Expancao de memoria RAM e adição de SSD

Bergami
Bergami Member Posts: 3 New User
editado maio 2023 em Arquivo de 2017

Boa tarde,

 
Desejo saber se o notebook modelo ES1-572-37PZ (Ref. NX.GMFAL.004) possui capacidade de expançao de memoria RAM e armazenamento por SSD.
 
Qual memoria seria recomendada para ser compatível com a atual instalada?
 
O este modelo suporta a adição de um SSD 2,5" alem do HD incluso? 

Melhor resposta

  • phropelato
    phropelato ACE Posts: 1,045 Pioneer
    Responder ✓

    Amigo, a memória que você deve comprar é do tipo DDR4 com frequência de 2133MHz podendo expandir até 16Gb no máximo na configuração que você quiser, 4Gb+4Gb, 4Gb+8Gb ou 8Gb+8Gb.

    Sim ele aceita SSD de 2,5" da marca que você preferir, porém para utilizar e o SSD no aparelho junto com o HDD original você teria que tirar o Leitor/Gravadora de CD/DVD e colocar um Caddy 9,5mm no lugar, onde no meu ponto de vista ficaria como melhor configaração o SSD no lugar do HDD original e o HDD original como slave (escravo)  instalado nesse Caddy 9,5mm , caso você necessite do Leito de CD/DVD deixe o HDD em alguma Case Externa 2,5" podendo optar em comprar com entrada USB 2.0 ou entrada USB 3.0 que é mais rápida em transmissão de dados.

     

    Qualquer dúvida fico a disposição, e se minha ajuda foi util deixe um joinha e marque como solucionado. Obrigado e ótimo dia

    Se minha resposta lhe ajudou, deixe um "Curtir" e marque minha resposta como "Solução" clicando em "Promover" , caso contrario fico a disposição para tentar sanar e resolver seus problemas, obrigado.
    Atenciosamente
    Pedro Henrique 

Respostas

  • phropelato
    phropelato ACE Posts: 1,045 Pioneer
    Responder ✓

    Amigo, a memória que você deve comprar é do tipo DDR4 com frequência de 2133MHz podendo expandir até 16Gb no máximo na configuração que você quiser, 4Gb+4Gb, 4Gb+8Gb ou 8Gb+8Gb.

    Sim ele aceita SSD de 2,5" da marca que você preferir, porém para utilizar e o SSD no aparelho junto com o HDD original você teria que tirar o Leitor/Gravadora de CD/DVD e colocar um Caddy 9,5mm no lugar, onde no meu ponto de vista ficaria como melhor configaração o SSD no lugar do HDD original e o HDD original como slave (escravo)  instalado nesse Caddy 9,5mm , caso você necessite do Leito de CD/DVD deixe o HDD em alguma Case Externa 2,5" podendo optar em comprar com entrada USB 2.0 ou entrada USB 3.0 que é mais rápida em transmissão de dados.

     

    Qualquer dúvida fico a disposição, e se minha ajuda foi util deixe um joinha e marque como solucionado. Obrigado e ótimo dia

    Se minha resposta lhe ajudou, deixe um "Curtir" e marque minha resposta como "Solução" clicando em "Promover" , caso contrario fico a disposição para tentar sanar e resolver seus problemas, obrigado.
    Atenciosamente
    Pedro Henrique 
  • Bergami
    Bergami Member Posts: 3 New User

    Boa tarde, obrigado pela resposta.

     

    No site oficial informa ser DDR4 de 1600mhz, achei estranho pois nao existe DDR4 nessa frequencia.

     

    Referente ao Notebook em si, ele nao possui leitor de DVD (nao me importa), o que ha no lugar? Ele e' fechado fora a fora ou ha uma "gaveta" vazia no lugar? ou simplismente nao ha nada?

     

    Instalar o HDD ou SSD no Caddy e' plug-play ou tem que abrir o aparelho para plugar algo internamente? A entrada pelo Leitor de DVD e' SATA III?

     

    Todo o procedimento supracitado, incluindo a formataçao mantem a garantia do produto?

     

    Aguardo retorno.

     

  • phropelato
    phropelato ACE Posts: 1,045 Pioneer

    Sim você esta correto, existe um erro onde acredito que a Acer não percebeu essa gafe ainda, pois realmente não existe DDR4 de 1600MHz eu só achei 2 sites que davam a informação correta que lhe passei refente a memória.

     

    Amigo vamos tentar fazer com que você entenda o que eu disse anteriormente, não precisa abrir para plugar nada a entrada do Caddy é a mesma do Leitor CD/DVD sendo elas SATA III.

    Essas duas imagens são exemplos de caddy que você irá substituir pelo leitor de CD/DVD

    adaptador_dvd_hd_ou_ssd_notebook_drive_caddy_12_7mm_8848994_1_20170417155150.jpgadaptador-caddy-dvd-para-segundo-hd-ou-ssd-25-sata-macbook-7.PNG

     

    Agora isso é uma Gravadora ou Leitora de CD/DVD

    gravadora-dvd-cd-notebook-positivo-sim-4045-D_NQ_NP_155911-MLB20662060628_042016-F.jpg

    Para tirar isso é necessario tirar apenas um parafuso que que fica naquela argolinha ali embaixo onde é aparafusado e puxar a mesma, depois de tirar tem que tirar essa argolinha e passar para o seu Caddy é bem fácil.

     

    A semelhança no formato Caddy e Leitora é igual correto? Quando você tira essa leitora você pode colocar o Caddy com HDD ou SDD acondicionado nele, é para ser plug in play se não for é problemas relacionados a drives etc, fazendo isso seu notebook não terá mais como ler CD/DVD eu fiz isso no meu porque leitor de CD/DVD pra mim não tem mais serventia e quando preciso ler um CD/DVD utilizo meu computador de mesa (desktop).

    Eu não sei se esse modelo de notebook tem tudo particionado por tampas embaixo dando facil acesso a HDD, Memórias, plaquinha wi-fi, etc.

    O meu E5-573G-58B7 a tampa da carcaça inferior é única sendo que quando preciso abrir preciso tirar 22 parafusos e abrir a carcaça toda, acho isso uma droga, mais não reclamo porque adoro meu notebook e tenho facilidade para fazer isso, porém seria muito mais prático se fosse tudo particionado de fácil acesso.

     

    Para você tirar o HDD original e instalar o SSD no caddy você terá que desmontar isso é fato, se for particionado beleza ajuda muito se não for terá que abria a carcaça toda como é meu caso.

     

    Outra dica que acho muito importante é crie uma mídia USB (pen drive de 16Gb no mínimo) do seu Windows, utilizando o programa que deve ter vindo de fábrica ACER CARE CENTER para que você consiga instalar o Windows no SSD sem a necessidade de clonar seu HDD para não perder a Licença OEM do Sistema Operacinal que você pagou junto ao preço do notebook.

    Se minha resposta lhe ajudou, deixe um "Curtir" e marque minha resposta como "Solução" clicando em "Promover" , caso contrario fico a disposição para tentar sanar e resolver seus problemas, obrigado.
    Atenciosamente
    Pedro Henrique 
  • Nelil
    Nelil Member Posts: 1 New User

    Obrigado pelas respostas phropelato, tópico bastante útil.

     

    Estou pensando adicionar um SSD e mais 4GB. Estou pensando em comprar a de CL15 "PC4-2133-P-SAO-11"

    Foto:

    Spoiler
    image

    Penso que não existe latência mais alta nesta frequência para ter a surpresa de ter vindo uma neste notebook? Vi no site do fabricante dela o seguinte:

     

    Speed: DDR4-2133 (1066MHz @ CL=15, tRCD=15, tRP=15)

    — Site do fabricante

    Felicitações!

  • phropelato
    phropelato ACE Posts: 1,045 Pioneer
    Amigo, na verdade qualidade de memórias são assim, o Clock ou Frequência medido em MHz tem que ser alto combinado com latência quanto mais baixa melhor.
    Mais para ser bem sincero mesmo, nem se preocupe muito com latência estamos falando em algo de velocidade insignificante na casa dos microsegundos mais rápido que a outra.
    Vale mais a pena comprar outra de CL 15 também para trabalhar de maneira mais idêntica possível da original, isso evita incompatibilidade.
    Uma coisa que esqueci de citar para você pois acho que fui induzido a responder apenas sobre SSD de 2,5", é você verificar se seu aparelho não tem uma entrada do formato M.2 Sata, assim você comprar só um SSD M.2 SATA, ai você não perde a unidade óptica e não precisa comprar CADDY 9.5mm também.
    Acredito que essa memória que você mostou ira servir e casar perfeitamente com a outra, formando um casal de RAM 100% comunicativo e compatível bom um longo período de tempo hehehehehe.
    Se minha resposta lhe ajudou, deixe um "Curtir" e marque minha resposta como "Solução" clicando em "Promover" , caso contrario fico a disposição para tentar sanar e resolver seus problemas, obrigado.
    Atenciosamente
    Pedro Henrique