Como configurar manualmente as frequências das memórias ram.

AugustoHost
AugustoHost Member Posts: 3 New User
editado maio 2023 em Arquivo de 2017

 Olá, estou enfrentando um problema em relação as configurações do meu hardware.

 

 Adicionei uma memória extra ao meu slot de ram totalizando 8gb, mas o problema parte do fato de que as duas operam em freqências diferentes, uma em 1600mhz e outra em 1333mhz, em dual channel o normal seria automaticamente a maior frequência passar a funcionar em 1333mhz, assim podendo operar em conjunto, mas infelizmente não é o que acontece, devido a muito provavelmente uma falha no software, sendo que quando apenas uma por vez, funcionam normalmente independente do slot.

 

 Então preciso de uma solução, se existe uma fixação desses erro não o encontrei disponível.

 

 Também verefiquei a Bios, a mesma que pela sua versão é proprietaria, e vem com uma modificaçã da qual "oculta" configurações mais delicadas, e uma delas por padrão seria a frequência das memórias, precisaria então saber como acessa-las!

 

.::Notebook Acer Aspire E1-572 - firmware v2.17::.

 

Respostas

  • phropelato
    phropelato ACE Posts: 1,045 Pioneer

    Desbloquear essa bios é possível mais não sei lhe ensinar como, até porque se soubesse iria desbloquear do meu aparelho também.

    O mais fácil é comprar outro pente de mesma frequência nesse caso, já que foi constatado a incompatibilidade, as vezes você irá ter um trapo danado e com o tempo o problema volta.

    E quanto ao que você disse da memória de clock maior trabalhar em um padrão abaixo está correto é assim mesmo que funciona, ou pelo menos deveria ter ocorrido isso.

    Só por curiosidade qual o processado do seu aparelho, por exemplo core i5-5200U.

    Se minha resposta lhe ajudou, deixe um "Curtir" e marque minha resposta como "Solução" clicando em "Promover" , caso contrario fico a disposição para tentar sanar e resolver seus problemas, obrigado.
    Atenciosamente
    Pedro Henrique 
  • AugustoHost
    AugustoHost Member Posts: 3 New User

    O processador é o original da versão brasileira o i3-4010U

  • phropelato
    phropelato ACE Posts: 1,045 Pioneer

    Bem estranho mesmo isso acontecer, perguntei sobre seu processador para conseguir confirmar uma dúvida minha, se seu aparelho era compátivel com frequencia 1333Mhz e segundo a fabricante INTEL é sim, segue o link

    https://ark.intel.com/pt-br/products/75107/Intel-Core-i3-4010U-Processor-3M-Cache-1_70-GHz

    Se minha resposta lhe ajudou, deixe um "Curtir" e marque minha resposta como "Solução" clicando em "Promover" , caso contrario fico a disposição para tentar sanar e resolver seus problemas, obrigado.
    Atenciosamente
    Pedro Henrique 
  • AugustoHost
    AugustoHost Member Posts: 3 New User

     Exatamente, não é normal isso acontecer, usei já dois tipos de memorias, um do mesmo fabricante da original e de outra marca de memória, e mesmo assim não funcionam as duas em conjunto, já em outro notebook de outro modelo, com a mesma cpu mas com outro firmware está funcionando normal, então fui atrás de outro notebook igual ao meu e o mesmo problema, por isso concluo que o problema é sim um software, muito provavelmente a bios!