ES1-572-53GN não atinge desempenho maximo em jogos

Camors
Camors Member Posts: 41 Troubleshooter
editado maio 2023 em Arquivo de 2017

Tenho um notebook Acer ES1-572-53GN, no qual coloquei uma RAM de 8GB, totalizando 12GB de RAM junto com a que veio de fábrica.

Estou tentando rodar Darksiders II Deathnitive Edition, e o jogo fica na média de 15 a 20 FPS. O que eu acho estranho é que se eu for na aba "desempenho" do gerenciador de tarefas, não consigo ver nenhum dos recursos sendo utilizado ao máximo pelo jogo; o uso da CPU fica em torno de 70%, e da RAM não chega em 50%. Existe um jeito de forçar o computador a utlizar seu 100%, pra ver se consigo pelo menos cravar 30FPS no jogo?

Respostas

  • ErickPetru
    ErickPetru Member Posts: 8

    Tinkerer

    Quando se trata de desempenho em jogos, muitos fatores influenciam, mas de maneira geral o principal é: placa de vídeo. Dei uma olhada rápida nas configurações do modelo que você possui e este definitivamente não é notebook indicado para jogos, pois não possui placa de vídeo dedicada (o que costumamos chamar de offboard, costume do mundo dos desktops). Então, infelizmente, não há realmente nada que você possa fazer neste modelo para melhorar o desempenho em jogos.

     

    Caso esteja disposto a procurar um novo notebook gamer, algumas dicas:

     

    • Essencial: placa de vídeo dedicada, de preferência uma série recente. Se for de NVidia, tome cuidado com os dois últimos números. Por exemplo, uma Geforce 1020 tem um desempenho pouco empolgante, muitas vezes pior que algumas da série anterior. Uma Geforce 1050 costuma ser considerada o mínimo para entrar no mundo gamer com um notebook atualmente.
    • Importante: processador de alguma série de alto desempenho. Sabe aquela letrinha no final do modelo do processador? No Brasil, quase todos são U, ou seja, modelos de baixa voltagem, criados para o mercado de ultrabooks, sem o desempenho adequado. Recentemente abri mão de um Core i7 série U por um Core i5 série HQ, a melhor coisa que fiz.
    • Desejável: invista em um SSD. O tempo de carregamento do Windows e de todos os programas e jogos que estiverem no SSD é drasticamente acelerado. A experiência é outra, depois que você se acostuma, você não entende como viveu sem.
    • Desejável: 16GB de RAM. Dá pra viver com 8GB, mas alguns jogos mais pesados vão conflitar com o Windows e exigir muito do arquivo de paginação, o que acaba deixando tudo mais lento. Se puder, 16GB é um valor confortável atualmente.

    Todo o restante do conjunto é basicamente irrelevante para o desempenho geral nos games.

  • phropelato
    phropelato ACE Posts: 1,045 Pioneer

    Tente o seguinte ao acessar a BIOS digite Fn+Tab por 3 vezes depois F10 e confirme com Enter, o notebook vai começar a inicializar de novo fique pressionando F2 para acessar a BIOS de novo e veja se aparece o menu Advanced na BIOS, modifique para dedicar sua memória RAM para que sua placa de video onboard consuma mais recurso de RAM e atinja uma melhora significa para você salve de novo com F10 e confirme.

    segue video https://www.youtube.com/watch?v=9y7kCZS7Jjo

    Se minha resposta lhe ajudou, deixe um "Curtir" e marque minha resposta como "Solução" clicando em "Promover" , caso contrario fico a disposição para tentar sanar e resolver seus problemas, obrigado.
    Atenciosamente
    Pedro Henrique 
  • Kingk
    Kingk Member Posts: 2 New User
    Cara o meu fica a mesma coisa, jogo lol e ro nada fico assim FPS foi lá p cacete 
  • Camors
    Camors Member Posts: 41 Troubleshooter
    > @ErickPetru disse:
    > Quando se trata de desempenho em jogos, muitos fatores influenciam, mas de maneira geral o principal é: placa de vídeo. Dei uma olhada rápida nas configurações do modelo que você possui e este definitivamente não é notebook indicado para jogos, pois não possui placa de vídeo dedicada (o que costumamos chamar de offboard, costume do mundo dos desktops). Então, infelizmente, não há realmente nada que você possa fazer neste modelo para melhorar o desempenho em jogos.
    >
    >  
    >
    > Caso esteja disposto a procurar um novo notebook gamer, algumas dicas:
    >
    >  
    >
    >
    > * Essencial: placa de vídeo dedicada, de preferência uma série recente. Se for de NVidia, tome cuidado com os dois últimos números. Por exemplo, uma Geforce 1020 tem um desempenho pouco empolgante, muitas vezes pior que algumas da série anterior. Uma Geforce 1050 costuma ser considerada o mínimo para entrar no mundo gamer com um notebook atualmente.
    > * Importante: processador de alguma série de alto desempenho. Sabe aquela letrinha no final do modelo do processador? No Brasil, quase todos são U, ou seja, modelos de baixa voltagem, criados para o mercado de ultrabooks, sem o desempenho adequado. Recentemente abri mão de um Core i7 série U por um Core i5 série HQ, a melhor coisa que fiz.
    > * Desejável: invista em um SSD. O tempo de carregamento do Windows e de todos os programas e jogos que estiverem no SSD é drasticamente acelerado. A experiência é outra, depois que você se acostuma, você não entende como viveu sem.
    > * Desejável: 16GB de RAM. Dá pra viver com 8GB, mas alguns jogos mais pesados vão conflitar com o Windows e exigir muito do arquivo de paginação, o que acaba deixando tudo mais lento. Se puder, 16GB é um valor confortável atualmente.
    >
    > Todo o restante do conjunto é basicamente irrelevante para o desempenho geral nos games.

    Então, eu tenho ciencia de que meu computador está longe de ser o adequado para jogos. Meu sonho é, incusive, ter um PCGamer; não um notebook, mas sim um desktop. Mas isso está bem distante das minhas condições financeiras, e o notebook que uso atualmente já é um salto, considerando o que eu tinha acesso antes.
    O que me incomoda não é o desempenho baixo do jogo; entendo que ele realmente não vai ser muito alto. O que me incomoda é que parece que o computador não está nem tentando, entende? O jogo tem rodado a 15~25 FPS, de acordo com o contador de FPS da Steam. Eu esperava ver o computador fritando para rodar ele, mas não é o que eu vejo; vejo o computador frio, e o uso de seus componentes, baixo. Isso é particularmente incomodo, ainda mais considerando que se trata de um jogo de 2012 (ainda que remasterizado).
    Vou mandar alguns prins do gerenciador de tarefas e do monitor de recursos para você entender do que eu to falando.

    http s:// uploaddeimagens.com.br/imagens/desempenho_darksiders_2-png
    http s:// uploaddeimagens.com.br/imagens/desempenho_darksiders-png

    Rodei o jogo por algum tempo, e dei alt+tab e printei o mais rapido possivel (notavel pela queda de consumo ao final).
    Enfim, agradeço desde já pela ajuda.
  • Camors
    Camors Member Posts: 41 Troubleshooter
    > @phropelato disse:
    > Tente o seguinte ao acessar a BIOS digite Fn+Tab por 3 vezes depois F10 e confirme com Enter, o notebook vai começar a inicializar de novo fique pressionando F2 para acessar a BIOS de novo e veja se aparece o menu Advanced na BIOS, modifique para dedicar sua memória RAM para que sua placa de video onboard consuma mais recurso de RAM e atinja uma melhora significa para você salve de novo com F10 e confirme.
    >
    > segue video /pt/home/leaving?target=https%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3D9y7kCZS7Jjo" class="Popup

    Tentei utilizar os comandos que você ensinou, e também os usados nos comentarios do video. Não consegui abrir o menu advanced com nenhum deles. Na verdade, já procurei saber sobre tal menu, e o que me disseram é que os computadores da Acer não contam com esse menu, e é necessário uma BIOS modificada para acessa-lo. Não queria instalar a BIOS por agora para não perder a garantia...
    Agradeço a ajuda, de qualquer forma.
  • phropelato
    phropelato ACE Posts: 1,045 Pioneer
    Eu indiquei esse procedimento, porque no meu Acer Aspire E15 E5-57G-58B7 funcionava e eu tinha acesso ao Advanced da BIOS, já notebook que estou atualmente o Acer Aspire VX15 VX5-591-54GP não acessa o Advanced da BIOS por esse metodo, e eu desconheço outro segredo, sinto muito.
    Bom se funcionasse talvez ajudaria você. Tenha um ótimo dia.
    Se minha resposta lhe ajudou, deixe um "Curtir" e marque minha resposta como "Solução" clicando em "Promover" , caso contrario fico a disposição para tentar sanar e resolver seus problemas, obrigado.
    Atenciosamente
    Pedro Henrique