir Memória RAM no VX5-591G

ErickPetru
ErickPetru Member Posts: 8

Tinkerer

editado maio 2023 em Arquivo de 2017

Tenho um Acer Aspire VX5-591G-54PG com 8GB de RAM e gostaria de acrecentar outro pente de 8GB.

 

Utilizando o HWiNFO64, obtive as seguintes informações sobre o pente atual: DDR4-2132 PC4-17000 SDRAM SO-DIMM. Mas tal software também informa que o clock máximo é 1066 MHz. Fiquei me perguntando para que comprar um pente de memória 2133 se o máximo que será utilizado é 1066! Ou estou enganado e o software não está mostrando corretamente?

 

Então, a dúvida é: realmente tenho que comprar um pente 2133 para ter compatibilidade ou não é necessário?

Melhor resposta

  • phropelato
    phropelato ACE Posts: 1,045 Pioneer
    Responder ✓

    Amigo eu tenho um acer VX-591G-54PG e lhe afirmo com toda certeza, que esse modelo suporta até 32Gb sendo ela DDR4 com frequência ou clock de 2133MHz e DDR4 de 2400MHz.

    Quanto ao software informar clock 1066 é pelo seguinte motivo, toda memória tem seu clock real e clock comercial, conhecemos só o comercial, porém todo clock real é multiplicado por x2 por exemplo (clock real x2)=clock comercial  sendo o cálculo 1066 x2=2132MHz, resumindo sua memória é com frequência de 2133MHz mesmo não se preocupe. Eu coloquei no meu um par de memória Corsair Vengeance 8Gb x2 totalizando 16Gb de upgrade DDR4 com frequência de 2400MHz sendo clock real 1200Mhz informado pelo HWiNFO64, e funciona perfeitamente.

     

    o HWiNFO64 é um sofware ótimo no meu ponto de vista, eu sempre recomendo ele e utilizo o mesmo, é um dos que mais geram dados de forma correta e gratuita.

     

    Espero ter sanado sua dúvida e se foi útil deixe um joinha e marque como solucionado por gentileza, qualquer outra dúvida que eu possa auxiliar fico a disposição e respondo quando possível.

    Se minha resposta lhe ajudou, deixe um "Curtir" e marque minha resposta como "Solução" clicando em "Promover" , caso contrario fico a disposição para tentar sanar e resolver seus problemas, obrigado.
    Atenciosamente
    Pedro Henrique 

Respostas

  • phropelato
    phropelato ACE Posts: 1,045 Pioneer
    Responder ✓

    Amigo eu tenho um acer VX-591G-54PG e lhe afirmo com toda certeza, que esse modelo suporta até 32Gb sendo ela DDR4 com frequência ou clock de 2133MHz e DDR4 de 2400MHz.

    Quanto ao software informar clock 1066 é pelo seguinte motivo, toda memória tem seu clock real e clock comercial, conhecemos só o comercial, porém todo clock real é multiplicado por x2 por exemplo (clock real x2)=clock comercial  sendo o cálculo 1066 x2=2132MHz, resumindo sua memória é com frequência de 2133MHz mesmo não se preocupe. Eu coloquei no meu um par de memória Corsair Vengeance 8Gb x2 totalizando 16Gb de upgrade DDR4 com frequência de 2400MHz sendo clock real 1200Mhz informado pelo HWiNFO64, e funciona perfeitamente.

     

    o HWiNFO64 é um sofware ótimo no meu ponto de vista, eu sempre recomendo ele e utilizo o mesmo, é um dos que mais geram dados de forma correta e gratuita.

     

    Espero ter sanado sua dúvida e se foi útil deixe um joinha e marque como solucionado por gentileza, qualquer outra dúvida que eu possa auxiliar fico a disposição e respondo quando possível.

    Se minha resposta lhe ajudou, deixe um "Curtir" e marque minha resposta como "Solução" clicando em "Promover" , caso contrario fico a disposição para tentar sanar e resolver seus problemas, obrigado.
    Atenciosamente
    Pedro Henrique 
  • ErickPetru
    ErickPetru Member Posts: 8

    Tinkerer

    Muito obrigado pelos esclarecimentos, resposta muito completa. Aproveitando, só mais uma confirmação: já que a memória que vem com ele é 2133 mesmo a placa suportando 2400, não adianta nada eu comprar um pente adicional 2400 se o original é 2133, pois ele vai nivelar por baixo, certo? Teria que trocar o pente original, ou me contentar com outro de 2133, é isso?

  • phropelato
    phropelato ACE Posts: 1,045 Pioneer

    Exatamente, se tu comprar um pente de 2400MHz ele vai nivelar ao padrão de 2133MHz para que não aconteça incompatilibilidade, as duas vão trabalhar sempre no padrão mais baixo.

     

    E corre o risto de não nivelar e você gastar um valor elevado numa memória e nem ligar a maquina, se não me engano a que veio no meu era uma smart modular DDR4 2133MHz tensão 1,2Volts latências 15-15-15-35, e a maioria do das memórias comercializadas com frequência 2133MHz possui latências 15-15-15-36 nesse caso eu aconselharia comprar um pente idêntico, mais veja no HWiNFO certinho para casar todas as especificações e não ter dores de cabeça. Se frequência iguais e latencias diferentes funcionam eu nunca testei mais se funcionar provavelmente as latências vai se nivelar ao padrão mais alto, porém misturar marcas com mesmas especificações não tem problema algum.

    Pois sabemos que quanto Maior for o Clock e Menor as Latencias temos chips mais modernos e melhores, porém na prática a olho nú não surte diferença alguma hehehe só mesmo para efeitos de Benchmark.

     

    Mais alguma dúvida.

    Se minha resposta lhe ajudou, deixe um "Curtir" e marque minha resposta como "Solução" clicando em "Promover" , caso contrario fico a disposição para tentar sanar e resolver seus problemas, obrigado.
    Atenciosamente
    Pedro Henrique 
  • Pilger_
    Pilger_ Member Posts: 2 New User
    Tenho um Acer Aspire VX5-591G-54PG com 8GB de RAM e gostaria de acrecentar outro pente de 4GB . Vale a pena ou teria que ser outra de 8GB ?
  • Estanis81
    Estanis81 Member Posts: 2 New User
    Bom dia, tenho esse mesmo modelo do acer vx 5, tenho a segiinte duvida....se eu colocar mais um pente de 8gb, com a mesma frequencia, tudo igual, mas de marca diferente dara algum conflito?.....
  • phropelato
    phropelato ACE Posts: 1,045 Pioneer
    Estanis81 disse:
    Bom dia, tenho esse mesmo modelo do acer vx 5, tenho a segiinte duvida....se eu colocar mais um pente de 8gb, com a mesma frequencia, tudo igual, mas de marca diferente dara algum conflito?.....
    Não, pode colocar tranquilo que não da conflito, pode colocar Kingston + Samsung ou Smart + Corsair ou qualquer mistura de memória que quiser sem problema, tendo a mesma frequência e mesmas latências muito díficil vir a dar problemas.
    Se minha resposta lhe ajudou, deixe um "Curtir" e marque minha resposta como "Solução" clicando em "Promover" , caso contrario fico a disposição para tentar sanar e resolver seus problemas, obrigado.
    Atenciosamente
    Pedro Henrique 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    phropelato disse:

    Amigo eu tenho um acer VX-591G-54PG e lhe afirmo com toda certeza, que esse modelo suporta até 32Gb sendo ela DDR4 com frequência ou clock de 2133MHz e DDR4 de 2400MHz.

    Quanto ao software informar clock 1066 é pelo seguinte motivo, toda memória tem seu clock real e clock comercial, conhecemos só o comercial, porém todo clock real é multiplicado por x2 por exemplo (clock real x2)=clock comercial  sendo o cálculo 1066 x2=2132MHz, resumindo sua memória é com frequência de 2133MHz mesmo não se preocupe. Eu coloquei no meu um par de memória Corsair Vengeance 8Gb x2 totalizando 16Gb de upgrade DDR4 com frequência de 2400MHz sendo clock real 1200Mhz informado pelo HWiNFO64, e funciona perfeitamente.

     

    o HWiNFO64 é um sofware ótimo no meu ponto de vista, eu sempre recomendo ele e utilizo o mesmo, é um dos que mais geram dados de forma correta e gratuita.

     

    Espero ter sanado sua dúvida e se foi útil deixe um joinha e marque como solucionado por gentileza, qualquer outra dúvida que eu possa auxiliar fico a disposição e respondo quando possível.

    Corrigindo um erro.
    Não existe o termo clock real e clock comercial.
    O que realmente acontece nesse caso é que uma memória 2133 é enxergada como sendo 1066 no HWiNFO64 devido a 2 fatores.
    O primeiro é que o sistema operacional trabalha na base binária e não decimal.
    Segundo é que as placas-mãe que trabalham em dual-channel a banda e duplicada.
    O 1066 se refere a a metade da largura de banda quando dois pentes de 2133 estão instalados.
    Da mesma que 2 pentes de 1066 em dua-channel são exibidos com clock de 533.


    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • klamounier
    klamounier Member Posts: 1 New User
    Boa noite. Tenho o mesmo modelo da Acer. A memória que veio nele é uma ADATA 2133 8gb. Estou querendo colocar mais uma de 8gb. Testei uma Kingstom 8gb 2400 e deu incompatibilidade. Que memória eu devo comprar? Ps: já achei no mercado a mesma ADATA 8gb 2133, mas não comprei ou testei
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa noite klamounier !

    Por favor, para manter o fórum organizado e sua duvida ter maior visibilidade, não reabra posts antigos ou já resolvidos.
    Abra um novo post clicando aqui.
    Coloque um @ na frente do meu nome que lhe oriento por lá.

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
Esta discussão está fechada.